escaleta de livro tecnica de estruturacao do enredo
Carreira Literária

Escaleta: Técnica de Estruturação do Enredo

A escaleta é a forma como nós escritores podemos traçar o rascunho da história, passando pelos estágios de esboço antes mesmo de de fato escrever a primeira página.

Em linhas gerais, a escaleta é como uma câmera que filma o enredo em um conjunto, algo como uma filmagem detalhada, cena a cena. A palavra remete muito ao termo, esqueleto, e é mais ou menos a ideia por trás de sua estrutura.

Portanto, trata-se de planejar o andamento da narrativa, como a história vai se desenvolver e quais as sequências de capítulo a capítulo.

A escaleta é o resumo para sua obra literária

Resumir é um guia de orientação, meio pelo qual se permite que seja construído do zero um enredo. Além disso, simplifica nosso trabalha de escrita, dando chances de terminar seu livro de maneira mais rápida e assertiva.

Este recurso garante que não perderá tempo com bloqueios criativos, menores chances de erros e muito menos sem saber para onde está indo sua história.

A escaleta não tem um formato padrão, mas é interessante sempre incluir um cabeçalho e breve descrição das cenas para não se perder.

O detalhamento pode ser complexo ou de forma que funcione como uma ferramenta de trabalhado, dando auxílio durante toda a escrita. Em notas gerais, quando uma cena entra, quando outra termina, qual o contexto e acontecimento que se interligam durante a trama.

Muito semelhante com a construção de um roteiro, uma forma que já apresentei em outro artigo é o método Save The Cat, que ajuda bastante na construção do esqueleto de um livro.

Agora, vamos conversar sobre as opções que existem na produção de uma escaleta.

Métodos de escaletas literárias

O documento da escaleta pode ser construído dos mais variados formatos e métodos, como são os casos abaixo.

Escaleta de uma página

Conhecido nos Estados Unidos por roteiristas, este formato trabalha com um documento de única página que inclui de forma sucinta qual é a ação e quem é o responsável.

Pode parecer muito breve, mas quando estamos ainda com a ideia crua do nosso enredo, é importante começar a por no papel os principais acontecimento e dando forma a história que queremos contar.

Este pode ser o primeiro passo para você escrever seu primeiro livro, não apenas por condensar tudo em uma única página, mas para ter a habilidade de observar o enredo que deseja contar.

Abuse de marcações simples, que expressem tudo o que você quer contar, sem se aprofundar nos mínimos detalhes. Entenda que é um guia e não o livro escrito.

Escaleta detalhada

Agora, se você quer aprofundar suas ideias a escaleta detalhada é a melhor forma de apresentar não apenas as cenas, mas diálogos e descrições bem densas.

Neste caso, a escaleta deve funcionar para te dar uma base ampla durante a escrita e permitir explorar muito mais toda a trama e subtrama do seu livro.

Anote o capítulo, quais personagens estão presentes, as cenas previstas, os diálogos, acontecimentos e muito mais.

Em suma, imagine que você está resumindo cena, ou capítulos, para poder pegar essas folhas e no momento da escrita escapar dos bloqueios criativos, pois vai saber sempre o que virá a seguir.

Notas Adesivas

notas adesivas para usar na parede como escaleta

Outra opção bem interessante e que demanda um pouco mais de trabalho, são os cartões de anotações. Você pode grudá-los sobre uma mesa, em um quadro de cortiça ou na parede (sim, se você tiver condições de fazer isso, é uma opção bem divertida).

Para quem é mais visual, escrever a escaleta desta maneira é bastante eficiente, pois permite observar a história como um fluxo. Não somente, mas mudar facilmente as anotações de lugar e rearranjar as cenas.

Você pode até ser uma pessoa mais visual, mas imagino que nem sempre tem uma mesa ou parede disponível para suas anotações. A princípio, isso não é um problema, já apresentei aqui uma maneira digital de fazer anotações de formar inteligente, utilizando o método Zettelkasten.

Storyclock

Outra modo para facilitar a criação de estrutura para histórias é o Story Clock, relógio de história e as vezes chamado de Plot Clock, ou relógio de enredo.

Veja abaixo o exemplo do filme Os Vingadores:

storyclock dos vingadores para escaleta 1
Storyclock dos Vingadores de Plot Devices

A proposta é simples, o circulo do relógio dispõe de divisões equivalentes de pontos e estrutura de três atos, dando a visão global da trama com suas cenas e pontos de virada.

O formato circular, não ajuda apenas a visualizar tudo, mas coopera no desenvolvimento do enredo para perceber os pontos altos e baixos dos arcos. Além disso, garante que você mensure os tempos de enredo e não fique preso muito tempo em uma único parte.

Escritores trabalham com escaletas?

Sim, alguns escritores podem utilizar da escaleta quando precisam fugir dos bloqueios criativos e também como planejar todo o seu trabalho antes da escrita. Bom, se você prefere escrever sem passar pela escaleta, existem muitos outros métodos a sua disposição.

Observo que muitos escritores independentes tem visto na escaleta uma forma de otimizar o planejamento do seu livro e escrever em fluxo continuo.

Nunca perca tempo de mais com a escaleta, seu uso é como um apoio, um esqueleto, que sustenta o livro, mas é parte do todo. Em suma, planeje bem para escrever melhor ainda.


É amigo escritor, colocar as ideias no papel é um processo complexo, que vai exigir e que pode parecer que não rende. Entretanto, são processos sem fórmulas ou guias mágicos de escrita, logo super mutáveis a sua vontade.

Portanto, indico que teste essa e outras técnicas apresentadas no site do Escrita Selvagem. Aliais, se você pensa em escrever para participar dos concursos literários, estude e aprenda técnicas para ter um excelente apoio na sua escrita.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.