kindle vella o que como funciona para autores
Carreira Literária

O que é Kindle Vella e Como Funciona para Autores?

A Amazon anunciou em Abril de 2021 o lançamento do Kindle Vella, novo programa de leitura de histórias em série, meses antes de torná-lo disponível de fato aos leitores e pré-carregado com centenas de histórias.

Kindle Vella é a entrado da Amazon no mercado literário de serialização, que atualmente tem nomes de aplicativos como Wattpad e Radish.

A empresa quer atacar o público em sua maioria de jovens leitores, que veem nesses aplicativos uma forma de ler sem precisar de um aparelho Kindle.

Afinal de contas, quais serão os benefícios e diferenciais desta nova plataforma? Isso vamos descobrir a seguir.

O que é Kindle Vella?

Kindle Vella |  Captura de tela da mensagem no aplicativo dizendo "Você ganhou sua preferência semanal"
Imagem da Amazon

Kindle Vella é a plataforma de leitura em série da Amazon, como o Wattpad, onde os leitores podem acessar histórias de maneira episódica, seja no desktop ou aplicativo do Kindle Vella para iOS e Android.

Os capítulos podem variar de 500 a 6.000 palavras, sendo os três primeiros de qualquer história do Kindle Vella de acesso gratuito, os leitores que queiram continuar lendo, vão precisar adquirir Tokens para desbloquear os próximos episódios.

Além disso, os leitores podem interagir com as histórias dando “thumbs up” ou “faving”, algo como curtidas e marcar a história favorecendo-as, o que deve ser um possível algoritmo da plataforma.

A coroa que “favorita” a história, é uma função disponível apenas para usuários pagantes que podem favorecer uma história por semana. Em resumo, esse algoritmo pode ser utilizado pelo Kindle Vella para selecionar e mostrar as histórias favoritas pelos leitores.

Atenção o Kindle Vella está aberto apenas para inscrições de autores residentes dos EUA, no momento não se sabe quando virá para o Brasil, mas não temos dúvidas que será questão de tempo devido o potencial do nosso mercado.

Como o Kindle Vella funciona?

Kindle Vella |  Exemplo mostrando como a imagem de uma história aparece em um círculo recortado após o upload
Imagem da Amazon

É possível perceber que Kindle Vella será bastante prático e fácil de ser utilizado. O autor pode criar suas histórias e capítulos diretamente via painel do Amazon KDP em breves etapas:

  1. Digite o título do livro e seu nome.
  2. Escreva a descrição da sua história.
  3. Carregue uma imagem quadrada no formato de 1600x1600px, podendo ter elementos do seu livro ou parte da capa. Veja que será cortado em circulo e você deverá se atentar para não cortar elementos importantes. Além disso, não precisa de título, pois o mesmo aparecerá abaixo da imagem.
  4. Como na loja do Kindle, selecione duas categorias que descrevam sua obra.
  5. Adicione ao menos sete tags que correspondam com sua história. Funciona como as hashtags das redes sociais, você estará presente nas páginas de destino de cada uma das tags. Preste atenção, pois este pode ser não apenas um algoritmo importante, mas forma de chegar a leitores que realmente podem se interessar pela sua história.
  6. Suba o primeiro capítulo no editor do Vella ou via .doc/docx.

A plataforma vai permitir claramente uma publicação bastante simples e intuitiva. Entretanto, precisamos entender mais a fundo suas limitações e regras de uso.

Diretrizes e Regras no Kindle Vella

O Kindle Vella mesmo que flexível possui diretrizes bastantes rígidas. A princípio, como autor, você não pode enviar histórias ou capítulos que já tenham sido publicados na forma de livro, em qualquer idioma.

Em outras palavras, você não pode dividir um livro publicado anteriormente e lançar no Vella, mesmo se você cancelar a publicação e mesmo que esteja em outro idioma.

Todavia, o Kindle Vella não exige exclusividade, podendo suas historias estar disponíveis em outros lugares, desde que não sejam de acesso gratuito. Você pode ter sua história postada em outro local, mas não pode estar gratuita ao público.

Por outro lado, os usuários que tenham livro no Vella e pretendem publicar de forma independente ou com editora, devem cancelar sua publicação no Vella primeiro.

Em notas gerais, Kindle Vella preza pela inserção de originais no meio literário e não na republicação de sua obra dentro da plataforma.

Quais benefícios então do Vella?

Kindle Vella |  Captura de tela mostrando que a nota do autor aparece na parte inferior de um episódio
Imagem da Amazon

Tirando o fato de no futuro ser uma forma interessante de monetizar suas criações e não distribuir gratuitamente, o Vella também vai contar com funções dos seus concorrentes.

É fato que as funções de interação de plataformas como o do Wattpad, que permitem que leitores deixem comentários e se comuniquem com o autor, são fontes diretas de engajamento e construção de uma base sólida de seguidores.

Pelo que sabemos o Kindle Vella será um pouco limitado, permitindo apenas interações para seguir, gostar e favorecer, ou seja, nada de comentários.

Se por um lado é péssimo, pode também ser bom no sentido de evitar “sujar” a imagem da história com comentários negativos ou infantis.

Por outro lado, nós autores podemos deixar notas no final de cada capítulo, um modo de se comunicar com o público e passar informações valiosas sobre o enredo ou sobre o processo criativo. Se essa função vai perdurar ou não, ainda é incerto.

Bom, mas quanto ao dinheiro, afinal se a plataforma cobra para ler nossa história, o quanto de retorno vamos ter?

Como os autores do Vella são remunerados?

A conta parece simples, os autores ganharão 50% do que os leitores gastam para ler seus capítulos no aplicativo. Além disso, pode ocorrer um bônus de lançamento conforme a atividade da base de leitores.

Sabemos que Kindle premia em alguns lugares do mundo os autores mais vendidos, então é possível que o Vella siga a mesma lógica.

Para o leitor, será necessário gastar para desbloquear novos capítulos, ou episódios, através de um formato de compra de pacotes de tokens.

Aqui o exemplo no site sobre como a Amazon sugere que será a compra:

Kindle Vella |  Mostra o plano de preços de tokens proposto atualmente pela Amazon.
Imagem da Amazon

Observação: O preço em dólar pode preocupar, pensando em como está a atual conversão para o real, mas para o preço de um livro o valor acima está bem próximo do mercado americano.

Os ganhos vão depende de quantos tokens os leitores usarão para ler sua história, mas também do valor necessário para desbloquear esses capítulos.

Pode parecer que é uma boa proposta, ganhando mais do que o Kindle Unlimited atualmente, mas claro que estamos olhando em dólares e fazer a conversão é irreal. Entretanto o contrato entrega umas pegadinhas:

Pontos de atenção do Kindle Vella

  1. O Kindle Vella planeja “disponibilizar tokens por meio de canais móveis que cobram uma taxa”. Ou seja, caso o o provedor cobre taxas altas, como Apple, o valor é deduzido da receita compartilhada, o que pode ficar abaixo dos 50%.
  2. Os preços dos tokens podem variar e sem contar nos tokens que devem ser distribuídos gratuitamente para engajar os usuários a migrarem para a plataforma, este que não remunera o autor.

O Kindle Vella é para você?

Quanto ao valor que pode ser gerado, a comparação com o Kindle Unlimited ou uma publicação independente ainda não é possível de mensurar.

Entretanto podemos supor que a plataforma está vendo oportunidade de chegar a leitores de um mercado bastante difícil de alcançar. Por sua vez, o público jovem que costuma ler em seus telefones e prefere por capítulos curtos.

Portanto, considere se seu gênero e estilo correspondem ao público desta plataforma, talvez vale a pena investir na publicação independente via KPD do que seguir direto para o Kindle Vella.

Escrevendo em episódios semanais

Além do público, você precisa pensar que o Vella foi feito para lançamentos periódicos como uma série para televisão.

Plataformas como Wattpad e Radish possuem leitores que aguardem semanalmente por novos capítulos, então se não for entregar com essa periodicidade, fuja para não decepcionar seus leitores.

Vale lembrar que os leitores têm acesso aos primeiros três “episódios” gratuitamente, então se optar no futuro ao Kindle Vella, entenda que vai precisar fisgar seu leitor no começo e garantir que compre os episódios seguintes.


Resumindo, o Kindle Vella fornece uma nova experiência de alcançar leitores, buscando pessoas que leem em seus smartphones e não possuem um Kindle. Portanto, considere a novidade como uma oportunidade de monetizar suas histórias e quem sabe, conquistar uma base bem maior de fãs.

E você, está preparado para a novidade, acredita que virá para o Brasil e ser um concorrente do Wattpad? Me conta sua perspectiva aqui nos comentários.

Um abraço e bons escritos.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.