a diferenca entre ideia premissa enredo e historia
Escrita Criativa

A Diferença Entre Ideia, Premissa, Enredo e História

Será mais complicado ter o enredo ou chegar nas ideias perfeitas? Ter ideias é fácil e chega até nós facilmente, mas descobrir a história por trás da idea é a parte mais difícil. Por sua vez, muitas premissas podem te deixar animado, para depois descobrir que você não tem uma história, muito menos o enredo que a acompanha.

Essas razões perturbam muitos romancistas, pois nós escritores temos muitas ideias, mas mergulhamos cedo e deixamos a história prosseguir. Além disso, mesmo que você tenha uma boa premissa, pode tornar seu livro nada mais do que um esboço e chegará momento que sente que a história não está funcionando.

Onde quero chegar, é que o grande problema é que para construir um romance, existem pilares na escrita que não devem ser evitados ou mal interpretados. Confundimos a premissa com enredo ou história com ideia e não percebemos que os pilares centrais não estão lá.

Enredo, Ideia, premissa e história são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas cada um deles serve a uma função específica e tem significados sutilmente diferentes. Em suma, às vezes, perdemos uma parte e isso atrapalha todo o nosso romance.

A ideia

São as ideias aqueles momentos em que a inspiração nos chega em alegria. Podem ser amplos ou específicos, mas algo nesses estímulos nos atinge e coloca a criatividade em movimento.

  • Uma história ambientada em um mundo história alternativo em Edimburgo
  • Uma história de fantasia urbana sobre uma menina com poderes de cura e de destruição
  • Uma história de ficção cientifica de um casal distante em um apocalipse cyberpunk

As ideias são pensamento de libertação. Tudo pode acontecer e não há limites onde uma ideia pode chegar. Aqui, você pode ser tão criativo como abstrato quanto quiser.

A premissa

As premissas são os próximos passos para desenvolver suas ideias. Depois de gerar ideias, você trabalhará na estruturação do seu romance. Por sua vez, a premissa é uma descrição geral da sua história, sendo um fator-chave a sugestão do conflito que conduzirá seu enredo. Aqui, está o problema que sua história deverá explorar em diante.

  • Um membro sindical em uma história alternativa em Edimburgo luta pela liberdade contra seus mestres militarizados
  • Uma menina que pode curar ou destruir é forçada a usar seu poder para resolver crimes
  • Um homem que pensa em se divorciar é jogado em um apocalipse cyberpunk com sua esposa e a mulher pela qual ele quer deixá-la

Uma boa premissa faz você moldar sua ideia e te preparar para criar uma história viável. Esse pilar te ajuda a restringir o foco a um problema ou conflito, com o qual você vai trabalhar a primeira camada da estrutura do seu romance. Portanto, este conflito guia você para o problema da história que seus personagens precisam superar para serem resolvidos no enredo.

O enredo

Os enredos são todos os conflitos, externos e interno, que ilustram sua premissa. Não somente, mas um bom enredo tem elementos clássicos da estrutura da história e conduzem cada cena, ditando sobre o que é seu romance e o tornando único e diferente. Aqui, o que o protagonista tem que fazer para vencer, quem ou o que ele está enfrentando e o que pode acontecer se ele perder?

  • Um membro sindicalista em uma história alternativa em Edimburgo luta para derrubar seus mestres militares para salvar sua família de uma execução pública injusta
  • Uma garota que pode curar ou destruir é forçada a usar seu dom para resolver crimes e se tornar a arma particular do seu governo no controle mundial
  • Um homem em um casamento infeliz tenta se livrar de sua esposa durante um apocalipse cyberpunk para que ele possa estar com a mulher que ama, sem saber que as duas mulheres estão secretamente conspirando.

O enredo engloba o conflito central. Ele dará a direção da história e mostra como a história será resolvida. Em suma, aqui diz o que seu personagem fará por todas as páginas.

A história

A história é a razão do livro. É a jornada dos personagens e o conflito central que os conduz. O tema e a conexão emocional com os leitores. As histórias mostram a motivação e por que alguém está fazendo tudo isso.

  • Um membro sindicalista em uma história alternativa em Edimburgo deve superar sua falta de autoconfiança para derrubar os líderes militares e salvar sua esposa de uma execução pública injusta
  • Uma garota que pode curar ou destruir é forçada a usar seu dom para resolver crimes e se tornar a arma particular do seu governo no controle mundial, mas fará estará em guerra consigo mesmo entre salvar sua pátria ou destrui-la efetivamente.
  • Um homem em um casamento infeliz deve aprender rápido sobre si mesmo quando tenta se livrar de sua esposa durante um apocalipse cyberpunk para que possa estar com a mulher que ama, sem saber que as duas mulheres estão secretamente conspirando contra ele em nome de organizações diferentes.

O modo mais eficaz de olhar para a história é atravez da luta interna do seu personagem. O enredo será como eles realizam essa luta.

Todos esses quatro pilares desempenham suportes no desenvolvimento de um romance, com o risco de pular qualquer uma dessas etapas o levar a total frustação. Portanto, na próxima vez que sua ideia aparecer, pare um momento e considere se é apenas inspiração, uma premissa ou se você tem o enredo totalmente planejado. Afinal, o que compõem sua história?

E se você tem um livro que está estagnado ou esquecido na sua gaveta, dê uma olhada melhor e descubra se ele nunca chegou ao estágio de enredo, essa pode ser a razão principal para que você nunca o tenha escrito muitas páginas.

Agora me conta, você tem alguma história estagnada ou incompleta? Onde você acredita que esteja o problema?

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.