diferenca entre escritor autor
Carreira Literária

Qual é a Diferença Entre Escritor e Autor?

Afinal, existe realmente alguma diferente entre escritor e autor?

Vamos começar essa discussão com as palavras do autor americano de fantasia e ficção científica A. Lee Martinez, “Aqueles que escrevem são escritores”. Portanto, não pode haver uma explicação mais clara do que essa. E isso explica tudo? Não! Pois existem muitos tipos de escritores e autores e as linhas que diferenciam uns aos outros, acabam não sendo tão claras.

Quem é escritor e autor afinal?

Em primeiro lugar, vamos abordar as semelhanças. Ambos são escritores, para começo de conversa. Um como o outro pode escrever sobre tópicos e temas, que não são inteiramente seus. Ambos expressam suas ideias ou pensamentos através da escrita.

Agora, vamos entender suas diferenças. Enquanto quem escreve é ​​um escritor, um autor é alguém do qual o trabalho foi publicado e creditado. O escritor pode estar escrevendo para outra pessoa e muitos nunca serão creditados pelo seu trabalho. O famoso ghostwriter. Por sua vez, um autor possui os direitos autorais da obra produzida, enquanto um escritor pode ou não possuir os direitos.

Você não está errado em pensar que o autor é um subproduto de um escritor. Isso nos traz de volta à nossa questão principal, qual é a diferença entre o escritor e autor? Para isso, vamos compreender sobre os seus tipos.

Tipos de escritores

Escritor de blog

Neste tipo de escritor, existem várias subcategorias como:

  • Escritores por hobby – Usam de seus blogs, em boa parte pessoais, como um diário online da sua vida e das áreas de interesse. Existem casos de escritores que começaram como cronistas, até optarem por tornar suas crônicas em livros. Normalmente, esses blogs não precisam ser monetizados e com algum objetivo, pois servem como um meio de compartilhar seus pensamentos e histórias pessoais.
  • Especialistas no assunto – São escritores especialistas em alguma área e compartilham seu conhecimento através do seu blog, ou em de terceiros. Os blogs servem para agregar valor e trazer autoridade ao escritor.
  • Especialistas generalizados – De maneira diferente do anterior, este escritor costuma navegar por amplas categorias de conhecimento, sem se prender em um nicho específico. Por exemplo, um escritor de blog de games, que costuma também abordar assuntos sobre séries de televisão e filmes.
  • Escritores copywriter – São aqueles que escrevem informações lógicas e convincentes sobre uma variedade de tópicos. Em suma, sua intenção é educar o leitor e induzir a agir na aquisição de produtos ou serviços, por meio de copywriting.

Escritores de conteúdo

São especialistas em gerar conteúdos dos mais diversos tipos e formas. Por exemplo, para redes sociais, informativos de concursos literários, blogs e peças publicitárias. A maior diferenciação deste escritor é que o mesmo não está produzindo apenas para seu blog ou de terceiros, mas aplicando seu conhecimento em diversas mídias.

Escritor fantasma

São bem conhecidos por aqueles que escrevem livros das pessoas, que em muitos casos, não são escritores mas tem uma ideia original. Não recebem créditos pelo trabalho, mas podem ter uma renda considerável trabalhando neste formato.

Os ghostwriters têm habilidades de entrar na mente da pessoa, falar do modo que ela fala e seguir até mesmo suas manias de escrita. Muitos famosos usam ghostwriters para alimentar suas comunicações, enganando o público a pensar que quem está falando é determinada marca ou celebridade.

Jornalistas

Os jornalista são escritores investigativos que atuam na pesquisa e compartilhamento de reportagens sobre os mais diversos assuntos. Você pode encontrar estes profissionais nos grandes portais de notícias, podendo atuar em sua especialização, como entretenimento, saúde, marketing, finanças e etc.

Roteiristas

Provavelmente os escritor de maior fama. Embora pareça que somente escrevem para a televisão e cinema, também podem atuar em rádios, em podcasts e em vídeos de campanhas publicitárias.

Mesmo que seja creditado, o que acontece em alguns casos como o cinema, ainda assim não recebe tanta a atenção como o diretor ou os próprios atores.

Escritores técnicos

São aqueles que escrevem para leitores não-técnicos sobre determinada tecnologia ou funcionamento de algum aparelho ou processo digital. Em suma, os redatores técnicos escrevem guias, perguntas frequentes e manuais.

Tipo de Autores

Chegando aos autores, vamos conhecer seus tipos que não estão vinculados com o gênero literário ao qual escrevem. Então, você pode ter um escritor de suspense e outro de romance na sua livraria, mas de modo geral, essencialmente eles são divididos nos tipos:

Autor de ficção 

São quaisquer autores cujo livro é fictício e essencialmente conte uma história que se enquadre nesta categoria. Em suma, suas histórias mesmo que realistas, são criadas de forma ficcional e não condizem totalmente com os fatos reais.

Autor de não-ficção

Autores dos quais os livros abordam diversos temas com fatos ou histórias reais, como diários de viagens, livros de culinária, estudos investigativos, livros de memórias e afins. Normalmente, são especialistas que compartilham seu conhecimento ou experiências por meio de livros e podem ou não continuar escrevendo sobre o tema principal, ou explorar outras áreas.

Existe também um tipo de não-ficção colaborativa, que acontece quando um especialista, que não é um escritor, acaba sendo convidado para ter seus pensamentos e conhecimentos trazidos para o papel. Isso acontece bastante quando são mais de um autor, pois em alguns casos um deles é o escritor e o outro é aquele que traz o conhecimento e aprofundamento na obra. Mesmo que este último não escreva, ainda será autor por ter seu nome creditado no livro.


Para concluir, quem se interessa pela escrita é um escritor. As formas podem variar, mas no geral permanece o amor pela escrita.

Você conheceu as diferenças de escritor e autor, mas saiba que as pessoas podem até impedi-lo de ser um autor publicado, mas ninguém pode impedir de ser um grande escritor. Por isso, continue escrevendo e trabalhando em sua carreira literária. Você já deu o primeiro passo, não precisa ter medo de seguir seus sonhos.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]