o que e uma novela
Como Escrever Um Livro

O que é uma Novela? Entendendo o Gênero Literário de Narrativa Breve

A “novela” é uma forma de narrativa que se enquadra entre os livros de romances e os contos. Não existe uma regra de qual o tamanho exato das novelas, mas podemos entender que fiquem entre 10.000 e 40.000 palavras.

Autores como Stephen King escreveram diversas novelas, aqueles formatos longos para as revistas literárias e muito curtos para serem publicados por editoras. Seu livro Quatro Estações é um ótimo exemplo, pois temos 4 novelas que representam as estações do ano. No geral, pertencem ao meio-termo entre o que é comumente acordado no meio literário, mas é bastante atraente para autores que não querem escrever romances, mas também não desejam que seus enredos fiquem muito curtos.

Por sua vez, as novelas possuem a itensidade da ficção mais curta enquanto se beneficiam das nuances oferecidas pelos romances mais longos, criando algo único dentro do universo da prosa.

Então, quais são as características mais comuns para escrever novelas?

As novelas geralmente se concentram num conflito central

Boa parte das narrativas de novela são movidas por um conflito único, experimentado por um ou mais personagens. Sendo assim, os conflitos principais são raramente acompanhados de tramas secundárias, das quais são mais comuns no universo dos romances.

Na novela, o conflito principal possui características concisas e nítidas. Os escritores costumam desenvolver enredos simples, mais eficazes, ou explorando a visão de um personagem. Além disso, as novelas tendem a se concentrar em questões especificas e se dedicam a explorar cada possível resposta desta situação.

A novela não é superlotada de personagens

Novelas oferecem excelentes maneiras de explorar a mente e as emoções de um personagem principal. Exceto caso do conflito ser de cunho familiar ou que envolva outros pontos de vista, normalmente a novela é focada em um único protagonista.

Claro que nada impede de existir personagens secundários, mas qualquer desenvolvimento de personagem principal é reservado na novela, devido o tamanho de palavras que se está escrevendo. Agora, se você tentar desenvolver muitos personagens, pode terminar com um enredo superficial e unidimensional.

As novelas podem sustentar um ritmo acelerado

Apesar do foco mais introspectivo e em um único ponto central, as novelas podem ser bastante aceleradas. O que quero dizer é que os autores não perdem tempo com densas descrições e rodeios, mas permitem que os leitores, apesar da trama se desenvolver com mais agilidade, prestem atenção aos detalhes e ao mundo construído.

Eles geralmente apresentam um wendepunkt

Seguindo a tradição alemã das novelas, o ritmo acelerado eventualmente encaminha para um wendepunkt, que nada mais é do que um ponto de virada inesperado na trama. As reviravoltas na história são bastante comuns nos romances, mas as novelas pegam esse benefício para conquistar o leitor e o prender ainda mais na história.

As novelas se expressam por via do simbolismo

O simbolismo é uma ferramenta literária bastante popular em muitos gêneros literários, sido usada também dentro das novelas. Portanto, não confunda uma trama mais acelerada e focada em algo negativo, pois as novelas podem dizer muito pelo que não foi dito.

Como não se desperdiça palavras aqui para esclarecer certas coisas, o leitor é convidado para ler nas entrelinhas, e objetos e símbolos são utilizados para passar alguma mensagem e contribuir no entendimento do tema central e da reviravolta na história.

O ponto principal aqui é que os escritores das novelas trabalham com intenção: os elementos introduzimos na história possuem alguma função dentro da narrativa geral, seja para explicar ou para enganar o leitor, como acontece na Arma de Chekhov.

As novelas incentivam a escrita experimental e conceitual

As novelas permitem que escritores busquem se desenvolver por textos inovadores e experimentais. Com um número limitado de palavras à sua disposição, as novelas permitem autores serem mais criativos e abordem grandes questões e conceitos abstratos de maneiras fora da rota comum. O formato não apenas contribui com isso, mas também é o ideal no ponto de vista do leitor, afinal, a escrita experimental pode se tornar cansativa quando se lê.

O limite de palavras pode ser desafiador, mas também pode tornar-se uma experiência incrível e enriquecedora. Além disso, se sua experimentação não for bem sucedida, todo o trabalho que você teve será bem menor do que se tivesse escrito um romance inteiro, não acha?


Em notas finais, a novela é uma forma verdadeiramente versátil de escrita e permite que nós autores treinemos a nossa criatividade, mas sem se prender a escrever poucas páginas e também nem muitas. O resultado serão histórias bem pensadas, que fazem o nosso leitor refletir, seja por meio de um wendepunkt ou abordando temas e questões sociais sobre uma nova perspectiva.

E você, já se aventurou em escrever uma novela? Deixe-me saber nos comentários.

Se você gostou deste artigo, pode gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.