Como Escrever Um Livro

Como Escrever Um Livro

Saiba por que e como escrever um livro. Além disso, vou te apresentar aqui dicas valiosas que vão te ajudar a dar o primeiro passo na sua jornada de escritor.

  • como escrever seu primeiro livro
    Como Escrever Um Livro

    Como escrever seu primeiro livro: o que fazer e não fazer

    Quando você está dando os primeiros passos, ninguém te ensina como escrever o seu primeiro livro. À princípio, escrever seu primeiro livro requer foco, planejamento, motivação e disciplina. Portanto, aqui vão algumas coisas que você deve e não deveria fazer quando for começar a escrever seu primeiro romance. Planejamento e estruturação do romance A escrita é um projeto de médio a longo prazo (a menos que você seja aqueles autores que conseguem escrever velozmente). Se você não quer que seu livro fique estagnado, preso em um bloqueio criativo, o planejamento é essencial. Para começar o planejamento do livro, defina um prazo para concluir sua primeira versão. A partida daqui, defina…

  • afrofuturismo suas origens no presente e para o futuro
    Como Escrever Um Livro

    Afrofuturismo: suas origens, no presente e para o futuro

    O Afrofuturismo não se deve resumir por um entendimento de que o seu conceito é no mínimo uma forma de arte visual ou escrita, criada pelos negros em toda a diáspora africana. Pelo contrário, esse futuro presente é uma constancia em movimento, evolutiva tanto no sentido literário como no estetico. Quem sabe o Afrofuturismo não nos mostre que a ficção deveria estar repleta de escritores negros. Não somente, como é uma oportunidade para escritores negros transformarem sua vivência em marcos literários para a literatura geral. O que é Afrofuturismo? Afrofuturismo contempla uma série de subgêneros especulativos, mas não sendo unicamente na fantasia ou ficção científica, que centraliza o olhar negro.…

  • como escrever uma historia de terror
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever uma História de Terror com 7 Dicas Práticas

    Escrever uma história de terror pode ser tão desafiador como a leitura destas obras, não pelo teor de seus enredos, mas por nos fazer encarar frente a frente nossos maiores medos. De início, alguns nomes podem passar pela sua cabeça, como Stephen King, Mary Shelley, Anne Rice, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e muitos outros internacionais. Por outro lado, não podemos esquecer dos escritores nacionais de terror, como André Vianco, Daniel Gruber, Bruno Ribeiro, Oscar Nestarez, Irka Barrios e tantos outros extremamente talentosos. Agora, se você não leu nenhum destes, já pode guardar estes nomes e ir atrás dos seus livros. O terror é um dos gêneros literários que…

  • como escrever um suspense de roer as unhas
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever Um Suspense de Roer as Unhas

    Para escrever um bom livro de suspense, devemos provocar nos leitores sentimentos que os levem à flor da pele. Não somente, mas dos gêneros literários, o suspense é talvez um dos que mais faz sucesso e possui ramificações bem especificas. À princípio, você deve investir nas características mais comuns que compõem este gênero, como um ritmo alucinante e estilo subversivo, assim como, em envolver seu leitor na trama desde a primeira cena. Por outro lado, cada escritor tem um jeito único e peculiar de causar estes efeitos. O que costuma confundir muitos autores, é que o gênero suspense possui irmãos próprios que carregam algumas mesmas características em seu formula, o…

  • matar um personagem e a melhor escolha para sua historia
    Como Escrever Um Livro

    Matar um Personagem é a Melhor Escolha Para Sua História?

    Quando e como definir quando matar um personagem pode fazer o impacto necessário, ou ainda, arruinar o seu livro. Além disso, é incrível como muitos autores conseguem fazer isso sem piscar e outros ficam num impasse, entre escrever a cena ou não. Agora, quando aplicado de maneira correta, encerrar a jornada de um personagem pode partir o coração do seu leitor, mas quando feito de forma errada, acaba por frustrar até o mais paciente deles. Neste artigo, vou trazer um pouco mais da minha experiência como autor, desmitificando a morte de um personagem e apresentando considerações para você eliminar até o favorito dos seus personagens. Quando matar um personagem? Pergunta…

  • como escrever um livro de romance?
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever um Livro de Romance?

    Para aprender como escrever um livro de romance, tenha em mente que o primeiro passo é não contar apenas uma história de amor qualquer. Antes de mais nada, um romance pode ser qualquer tipo de livro que envolva as mais diversas histórias e relacionamentos, não ficando preso apenas no amor romântico como comumente é designado e em relações melosas como você pode estar acostumado. O amor, é um dos sentimentos mais antigos da humanidade, estando presente desde as primeiras manifestações de arte e linguagem. Por sua vez, esse sentimento pode expressar um universo de possibilidades e para produzi-lo, existem algumas técnicas para sua construção. Como escrever um bom livro de…

  • como escrever livros policiais realistas
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever Livros Policiais Realistas?

    Pode parecer difícil escrever livros policiais realistas, mas posso te provar que não é esse bicho de sete cabeças. Além disso, você não precisa ser perito forense e nem nada do tipo para começar a escrever suas histórias, apesar que muitos autores de históricas policiais sempre estão em busca de formulas para definir e construir este gênero. Em primeiro lugar, entenda se essas premissas são realmente do seu interesse, percebendo suas limitações com a escrita e ou assunto. Em suma, você pode ficar sensível com o tema e deve levar isso em conta quando for escrever seu livro. Bem, vamos nos aprofundar um pouco mais nas melhores dicas para escrever…

  • estrutura dos tres atos
    Como Escrever Um Livro

    A Estrutura de Três Atos: Planejamento e Escrita do Livro

    A estrutura de três atos é uma técnica narrativa bastante comum entre romancistas e roteiristas. Não somente, mas amplia a visão de começo, meio e fim de uma história, definindo marcos em cada ato. Neste artigo, vamos conhecer melhor cada um dos três atos, seus pontos de virada e estrutura de narrativa. O que é a estrutura de três atos? O filósofo Aristóteles é o primeiro que analisou a narrativa de três partes, identificando ligações em pontos de virada que lançavam a narrativa em uma direção específica. Além disso, a estrutura tradicional de três atos segue as seguintes etapas: I Ato – Configuração: Introdução, Incidentes e Iniciações, Ponto de Enredo Um…

  • jornada do heroi 12 etapas da narrativa mítica
    Como Escrever Um Livro

    Jornada do Herói: 12 Etapas da Narrativa Mítica

    A jornada do herói, ou também conhecida como monomito, é tema recorrente de diversas histórias distribuídas nas mais diferentes culturas. Esta narrativa em etapas foi identificado primeiro por Joseph Campbell, que observou padrões peculiares em histórias de sucesso por toda a humanidade. Benção ou uma maldição para nós escritores, esse padrão pode ser observado também em livros de autores iniciantes que desejam andar próximos a está formula de sucesso e garantir um enredo coeso e interessante. Livros como Senhor dos Anéis, Eragon, Mistborn, ou filmes, como Star Wars, Matrix e Rei Leão, são exemplos de produções que seguem a jornada do herói e mesmo com um padrão claro, são sucessos…

  • post escrevendo ficcao cientifica
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever um Livro de Ficção Científica?

    Está preparado para aprender como escrever um livro de ficção científica? Então não se preocupe, vou te ajudar a descobrir como começar a escrever livros de ficção científica com dicas e truques baseado em especialistas. A ficção científica é um gênero literário complexo. Não somente, mas por apresentar opiniões contratantes do que é ou não ficção científica, o senso comum entende que seja qualquer história fictícia com tecnologia e podendo apresentar um futuro possível. Porém, falar assim é tornar o gênero muito simplista, O que é uma narrativa de ficção científica? Para entender o que é esta narrativa, é necessário descobrir o que os grandes autores da ficção científica pensam…

  • escrever prefacio do livro
    Como Escrever Um Livro

    4 Dicas de Como Escrever o Prefácio do seu Livro

    O prefácio talvez seja um dos recursos literários dos mais interessantes, não apenas por trazer informações valiosas sobre uma obra, mas também por enriquecer ainda mais o conhecimento do leitor sobre o livro e seu autor. Pensando nisso, decidi criar um artigo com 4 dicas de como escrever o prefácio do seu próprio livro. Antes de mais nada, falaremos sobre o prefácio. O que é prefácio? É o texto que antecede a própria história, servindo como apoio para a imersão e contextualização ao leitor. Além disso, é um recurso que pode ser escrito pelo próprio autor ou mesmo por terceiros. Livros de um autor falecido, tem por meio do prefácio…

  • escrever posfacio do livro
    Como Escrever Um Livro

    Como Escrever o Posfácio de um Livro?

    Vamos falar de como escrever o posfácio de um livro, além de entender um pouco mais desse recurso literários e suas especificações? Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é e como eventualmente é construído afinal. O que é posfácio? É um explicativo adicionado no final do livro, com a intenção de entregar uma opinião, conclusão e transmitir uma última mensagem ao leitor. Entretanto, sua criação segue como uma parte adicional do livro, não tendo missão de finalizar a história, sendo essa a função do epílogo. Quem escreve o posfácio pode ser o próprio autor, ou ainda algum especialista ou outros agentes. Em suma, é…