Concursos Literários

ian schneider TamMbr4okv4 unsplash

Concursos literários são ótimas oportunidades de ter o seu original avaliado e receber prêmios em dinheiro ou até mesmo contratos de publicação com editoras.

São muitas opções em editais para romances, poesias, crônicas e contos, dos mais diversos gêneros literários e tipos de escritores.

Descubra opções de concursos gratuitos, de publicação em mídia física ou digital, com premiações em dinheiro, recebimento de certificados especiais e até mesmo com tudo inclusivo para evento de lançamento.

Tome nota das informações e descubra se o edital pede taxa de inscrição, custos adicionais como frete para recebimento das obras e também se sua obra deve ser inédita.

Concursos Literários 2022

Agora, veja abaixo a lista de concursos literários de 2022 que estão ocorrente para os próximos meses e não perca a oportunidade de ter o seu original publicado.

Sucesso e boa sorte!

Obs: Os concursos literários tem em seu final a data máxima para envio, fique atento.

O Prêmio Barueri de Literatura-2021 será organizado pela Secretaria de Cultura e
Turismo.
Parágrafo único. O tema desta edição será livre, possibilitando assim a maior criatividade,
pluralidade de expressão poética e literária.

Prêmio em Dinheiro

Regulamento e ficha de Inscrição

Escritores já publicados ou não, a partir de 18 anos de idade (menores a partir de 16, deverão ter posteriormente a autorização dos pais, se vencedores).
Devem ser brasileiros (nascidos ou naturalizados).
Devem também se autodeclarar negros (pretos ou pardos).

 

Regulamento e ficha de Inscrição

Olá, pessoal. A terceira temporada do Multiverso Pulp está aberta para inscrições. Leiam com atenção as regras e os prazos. Aguardamos os seus textos para avaliação.

Fantasia Urbana – Vol. 7

  • Orientações: Para este livro queremos contos repletos de magia e seres fantásticos em cenários urbanos e contemporâneos. Alguns exemplos são: Lugar Nenhum(Neil Gaiman), Instrumentos Mortais (Cassandra Clare) e Jim Butcher (Dresden Files).

Prazo: 31 de Janeiro de 2022

Regulamento e ficha de Inscrição

Símbolos milenares gravados no inconsciente coletivo da humanidade, os signos são figuras do nosso cotidiano, seja na busca por previsões, autoconhecimento ou puro e simples entretenimento. É bom quando as características nos agradam, mas somos rápidos em negar o oposto. No entanto, é isto o que buscamos: o que os signos têm de pior. A fúria descontrolada, a vaidade desmedida, o desejo de vingança. Faça parte da antologia Sombra das estrelas – a face obscura dos signos, da Razzah Publishers! Os contos devem ser inéditos e enviados para.

Prazo: 28/02

Regulamento e ficha de Inscrição

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (adiante CEB) lança a sexta edição do concurso de relato breve “Cuéntame un cuento”. Com motivo das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, a temática desta edição será sobre os protagonistas, acontecimentos e histórias desse fato.

Os textos devem ser enviados até 31 de março de 2022 através do formulário disponível nesta página web.

O tema desta sexta edição será a Independência do Brasil, adaptando-se à alguma das seguintes categorias: personagens históricos; lugares emblemáticos; a mulher no processo de independência; a independência sob a ótica de terceiros países; acontecimentos históricos vinculados ao fato; quaisquer outros temas relacionados com o bicentenário da independência.

Os contos podem pertencer a qualquer gênero: história alternativa ou especulação histórica; ficção científica; relato histórico; relato policial; realismo mágico; literatura infantil, etc. Não se admitem poemas, crônicas jornalísticas, ensaios acadêmicos nem outro tipo de composição literária diferente de conto ou relato breve.

Os prêmios estabelecidos para o presente concurso são os seguintes (sem o desconto de taxas e impostos correspondentes): o primeiro prêmio será de 400 euros; o segundo prêmio será de 200 euros.

Os dois vencedores, além dos outros dez (10) contos selecionados como finalistas serão publicados em um livro eletrônico pela Ediciones Universidad de Salamanca.

Regulamento e ficha de Inscrição

Seleção Permanente

Veja alguns concursos literários permanentes, ou seja, concursos que você pode enviar durante todo o ano ou em diversas datas conforme regulamento.

A Revista D-ARTE , surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.
Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.
Nosso objetivo é de maneira democrática, manter este espaço aberto, como forma de comunicação, entre artistas, obras e público.

O Jirau de Histórias é o espaço da palavra, da linguagem em constante movimento, pulsação de sentimentos, do tempo-infinito-agora em expansão, num baú de lugares favoritos e proibidos.

A revista digital Travessa em Três Tempos é um projeto independente que recebe contos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, artigos, fragmentos e textos reflexivos.

Coletivo Cultural Porto 22 criou para servir de ponto de encontro entre os apaixonados por literatura, música, fotografia e outras formas de expressão e arte. Aqui você vai encontrar informações sobre as ações culturais promovidas pela Porto 22 e pessoas interessantes dispostas a fazer trocas de experiências, opiniões e dicas culturais. Estamos sempre abertos às suas contribuições, sugestões e críticas ao nosso trabalho, que tem como objetivo abrir um espaço democrático de produção e divulgação de novos criadores. Sejam todos bem-vindos! 

O Blog EntreContos é um espaço dedicado à literatura, com postagens periódicas de contos e resenhas de autores diversos.
 
Promove também Desafios Literários sobre temas variados com prêmios aos primeiros colocados, além da publicação dos contos vencedores em antologias.

Link de Acesso

Link de Acesso

A Revista Fluxos é um espaço de reflexão e debate sobre temas diversos, com foco em Arte e Literatura. Ela é, por enquanto, exclusivamente virtual e está à disposição no blog A Liter Ação, com uma tiragem trimestral e totalmente gratuita.

Link de Acesso

ENTREVERBO é um coletivo de artes integradas que visa promover a poesia em suas mais diversas formas de expressão.
O coletivo edita a revista ENTREVERBO, produz o SARAU ENTREVERBO, e participa de eventos literários e culturais.

Link de Acesso

A Alcateia é uma iniciativa de escritores e amantes da literatura (em todas as suas formas) para tornar a escrita uma experiência menos solitária. Acreditamos que, por mais que cada escritor tenha o próprio processo e o próprio estilo, a produção textual pode ser, de certa forma, uma experiência coletiva. Para isso, abrimos espaço para um diálogo entre escritores e para o compartilhamento de vivências e opiniões sobre escrever, ler e viver o mundo literário.

A revista, publicada a cada dois meses e disponível para leitura online gratuita, contém textos sobre processo criativo na escrita, narrativas diversas, leitura e tudo que se relaciona a esses tópicos. A revista traz também contos e poesia originais submetidos por leitores de todo o país.

Link de Acesso

O concurso mensal Rocket Pages foi desenhado com o propósito de estimular a criatividade e a produção literária de novos autores, remunerá-los pela qualidade de seus trabalhos e dar a eles a oportunidade de publicação no
Anuário Rocket Pages.

Link de Acesso

A Subtextos é uma revista digital especializada em contos.

Link de Acesso

A Revista D-ARTE Londrina, surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.

Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.

Link de Acesso

Uma revista bimensal exclusivamente digital de fantasia, ficção científica e horror. A revista traz o melhor destes três gêneros da literatura fantástica em colunas e conteúdos singulares, desde entrevistas com autores a novidades da editora.

Link de Acesso

A Literomancia publica trimestralmente contos, críticas, ensaios, quadrinhos, mangás e ilustrações.

Editais:

O Jornal RelevO é um impresso mensal de cultura, sobretudo de literatura.

O RelevO está sempre aberto ao envio de contos, poesias, ensaios, resenhas e artigos. Não há restrição quanto ao tema, mas cada texto deve conter no máximo oito mil caracteres.

Informações de publicação

A Revista Cultural Traços nasceu com a proposta de ser online, gratuita e multilinguagem, com edições bimestrais.
 

Informações de publicação

O objetivo primeiro é incentivar a escrita de poemas e, paralelamente, fazer com que alguns saiam das gavetas. A folhinha conta também com poetas conhecidos e editados que aceitaram participar da brincadeira. Em ultimíssimo caso é que se lança mão dos petracas, sheakespeares, bilaques, camões e pessoas da vida. Esses entram, com prazer também, quando não se consegue os trezentos e sessenta e seis necessários. Entretanto, os que estão na reserva são todos já considerados de domínio público e nas suas línguas originais.
 

Informações de publicação

A Revista LiteraLivre é uma publicação brasileira de periodicidade bimestral, com distribuição eletrônica em PDF e totalmente gratuita. Nossa missão principal é dar espaço aos escritores de todos os lugares, amadores ou profissionais, publicados ou não, que desejam divulgar seus escritos e mostrar seu talento de forma independente e livre.
 

Informações de publicação

O Desafio EntreMundos é um espaço para a literatura de gênero, voltado para contos de Ficção Científica, Fantasia, Horror e seus diversos subgêneros.

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Fim do Mundo. O conto deve se encaixar em algum dos gêneros citados acima.

 

Informações de publicação

A Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, foi fundada em 10 de agosto de 2017, pelo poeta Maroel Bispo, sendo um periódico digital de Literatura, de acesso gratuito, online e em PDF, vinculado à Divisão de Cultura da Associação Batista de Ação Social, com sede em Feira de Santana-BA.
Nossa proposta é ser um canal inovador de comunicação e divulgação do que vem se produzindo em termo de literatura em nosso querido Brasil, bem como no exterior. Buscamos ocupar nosso espaço para acolher e promover a produção literária brasileira, onde existem inúmeros escritores, poetas, cordelistas, que possuem suas produções de excelente qualidade, mas não têm a oportunidade de expressar sua capacidade criativa e seus talentos na arte da Literatura, seja pela falta de recursos financeiros para editar um livro impresso ou pela ausência de editoras interessadas em produzir seus textos.
Dessa forma, nossa revista surge nesse cenário, de braços abertos pra acolher esses operários das letras, sendo uma construção de várias mãos, com pessoas das mais variadas origens e, com isso, consolida-se, também, como um lugar virtual de socialização literária em nosso país e no exterior.

Informações de publicação

O site Escrita Selvagem não dispõem de nenhum favoritismo, vínculo e, muito menos com ganhos, com a publicação dos Concursos Literários aqui exibidos.

Por sua vez, toda e qualquer informação, reclamação e demais assuntos devem ser unicamente comunicados com as editoras/prestadores de serviços.