Concursos Literários

Concursos literários representam oportunidades excepcionais para submeter suas obras originais a avaliações criteriosas, com a possibilidade de conquistar prêmios em dinheiro substanciais ou, ainda, contratos de publicação com renomadas editoras.

A diversidade de editais disponíveis abrange uma ampla gama de gêneros literários, desde romances e poesias até crônicas e contos, contemplando escritores de todos os estilos. Explore concursos gratuitos, modalidades de publicação tanto em formato físico quanto digital, e prêmios que vão além do financeiro, incluindo certificados especiais e até mesmo oportunidades de participação em eventos de lançamento.

É essencial estar atento às informações detalhadas de cada edital, verificando se há exigência de taxa de inscrição, eventuais custos adicionais como frete para o envio das obras e a necessidade de que sua obra seja inédita. Estar bem informado é o primeiro passo para o sucesso em concursos literários.

Concursos Literários 2024

Chegou a novidade mais esperada do ano!!! Estão abertas as inscrições para o 1o Concurso Literário da Degustadora nas categorias romance literário e novela literária!!!!!! Se você tiver um romance ou uma novela original, envie para adegustadoradehistorias@adegustadora.com.br e concorra a R$1000,00 e a um contrato com a Degustadora Editora para a publicação da obra, com direitos autorais fixados em 20%.

Regulamento e ficha de inscrição

No ano de 2013, e no âmbito da reorganização administrativa do território nacional, as freguesias de Terrugem e Vila Boim foram unidas, desta junção resultou a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, que tem a sua sede na Terrugem, mas que mantém as suas instalações também em Vila Boim, de forma a corresponder às necessidades das populações das duas localidades.

Regulamento e ficha de inscrição

Por meio do Edital 088/2024, a Uesb abre seleção para a publicação de obras artístico-literárias para o Prêmio Professora Zélia Saldanha. O concurso tem como objetivo incentivar a produção literária inédita e em língua portuguesa, de autores naturais ou domiciliados na Bahia.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 25 de março a 6 de maio, exclusivamente, pelo formulário disponível aqui, com a documentação solicitada no Edital. Os modelos dos textos que podem ser selecionados também estão disponíveis no documento. A premiação é aberta a todos os literatos e pesquisadores de cultura e arte do estado.

Regulamento e ficha de inscrição

O Prémio Literário Mia Couto é instituído pela Associação Kulemba, em parceria com a Cornelder de Moçambique, e pretende estimular a produção literária de qualidade em Moçambique, distinguindo as melhores obras publicadas anualmente. As normas do Prémio Literário Mia Couto.

Regulamento e ficha de inscrição

O DIGO Literário, parte integrante do DIGO Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, anuncia a abertura das inscrições para o PRÊMIO DIGO LITERÁRIO (Prêmio Diversidade Goiás Literário), com o propósito de incentivar e valorizar a produção literária contemporânea de brasileires LGBTI+ e promover a diversidade no cenário editorial brasileiro. As inscrições ocorrerão no período de 01 de abril a 10 de maio.

OBJETIVO:

Este concurso tem como finalidade premiar uma obra literária inédita, nos gêneros romance, conto, crônica ou poesia, escrita em língua portuguesa, por autores brasileires LGBTI+ residentes no país.

PREMIAÇÃO:

A entrega do troféu PRÊMIO DIGO LITERÁRIO ocorrerá no dia 19 de junho de 2024, durante a cerimônia de premiação do DIGO Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás. O vencedor realizará uma palestra como parte da programação do festival e receberá um prêmio no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). O autor premiado deverá participar de eventos relacionados ao lançamento e promoção de sua obra, conforme as solicitações do Festival.

Regulamento e ficha de inscrição

Um Prémio Literário para a continuidade da literatura em língua portuguesa
Instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua, através do estímulo ao surgimento de jovens escritores, o Prémio Literário José Saramago reconheceu muitos daqueles que se tornaram nos mais destacados autores de língua portuguesa das últimas duas décadas.

Vencedores das edições anteriores:

1999 – Paulo José Miranda (Portugal)
2001 – José Luís Peixoto (Portugal)
2003 – Adriana Lisboa (Brasil)
2005 – Gonçalo M. Tavares (Portugal)
2007 – Valter Hugo Mãe (Portugal)
2009 – João Tordo (Portugal)
2011 – Andréa del Fuego (Brasil)
2013 – Ondjaki (Angola)
2015 – Bruno Vieira Amaral (Portugal)
2017 – Julián Fuks (Brasil)
2019 – Afonso Reis Cabral (Portugal)
2022 – Rafael Gallo (Brasil)

Ao homenagear José Saramago, queremos continuar a estimular a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património literário, através do encorajamento à criação e à publicação de novos autores no espaço da lusofonia, tendo-se confirmado como o mais importante instrumento para jovens autores da língua portuguesa.

Regulamento e ficha de inscrição

O escritor inaugurou no Brasil o realismo fantástico e ousou criar cenas mágicas ou extraordinárias em seus contos. Jornalista, nascido em 1º de junho de 1916, em Carmo de Minas, publicou seu primeiro livro em 1947, mas não obteve sucesso de pronto, pois as narrativas causaram estranheza. Ele mesmo não esperava outra coisa.

Em 1953, lançou o livro de contos “A estrela vermelha” e em 1965, “Os dragões e outros contos”. A consolidação do estilo já causava admiração nos leitores, e assim, mergulhado na literatura, em 1966 foi organizar o Suplemento Literário de Minas Gerais, publicado pela Imprensa Oficial. Rubião ocupou vários cargos no governo estadual de Juscelino Kubitscheck, foi adido da embaixada do Brasil na Espanha, onde chefiou o Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do nosso país.

O seu maior sucesso veio com a publicação de “Pirotécnico Zacarias”, em 1974, com a venda de dezenas de milhares de cópias, livro com o qual se tornou conhecido no Brasil e que ultrapassou as fronteiras do país. A obra foi traduzida e publicada nos Estados Unidos e na Alemanha e por aqui virou filme. Também foi filmado, em curta metragem, o conto “A armadilha”.

No mesmo ano lançou também “O convidado”. Quatro anos depois veio a publicação de “A casa do girassol vermelho”. Seus livros foram colocados em programas de seleção de professores de português na França, país que recentemente traduziu e lançou o livro de estreia do escritor.

O “Homem do boné cinzento e outras histórias” foi a última publicação de Murilo Rubião, em 1990. Um ano depois, em 16 de setembro, morria o criador do realismo fantástico no Brasil, e começava a avalanche de estudos e publicações sobre a sua obra.

Diversos livros seus foram relançados por grandes editoras, saíram estudos sobre a sua obra, e mais uma adaptação para o cinema, desta vez a animação “O bloqueio”. Textos adaptados para o teatro, ensaios, publicação de grandes editoras com suas obras reunidas, e até uma estátua, de Leo Drummond, que está na porta da Biblioteca Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Em 2020 veio o longa-metragem “O lodo”, inspirado em conto de mesmo nome, com direção de Helvécio Ratton, e no ano seguinte, dirigido por Gustavo Spolidoro, o filme “Os dragões”. O projeto “Espaços de memórias” instalou placas nos locais onde o escritor morou, em Belo Horizonte, e ele ganhou também um site, patrocinado pelo UNI-BH, a partir de projeto de lei municipal, com curadoria de Silvia Rubião, sobrinha- neta de Murilo.

O site (murilorubião.com.br) traz tudo sobre a vida do escritor, suas obras, estudos sobre sua vida e a produção literária, as cartas que recebeu de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Antônio Cândido, Mário de Andrade, Hélio Pelegrino, Fernando Sabino.

No seu livro de estreia, Rubião já nos presenteava com cenas como esta: “Encher a noite com fogos de artifício. Erguer o rosto para o céu e deixar que pelos meus lábios saísse o arco-íris. Um arco-íris que cobrisse a Terra de um extremo a outro.”

Regulamento e ficha de inscrição

Considerando que em 2024 o movimento dos Poetas Trovadores Brasileiros, Movimento Trovadoresco, denominado modernamente de NEOTROVISMO completa 44 anos e, com a realização de 06 a 09 de junho de 2024, na Cidade de Venda Nova do Imigrante do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, a ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores lança oficialmente o CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL DE POESIAS E TROVAS 2024.

Regulamento e ficha de inscrição

Diurnos será uma antologia poética baseada em capítulos intitulados “Sóis” onde cada um dos nove poetas ou poetisas estarão responsáveis por 11 poesias autorais que sejam sobre temáticas que remetam a revelações de emoções e sentimentos, sejam elas repletas de alegrias, tristezas, superação ou outros sentimentos fortes que a luz do dia não podem ser escondidos.

A idéia é que o período onde o Sol está sobre nós traz essa libertação do eu-lirico para sentir o que quer que seja, ser o que quer que seja, relevando a natureza humana em seus lados mais positivos e negativos.

Títulos disponíveis

Sol Ausente
Sol Nascente
Sol Crescente
Sol do Meio-dia
Sol do Equilíbrio
Sol da Tarde
Sol de Fim de Tarde
Sol Poente
Sol da Meia-noite

Regulamento e ficha de inscrição

O Prémio Literário Fernando Leite Couto é instituído pela Fundação Fernando Leite Couto, com o apoio do Moza Banco – em Moçambique – , da Câmara do Comércio Portugual Moçambique e do Município de Óbidos em Portugal, para estimular a produção de obras literárias da autoria de novos autores moçambicanos, em língua portuguesa. Os domínio que têm sido abrangidos são os da poesia e prosa de ficção (romance, novela, crónica, texto dramático e conto). A organização e gestão do Prémio competem exclusivamente à Fundação Fernando Leite Couto.

A edição do Prémio para o ano 2024 é dedicada ao género literário “prosa”.

Regulamento e ficha de inscrição

A Pangeia Editorial estabelece a chamada pública HAIMI – O Sabor do Haikai, aberta e universal, correspondendo ao “2º Concurso Literário @haikai.brasil”, para publicar livro de haikais escritos em língua portuguesa por escritores de qualquer nacionalidade, conforme o presente Edital, que selecionará haicais / haikais para um novo volume da Coleção Micromínimus, no selo Edições Dionysius.

Regulamento e ficha de inscrição

Para este Concurso buscamos textos dos gêneros: Poesia ou Poema. Considerando POESIA como: gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa e POEMA: gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes.

Regulamento e ficha de inscrição

A Academia Itapemense de Letras tem, entre seus compromissos, o de ampliar o acesso à literatura, bem como valorizar a arte e a história a partir das palavras. Com esse viés, a AIL realiza a OITAVA edição do “Concurso Literário – O Pensador”, apoiada pela Secretaria Municipal Cultura de Itapema/SC com recursos financeiros provenientes do edital de chamamento público no 010/2023 – seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Regulamento e ficha de inscrição

“Abyssais” é uma antologia que mergulha nas profundezas inexploradas do oceano, onde horrores desconhecidos aguardam.
Os autores são convocados para desbravar as águas mais sombrias e enfrentar criaturas lendárias que habitam os abismos marinhos.
Cada conto desta antologia oferece uma visão única e assustadora dos monstros do oceano, desde os seres ancestrais até criaturas nunca antes imaginadas. Prepare-se para ser envolvido por uma onda de suspense, mistério e horror enquanto navega pelos 7 mares.

Regulamento e ficha de inscrição

O 6° Prêmio Literário AFEIGRAF 2024 tem por objetivo prestigiar a literatura brasileira e revelar novos talentos. É da expertise da AFEIGRAF – Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, entidade patrocinadora, fornecedora de tecnologia para o mercado gráfico, promover através da comunicação gráfica, o conhecimento sustentável da cultura impressa.

Antes de ENVIAR sua inscrição leia primeiro o regulamento e confira as informações do documento. Erros no preenchimento serão de responsabilidade do Autor. Não demore no preenchimento do formulário. Por questão de segurança o sistema trava depois de 5 minutos. Nos itens BIOGRAFIA e POESIA evite escrever ou fazer correções diretamente no espaço do formulário. Recomendamos salvar o material no Bloco de Notas ou Word e depois copiar (Ctrl C) e colar (Ctrl V) no formulário. Não se preocupe com fonte, tamanho de letra ou espaços.

Regulamento e ficha de inscrição

Título da Coletânea: “Ecos do Espaço – Contos de Space Opera” (TÍTULO PROVISÓRIO)

APRESENTAÇÃO:

A Editora Mundo tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para a nossa coletânea de contos de space opera, intitulada “Ecos do Espaço – Contos de Space Opera” (título provisório) e que fará parte da Coleção Mundos Fantásticos.

Space opera é um subgênero da ficção científica que se caracteriza por histórias épicas, muitas vezes ambientadas em cenários espaciais ou galácticos, repletas de aventura, ação, intrigas políticas, conflitos intergalácticos e elementos de fantasia. Esse gênero é conhecido por suas tramas grandiosas, personagens heroicos e vilões icônicos, bem como pelo uso de tecnologias avançadas, naves espaciais, planetas distantes e civilizações alienígenas.

Regulamento e ficha de inscrição

OS PRÉ-REQUISITOS PARA AS OBRAS INSCRITAS SÃO:

  • A obra deverá ser inédita.
  • A obra deverá ter sido originalmente escrita em espanhol ou português.
  • A obra não deve ter sido enviada para deliberação a nenhuma editora ou outro prêmio que leve à publicação durante o período de candidatura.
  • O autor ou a autora não podem ter sido publicados por nenhuma das editoras participantes.
  • A obra deverá ter entre 28.000 e 75.000 palavras.
  • A obra deve ser de não ficção. Entre os textos de não ficção que mais nos interessam estão – embora não exclusivamente – ensaios, ensaios literários, textos jornalísticos, biografias, diários, aforismos, correspondências e formatos experimentais ou híbridos.

Regulamento e ficha de inscrição

 Do Tema. – Trovas líricas ou filosóficas
• Âmbito Nacional – Categoria Veterano: “Saga”– (Brasil e demais países de língua
portuguesa. Excetuando-se o Paraná).
• Novo Trovador: “Viagem” (sem distinção de âmbito)
• Âmbito Estadual- Categoria Veterano: “Solidão
• Âmbito Estudantil: (Ensino Fundamental, Médio e Ceebeja): “Sonho”;

Regulamento e ficha de inscrição

Modalidade:

Lírica ou Filosófica – Uma (01) Trova inédita e de autoria do próprio
Concorrente.
A. Âmbitos Nacional e Estadual – Categoria Veterano
Tema Único : Cambuci 

Regulamento e ficha de inscrição

Motus é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) que visa a incentivar a produção de obras literárias e intensificar o interesse pela literatura dos cidadãos e estudantes.

Regulamento e ficha de inscrição

Poesias inéditas, de temas livres, respeitando as condições do Regulamento do Concurso divulgado anualmente a nível nacional.

O prémio “Revelação Juvenil”, também instituído no âmbito deste concurso, destina-se a todos os interessados com idade até aos 18 anos, desde que respeitem as condições do Regulamento do Concurso.

Regulamento e ficha de inscrição

A Secretaria da Cultura de Toledo deu início às inscrições de trabalhos para dois dos concursos literários mais importantes do interior do Paraná: o Paulo Leminski (contos), que chega à 33ª edição, e o Edy Braun (crônicas e poesias), que está sendo realizado pela 10ª vez. Em paralelo, os regulamentos de ambos foram divulgados pela Secretaria da Cultura de Toledo, que promoverá a cerimônia de premiação durante a 3ª Festa Literária de Toledo (Flit), programada para 12 a 18 de agosto – as inscrições para os dois concursos seguem abertas até 31 de maio.

Regulamento e ficha de inscrição

A Secretaria da Cultura de Toledo deu início às inscrições de trabalhos para dois dos concursos literários mais importantes do interior do Paraná: o Paulo Leminski (contos), que chega à 33ª edição, e o Edy Braun (crônicas e poesias), que está sendo realizado pela 10ª vez. Em paralelo, os regulamentos de ambos foram divulgados pela  Secretaria da Cultura de Toledo, que promoverá a cerimônia de premiação durante a 3ª Festa Literária de Toledo (Flit), programada para 12 a 18 de agosto – as inscrições para os dois concursos seguem abertas até 31 de maio. 

Regulamento e ficha de inscrição

Está aberto concurso para atribuição do “Prémio Literário Fernando Namora”, instituído pela Estoril Sol em 1988 e que completa, este ano, a sua 27ª edição.

Regulamento e ficha de inscrição

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído pela Estoril Sol em homenagem à grande escritora, destina-se a distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português sem qualquer obra publicada no género. O Prémio tem o valor de € 10.000 (dez mil euros).

Regulamento e ficha de inscrição

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo por meio da Biblioteca Pública Municipal Prof. Luiz Balbino, em comemoração ao aniversário de 50 anos, lança o 2º Concurso Literário de Poesia, Conto e Causo Entrerriano – 2024 aberto a toda comunidade escolar nas categorias: infantil, adolescente e juvenil. E a toda comunidade entrerriana na categoria adulto.

Com o tema: VIVER ENTRE RIOS o concurso tem o intuito de trazer à luz o jeito entrerriano de ser e viver, seu cotidiano, com suas belezas naturais e vida cultural local.

O Concurso abre espaço para a escrita por meio de poesias, contos e causos, sentimentos em relação ao local, descrições, escrita livre de qualquer elemento que permeie sensações sobre VIVER ENTRE RIOS.

Regulamento e ficha de inscrição

“Terra Estrangeira” é o tema escolhido para concorrer ao Prêmio Bunkyo de Literatura 2024 organizado pela Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa.

A obra deverá ser escrita no idioma português e sua publicação deve ter ocorrido em 2021, 2022 ou 2023.

Os interessados devem enviar 03 (três) exemplares da obra, acompanhados da Ficha de Inscrição preenchida, até o dia 28 de Junho de 2024. Inscrições gratuitas.

A obra vencedora do Prêmio Bunkyo de Literatura 2024 será anunciada durante solenidade realizada anualmente no mês de novembro.

Regulamento e ficha de inscrição

O amor em tempos de pandemia” é o tema lançado pela Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa para o VII Concurso Bunkyo de Contos.

O Concurso tem por objetivo incentivar a criação literária, fomentar a expressão da rica experiência humana decorrente do encontro vivenciado de culturas e revelar talentos. Como o Concurso é de ficção, os concorrentes terão inteira liberdade de criação, desde que abordem situações que se enquadrem no tema proposto.

Podem participar pessoas de qualquer idade, residentes no Brasil ou no exterior. Serão premiados os três primeiros classificados. Cada autor poderá inscrever apenas 01 (um) conto, exclusivamente em formato digital PDF.

Regulamento e ficha de inscrição

A Academia de Letras da Grande São Paulo torna público seu Concurso de Contos e Crônicas Gioconda Labecca, que objetiva estimular a criatividade e o interesse literário de estudantes e amadores.

Regulamento e ficha de inscrição

Lipsius será uma antologias sobre a sensualidade humana e como ela transita em diversos gêneros literários. Uma antologia desafiando autores e leitores mergulhar em experiência onde olhares, ações, roupas e o corpo envia mensagens todo momento sem que sequer precisemos abrir a boca para dizer claramente nossas intenções.

Regulamento e ficha de inscrição

XXIII Concurso de Trovas do Clube dos Trovadores do Seridó – CTS e UBT Seção Caicó-RN (2024)

Para todos os âmbitos

Tema (L/F): RUMO (S)

1. Apenas UMA TROVA por participante; 

2. A palavra tema deverá constar na Trova; 

3. No âmbito nacional/internacional língua portuguesa, deverá haver menção à categoria (veterano ou novo trovador);

4. Enviar a identificação com nome, endereço, telefone e e-mail;

5. A participação será por Sistema de Envelopes ou por E-mail:

5.1. Para o âmbito Nacional / Internacional Língua Portuguesa

Regulamento e ficha de inscrição

ATRN/UBT NATAL/RN CONCURSO DE TROVAS 2024

Tema – Âmbitos Nacional/Internacional e Estadual (L/F): LENÇO(S)

Tema – Âmbitos Nacional/Internacional e Estadual (Humor): PALPITE(S)

1. Apenas UMA TROVA por participante;

2. A palavra tema deverá constar na Trova;

Regulamento e ficha de inscrição

“Ventos do Oriente” é uma jornada literária que desvenda os encantos da mitologia do Extremo Oriente.
Nesta antologia, cada conto revela a riqueza espiritual e cultural da
região, mergulhando os leitores em narrativas que entrelaçam deuses, criaturas místicas e heróis lendários. Das montanhas sagradas às aldeias encantadas, a coletânea promete uma viagem única por terras de sabedoria ancestral e magia inexplorada.

Regulamento e ficha de inscrição

TEMAS:
Nacional / Internacional – L/F (Trovadores do Brasil e do mundo, exceto
Estado de São Paulo):
– ALIMENTO = para Veteranos, Novos Trovadores e Mestres da Trova L/F
Estadual – L/F (Trovadores do Estado de São Paulo, exceto Taubaté):
– IMENSIDÃO = para Veteranos e Novos Trovadores
Municipal – L/F (Trovadores de Taubaté):
– “FAZER O BEM” ou “CARIDADE” = para Veteranos e Novos Trovadores
Humor (Todos trovadores independente categoria, inclusive Mestres da
Trova em Humor):
– CADEIA
– Máximo de 02 trovas por participante para todas as categorias;
– Valem palavras derivadas, cognatas e mesmo somente a ideia do tema contida
na trova; a trova deve ser inédita, escrita em língua portuguesa e de autoria
própria; proibido plágio; evitem ditados populares e citações;
– Para fins deste concurso, TROVA é a composição poética de quatros versos
(linhas) setissilábicos cada um, rimando o 1° com o 3° versos e o 2° com o 4°
versos, com sentido completo e sem título.

Regulamento e ficha de inscrição

O Município de Palmela, através da Rede de Bibliotecas Públicas, está a promover o 5.º Concurso Literário, que este ano tem como tema “De que cor é a Liberdade?”, numa alusão ao cinquentenário do 25 de Abril de 1974.

O concurso, que tem como fonte de inspiração o poema de Jorge de Sena “A cor da Liberdade”, é um convite para pensar a liberdade, ou a falta dela, e um apelo à escrita e à criatividade, dirigido a todas as pessoas, a partir dos 6 anos de idade, que vivam em território nacional.

Os contos a concurso poderão ser submetidos até 30 de junho para o email da Biblioteca Municipal de Palmela (biliotecas@cm-palmela.pt ). A avaliação dos textos estará a cargo de um júri constituído por cinco personalidades ligadas à cultura local.

Os resultados serão anunciados na página de internet do Município, no dia 2 de setembro (as/os vencedoras/es serão previamente informadas/os dos resultados), e a entrega de prémios decorrerá em novembro. Serão atribuídos prémios aos três primeiros vencedores de cada escalão (1.º lugar – cheque-prenda de 200€; 2.º lugar – cheque-prenda de 100€ e 3.º lugar – cheque-prenda de 50€). Serão publicados no site Palmela Município e em publicação editada para o efeito, os três melhores textos de cada escalão.

O Concurso Literário “De que Cor é a Liberdade?” contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) 10 (Reduzir as Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Regulamento e ficha de inscrição

TEMA: as Trovas líricas e/ou filosóficas devem versar sobre o tema “PRINCESA”, não havendo necessidade de citação do motivo da comemoração, nem do nome da trovadora homenageada.

Regulamento e ficha de inscrição

O Sol e Outras Estrelas é uma antologia sobre amores impossíveis, sobre pessoas que se cruzam, se amam e a vida ou o destino reserva um destino diferente do “felizes para sempre”. Uma antologia sobre paixões intensas tanto em dor quanto no amor, pois nem sempre o amor da sua vida é o amor para a sua vida e não ser “para sempre” não quer dizer que um dia corações que se afastaram não possam se reencontrar.

Regulamento e ficha de inscrição

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos institui o concurso denominado Prémio Literário “João Augusto d’Ornelas”, que deverá ocorrer anualmente, prestando homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense do século XIX.

O Prémio tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.

Regulamento e ficha de inscrição

– O prémio conta com uma dotação financeira de 3.000€ e a publicação da obra vencedora em português e galego. Podem participar jovens, entre os 16 e 36 anos de idade, nascidos ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal. – É uma iniciativa conjunta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto Público (CCDR NORTE, IP). – O vencedor da 9ª edição foi Vicente Vázquez com a obra “Profundo sen nome”.

 

Regulamento e ficha de inscrição

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover o 14º Concurso Literário Orlando Bronzatto ‘Pintaca’.

Regulamento e ficha de inscrição

O objetivo da antologia Hillside é transportar os leitores para uma cidade aparentemente comum, aninhada entre montanhas imponentes, onde forasteiros – mercenários, viajantes e outros – chegam em busca de respiro e oportunidades. No entanto, à medida que se estabelecem, começam a perceber estranhas ocorrências que desafiam a razão. Por meio das perspectivas desses forasteiros, a antologia explora a pequena cidade, revelando segredos sombrios. Cada conto mergulha fundo nas relações obscuras e dilemas internos dos personagens, enquanto eles se veem confrontados com uma presença maligna que parece envolver a Hillside.
Através dessas narrativas interligadas, os leitores serão envolvidos em uma atmosfera de suspense, superstição e mistério, desvendando os enigmas de Hillside enquanto os forasteiros lutam para sobreviver ao desconhecido e enfrentar as verdades perturbadoras que ecoam através do tempo.

Regulamento e ficha de inscrição

Fundado em 2009, o blog Poesia Retrô completa 15 anos de existência e para isto
celebrará o ano de 2024 com várias solenidades, como o presente concurso.
1. TROVA – Trova é uma composição poética de quatro versos heptasílabos (sete
silabas poéticas, redondilha maior) com rimas ABAB, com sentido ou um pensamento
completo. A trova deve ser inédita, em língua portuguesa e o tema deve constar no
corpo da trova.
2. Âmbitos e temas:
Por se tratar de um concurso de blog o âmbito é nacional podendo participar quaisquer
pessoas, mas os participantes devem observar as categorias da UBT.

2.1. Categoria Veterano: Retrô (L/F) –
2.2 : Categoria: Novo Trovador – Poesia (L/F) – (Registrar Novo Trovador
abaixo da trova);
2.2.1. Considera-se Novo Trovador aquele que até a divulgação deste
regulamento não obteve 03 classificações entre os 05 (cinco) primeiros colocados, em
03 concursos de trovas oficiais da UBT, em âmbito nacional.
2.3 Categoria HUMOR: Sem distinção de Categoria: DEBOCHE

Regulamento e ficha de inscrição

TEMAS:
_ Nacional / Internacional – Lírica ou Filosófica – Categoria
Veteranos: PANORAMA ( para o Brasil e demais países de língua
portuguesa, excetuando-se o Estado do Rio de Janeiro).
_ Estadual – Lírica ou Filosófica- Categoria Veteranos:
PASSAGEM ( para todos os municípios de Estado do Rio de
Janeiro).
_ Novos Trovadores – Lírica ou Filosófica – TURISTA (para os
Novos Trovadores de todo o Brasil e demais países de língua
portuguesa ).

Regulamento e ficha de inscrição

Anderson Cordeiro é um ícone da Cultura em Brumadinho. Pense numa pessoa interiramente dedicada à Corporação Musical Banda São Sebastião, pessoa que vive a Banda no seu sentido mais amplo, dedidado, entregue a ela. Nas últimas décadas, nâo tem jeito de pensar na Banda sem pensar no Maestro Anderson Cordeiro. Brumadinho o conhece, Minas Gerais o conhece, o Brasil e o mundo.
Em tempos difíceis, em tempos muito difíceis, em tempos de extremas dificuldades para a Banda, Anderson sempre se manteve firmíssimo: ensaindo, criando, ensinando à gartoda, se apresentando. Aliás, sua capacidade de renovar os quadros de musicistas é outra atitude digna de aplausos.
O Maestro Anderson Cordeiro merece a homenagem deste Concurso!
DOS OBJETIVOS
O Concurso Internacional de Poesias “Maestro Anderson Cordeiro”- Brumadinho – MG tem por objetivos incentivar, valorizar, divulgar e reconhecer talentos novos e antigos na arte da produção literária poética em língua portuguesa, bem como mapear essa produção cultural em Brumadinho, Brasil e no mundo.

Regulamento e ficha de inscrição

Em “Familiar: Companheiros Místicos”, adentre um mundo
repleto de magia, aventura e amizade, enquanto explora as
narrativas cativantes dos animais que acompanham
destemidas bruxas em suas jornadas. Cada conto desvenda
um reino onde a magia se entrelaça com as vidas dos
intrépidos protagonistas de quatro patas, asas e muito
mais.
Os autores desta antologia são os próprios familiares, cujas
vozes há muito tempo foram silenciadas pela história, agora
ressurgindo para compartilhar suas perspectivas únicas
sobre as bruxas com quem compartilham um laço profundo

Regulamento e ficha de inscrição

PRAZO: 1o de abril a 31 de agosto de 2024.
TEMA: MÁRIO QUINTANA. (Tema único para todas as categorias e âmbitos).

DESENVOLVIMENTO: A Cartrova é uma carta escrita em 4 trovas, com sentido único e relacionadas a um as-
sunto, ou tema específico. Nesse caso, o poeta gaúcho Mário Quintana.

DESAFIO: O concurso de Cartrovas realizado desde 2021 visa homenagear personagens reais ou
fictícias, através de cartas escritas em quatro trovasliterárias. Este ano homenageamos
o ilustre poeta, Mário Quintana, pela passagem do trigésimo ano do seu falecimento.
Mário Quintana foi poeta, tradutor e jornalista. Nasceu em Alegrete, RS, em 30/06/1906

e faleceu em Porto Alegre, RS, em 05/05/1994. Talvez, seu poema mais famoso foi: “to-
dos esses que aí estão atravancando meu caminho. Eles passarão… Eu passarinho”!

O objetivo é dirigir, em forma de trovas, uma mensagem de reconhecimento ao nobre
poeta pelo vasto legado literário deixado. Envie suas cartrovas por e-mail ou via correio,

conforme abaixo. Lembre-se, Mário Quintana, aqui, é o centro predominante da car-
trova. Não esqueça de mencionar seu nome e endereço completos, e-mail e telefone

do concorrente. Na parte superior da cartrova coloque, como exemplificado abaixo. A

separação das sílabas poéticas será em conformidade ao que está registrado no Dicio-
nário Português (do Brasil).

Regulamento e ficha de inscrição

O Município de Vila Viçosa organiza, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o objetivo de homenagear a vida e a obra da poetisa calipolense, bem como de promover e premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da poesia e da ficção, independentemente da nacionalidade do autor. Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou aprovar a realização do Prémio Literário Florbela Espanca 2024, na modalidade de Ficção.

 

Regulamento e ficha de inscrição

Creepy House – Tributo a American Horror Story será uma antologia com inspirações e homenagens a famosa e pioneira serie de horror antológica de Ryan Murphy, que atualmente caminha para sua provavelmente, porém ainda não confirmada, última temporada!

Regulamento e ficha de inscrição

O 3º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025 está com inscrições abertas até 30 de novembro de 2024. Esta será a décima edição do concurso e a terceira no formato internacional, que receberá trabalhos inéditos, escritos em português, oriundos de qualquer país, além do Brasil.

A premiação é uma realização da Fundação Gilberto Freyre (FGF) em parceria com a Global Editora, e tem como propósito manter vivo o legado deixado por um dos sociólogos mais respeitados e estudados do Brasil: o pernambucano Gilberto Freyre. “O prêmio foi criado com o objetivo de apoiar a pesquisa científica e tornar público o que os pesquisadores da obra de Freyre têm descoberto ao se debruçarem nas múltiplas temáticas abordadas em sua obra”, explica a diretora executiva da FGF, Jamille Barbosa.

Para a inscrição, o trabalho precisa ser inédito – não ter sido publicados anteriormente como livro, seja impresso ou digital – e deve ter, no mínimo, 100 páginas. O autor – ou autores – do ensaio escolhido pela comissão irá receber R$ 20 mil como prêmio e terá o trabalho publicado como livro pela Global Editora – casa editorial responsável pela publicação das obras de Gilberto Freyre.

Sairá vencedora a melhor análise e interpretação da obra de Gilberto Freyre após uma avaliação criteriosa feita por uma comissão julgadora especialista na bibliografia freyriana. Os trabalhos podem contemplar as diferentes faces intelectuais deste pernambucano que atuou ao longo da vida como antropólogo, sociólogo, historiador social, escritor, pensador, político, tropicólogo, jornalista, conferencista e educador.

O último ganhador, o professor goianiense Ulisses do Valle, destaca como o reconhecimento de seu trabalho através da premiação o estimula. “Ter recebido o prêmio me deixou profundamente honrado e me encoraja a continuar estudando, pesquisando e divulgando o pensamento e a obra deste que é, sem dúvidas, um dos maiores patrimônios da cultura brasileira”, relata Ulisses. Ele foi o vencedor da edição 2022/2023, com a obra Fachadas e estigmas: a modernização da sociedade brasileira à luz de Gilberto Freyre.

O concurso é promovido a cada dois anos pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora, e teve sua primeira edição em 2004/2005. Para o gerente editorial da Global Editora, Gustavo Tuna, o prêmio é importante porque possibilita desdobrar e aprofundar o pensamento freyriano. “Em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, a Global Editora, com esta terceira edição internacional do Concurso, prossegue trabalhando com afinco pelo propósito que norteia o Prêmio: o de fomentar novos olhares a respeito da obra intelectual do sociólogo pernambucano”, reforça.

Regulamento e ficha de inscrição

Editoras e revistas que aceitam originais o ano todo

Da mesma forma, confira abaixo a relação de concursos literários programados para o ano de 2024 nos próximos meses e não deixe escapar a chance de ver sua obra original ganhar vida no mundo da publicação.

Desejamos sucesso e sorte em sua jornada literária!

Observação: Os concursos literários incluem prazos finais para envio, portanto, mantenha-se atento às datas limites.

Explore algumas oportunidades de concursos literários permanentes, permitindo que você envie suas obras ao longo do ano ou conforme as datas estabelecidas pelas respectivas revistas ou editoras. Mantenha-se atualizado com os regulamentos específicos de cada concurso para aproveitar essas oportunidades literárias.

O nome da revista possui inspirações tanto na literatura quanto no mundo real. Trata-se de uma referência ao autômato de A Invenção de Hugo Cabret, livro escrito por Brian Selznick e posteriormente adaptado para o cinema. Nele somos apresentados a um autômato mecânico capaz de escrever e desenhar. O autor se inspirou em autômatos reais construídos ao longo da história, um exemplo conhecido é o Autômato de Maillardet, pertencente à coleção do Franklin Institute. Segundo as notas finais do livro de Selznick, este autômato é capaz de desenhar quatro ilustrações e escrever três poemas, além de assinar o nome de seu construtor. Construtos semelhantes foram fabricados nos últimos séculos, exercendo funções de escrita, como o The writing hand, de 1764, cujo mecanismo permite mover uma caneta, mergulhá-la em um tinteiro e escrever uma frase em um papel.

 

A Garoupa é uma novíssima editora, iniciativa da escritora Marina Ruivo, que atua no mercado editorial há mais de 20 anos, voltada à publicação de autores da cena literária brasileira contemporânea – tanto na prosa quanto na poesia.

A primeira chamada de originais está aberta exclusivamente a autoras, com prazo de envio até 05 de abril de 2024. A publicação será custeada pela editora, com definição da quitação pelos direitos autorais mediante assinatura de contrato de edição e publicação.

A EDITORA SINETE torna público o recebimento de originais inéditos 2024/1, para publicação de livros nos gêneros CONTO, POESIA e ROMANCE.

A Revista Escribas é uma criação do Coletivo literário Escribas. A revista possui publicação
trimestral, digital e gratuita. A cada chamada são divulgados os gêneros aceitos e orientações para envio.

A revista Barbante nasceu como uma revista voltada a professores da Educação Básica, mas também para quem gosta de ler sobre literatura, educação e culturas diversas.
Barbantinha é o Caderno Especial para publicação de textos escritos por crianças e adolescentes.
 

A Táquion FC é a revista online de ficção científica do Clube Brasileiro de Ficção Científica.
A revista publica edições trimestrais e aceita contos, resenhas, artigos e ilustrações.

Autores selecionados concorrem ao Prêmio Táquion.

Submissão de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2024 – publicação em abril
Submissão de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024 – publicação em julho
Submissão de 1º de maio a 31 de julho de 2024 – publicação em outubro

A cassandra se propõe divulgar o trabalho de mulheres artistas das mais diversas esferas. Trabalhamos com literatura e artes em geral, buscando sempre fomentar o trabalho de mulheres, cis ou trans.

Nossa publicação aceita produções necessariamente autorais, inéditas ou não. Embora não exijamos ineditismo, o material não pode ter sido publicado em revista que faça essa exigência. Por ineditismo, entenda-se não publicado em meio impresso ou digital.

Todas as divulgações (como resenhas, releases, artigos e entrevistas) deverão versar sobre a arte de mulheres.

Revista digital e gratuita de literatura e arte que aceita a submissão de poemas, contos, crônicas ou artes visuais.

Revista futebolesca digital e gratuita que recebe textos (ficcionais, jornalísticos ou acadêmicos) e imagens (fotografias, desenhos, ilustrações).

A revista Barbante nasceu como uma revista voltada a professores da Educação Básica, mas também para quem gosta de ler sobre literatura, educação e culturas diversas.

A revista publica chamadas periódicas para edições mensais e edições especiais, para receber textos de qualquer gênero literário.

A Revista Toró recebe trabalhos dos mais diversos gêneros e modos de produção. Contos, crônicas, poesia, artigos que tematizem arte e cultura, bem como seus atravessamentos, ensaios, resenhas, artes visuais em geral, quadrinhos, músicas, vídeos e tudo o que for relevante para a arte do passado e do presente.

Uma revista literária independente e com prioridade para obras produzidas por pessoas de grupos minoritários ou que retratem vivências e experiências destes grupos.

A Germina – Revista de Literatura & Arte é uma publicação digital e independente. Publica poemas, contos, crônicas, trechos de romances, traduções, ensaios, resenhas, entre outros gêneros textuais e artísticos.

O Fazia Poesia é um portal independente de poesia contemporânea.

O projeto abre chamadas anuais para colaboradores fixos, chamadas periódicas para coletâneas e chamadas semestrais para recepção de artigos, ensaios, resenhas e traduções.

A Potocando é uma revista de RPG e Literatura vinculada ao EscambaClube da EditoraEscambau.

A revista recebe textos que respeitem as regras e o tema de cada edição. Autores selecionados recebem R$0,04 por palavra.

Úrsula é uma revista online e trimestral de jornalismo de ideias que cobre cultura, filosofia, ciência, política e educação. O Criadouro é um site vinculado à revista e dedicado à invenção literária.

No Criadouro serão publicados desafios de escrita para os leitores-escritores. O desafio do primeiro trimestre de 2023 está aberto até 18 de março (ou até completar 100 inscritos).

A Revista Mar de Lá foi criada com o intuito de divulgar e difundir a cultura, dar voz a artistas de várias vertentes e que não têm espaço na mídia tradicional.

As chamadas para as edições são publicadas no site da revista e serão aceitos contos, crônicas e poemas, além de artes gráficas/visuais.

 

A Revista Trajanos é uma revista mensal e digital curitibana destinada às novidades em literatura contemporânea paranaense e brasileira.

 

Buscando a urgência da produção atual, o objetivo da revista é divulgar novos autores e resenhar livros recém-publicados, com foco em novas soluções em narrativas e poéticas.

 
A Revista SerEsta, virtual e semestral, é uma criação de um grupo de amigos apaixonados pela arte e tem a finalidade de homenagear figuras proeminentes da literatura. 
 
O Lume é um projeto dedicado à literatura e que almeja realizar desafios literários. Serão propostos temas para a produção de contos inéditos.
 
A Revista Dragão Brasil é uma publicação voltada para a cultura geek e RPG.
 
A Revista Maçã do Amor é uma publicação digital cujo objetivo é divulgar e unir artistas de escrita e artes visuais, valorizando e expondo a arte nacional.
A Revista é publicada em formato digital e o conteúdo é disponibilizado em todos os canais de distribuição da Revista gratuitamente.
 
O Podcast de poesias declamadas Toma Aí Um Poema tem como objetivo principal declamar o máximo possível de poemas: sejam eles nacionais, estrangeiros, novos autores, autores consagrados, eróticos, infantis, músicas, cordel, sátira, ou de qualquer ordem.
 
O projeto lançou um edital fixo para a recepção de obras.
E também conta com outros dois editais permanentes: Radar e Lambe aí: Poesia na Cidade.
A Revista SerEsta é uma criação de um grupo de amigos apaixonados pela arte e tem a finalidade de homenagear figuras proeminentes da literatura. A oitava edição foi publicada virtualmente em novembro de 2021 e contemplou o escritor Carlos Drummond de Andrade. Nesse sentido, o objetivo do presente concurso literário é estimular a produção do público em geral de textos e ilustrações sobre “A vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade”, a serem publicados no Suplemento da oitava edição da revista, prevista para abril do corrente ano.

O Jirau de Histórias é o espaço da palavra, da linguagem em constante movimento, pulsação de sentimentos, do tempo-infinito-agora em expansão, num baú de lugares favoritos e proibidos.

A revista digital Travessa em Três Tempos é um projeto independente que recebe contos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, artigos, fragmentos e textos reflexivos.

Coletivo Cultural Porto 22 criou para servir de ponto de encontro entre os apaixonados por literatura, música, fotografia e outras formas de expressão e arte. Aqui você vai encontrar informações sobre as ações culturais promovidas pela Porto 22 e pessoas interessantes dispostas a fazer trocas de experiências, opiniões e dicas culturais. Estamos sempre abertos às suas contribuições, sugestões e críticas ao nosso trabalho, que tem como objetivo abrir um espaço democrático de produção e divulgação de novos criadores. Sejam todos bem-vindos! 

O Blog EntreContos é um espaço dedicado à literatura, com postagens periódicas de contos e resenhas de autores diversos.
 
Promove também Desafios Literários sobre temas variados com prêmios aos primeiros colocados, além da publicação dos contos vencedores em antologias.

Link de Acesso

Link de Acesso

A Revista Fluxos é um espaço de reflexão e debate sobre temas diversos, com foco em Arte e Literatura. Ela é, por enquanto, exclusivamente virtual e está à disposição no blog A Liter Ação, com uma tiragem trimestral e totalmente gratuita.

Link de Acesso

ENTREVERBO é um coletivo de artes integradas que visa promover a poesia em suas mais diversas formas de expressão.
O coletivo edita a revista ENTREVERBO, produz o SARAU ENTREVERBO, e participa de eventos literários e culturais.

Link de Acesso

A Alcateia é uma iniciativa de escritores e amantes da literatura (em todas as suas formas) para tornar a escrita uma experiência menos solitária. Acreditamos que, por mais que cada escritor tenha o próprio processo e o próprio estilo, a produção textual pode ser, de certa forma, uma experiência coletiva. Para isso, abrimos espaço para um diálogo entre escritores e para o compartilhamento de vivências e opiniões sobre escrever, ler e viver o mundo literário.

A revista, publicada a cada dois meses e disponível para leitura online gratuita, contém textos sobre processo criativo na escrita, narrativas diversas, leitura e tudo que se relaciona a esses tópicos. A revista traz também contos e poesia originais submetidos por leitores de todo o país.

Link de Acesso

O concurso mensal Rocket Pages foi desenhado com o propósito de estimular a criatividade e a produção literária de novos autores, remunerá-los pela qualidade de seus trabalhos e dar a eles a oportunidade de publicação no
Anuário Rocket Pages.

Link de Acesso

A Subtextos é uma revista digital especializada em contos.

Link de Acesso

A Revista D-ARTE Londrina, surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.

Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.

Link de Acesso

Uma revista bimensal exclusivamente digital de fantasia, ficção científica e horror. A revista traz o melhor destes três gêneros da literatura fantástica em colunas e conteúdos singulares, desde entrevistas com autores a novidades da editora.

Link de Acesso

A Literomancia publica trimestralmente contos, críticas, ensaios, quadrinhos, mangás e ilustrações.

Editais:

O Jornal RelevO é um impresso mensal de cultura, sobretudo de literatura.

O RelevO está sempre aberto ao envio de contos, poesias, ensaios, resenhas e artigos. Não há restrição quanto ao tema, mas cada texto deve conter no máximo oito mil caracteres.

Informações de publicação

A Revista Cultural Traços nasceu com a proposta de ser online, gratuita e multilinguagem, com edições bimestrais.
 

Informações de publicação

O objetivo primeiro é incentivar a escrita de poemas e, paralelamente, fazer com que alguns saiam das gavetas. A folhinha conta também com poetas conhecidos e editados que aceitaram participar da brincadeira. Em ultimíssimo caso é que se lança mão dos petracas, sheakespeares, bilaques, camões e pessoas da vida. Esses entram, com prazer também, quando não se consegue os trezentos e sessenta e seis necessários. Entretanto, os que estão na reserva são todos já considerados de domínio público e nas suas línguas originais.
 

Informações de publicação

A Revista LiteraLivre é uma publicação brasileira de periodicidade bimestral, com distribuição eletrônica em PDF e totalmente gratuita. Nossa missão principal é dar espaço aos escritores de todos os lugares, amadores ou profissionais, publicados ou não, que desejam divulgar seus escritos e mostrar seu talento de forma independente e livre.
 

Informações de publicação

O Desafio EntreMundos é um espaço para a literatura de gênero, voltado para contos de Ficção Científica, Fantasia, Horror e seus diversos subgêneros.

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Fim do Mundo. O conto deve se encaixar em algum dos gêneros citados acima.

 

Informações de publicação

A Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, foi fundada em 10 de agosto de 2017, pelo poeta Maroel Bispo, sendo um periódico digital de Literatura, de acesso gratuito, online e em PDF, vinculado à Divisão de Cultura da Associação Batista de Ação Social, com sede em Feira de Santana-BA.
Nossa proposta é ser um canal inovador de comunicação e divulgação do que vem se produzindo em termo de literatura em nosso querido Brasil, bem como no exterior. Buscamos ocupar nosso espaço para acolher e promover a produção literária brasileira, onde existem inúmeros escritores, poetas, cordelistas, que possuem suas produções de excelente qualidade, mas não têm a oportunidade de expressar sua capacidade criativa e seus talentos na arte da Literatura, seja pela falta de recursos financeiros para editar um livro impresso ou pela ausência de editoras interessadas em produzir seus textos.
Dessa forma, nossa revista surge nesse cenário, de braços abertos pra acolher esses operários das letras, sendo uma construção de várias mãos, com pessoas das mais variadas origens e, com isso, consolida-se, também, como um lugar virtual de socialização literária em nosso país e no exterior.

Informações de publicação

Somnium é uma publicação oficial do CLFC, Clube de Leitores de Ficção Científica. As chamadas para a revista são abertas a todos os interessados.

É o mais antigo fanzine brasileiro de FC publicado de forma ininterrupta, de 1986 até os dias de hoje, mesmo ressalvando a irregularidade que passou a fazer parte de sua trajetória, de meados dos anos 1990 em diante.

Informações de publicação

A Revista Literária Contos de Samsara é uma publicação digital e gratuita.

A cada chamada da revista é divulgada uma palavra-chave, que deve estar presente nos contos a serem submetidos.

Para a 7ª edição, com prazo de envio até 06 de janeiro de 2023, a palavra-chave é “vermelho”.

Informações de publicação

LED é a editora-laboratório do Bacharelado em Letras – Tecnologias de Edição do CEFET-MG. Seu objetivo é proporcionar ao corpo discente um espaço permanente de reflexão e experiência para a prática profissional com a edição de diversos materiais. Tem como princípios fundadores: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a integração entre formação teórica e formação prática; e a valorização do aprendizado horizontal e autônomo.

Informações de publicação

O site Escrita Selvagem reitera que não possui nenhum favoritismo, vínculo ou interesse financeiro relacionado à publicação dos concursos literários listados aqui. Qualquer informação, reclamação ou outras questões devem ser dirigidas exclusivamente às editoras, ou prestadores de serviços responsáveis por esses concursos. Estamos aqui apenas para fornecer informações e oportunidades literárias aos nossos leitores.