Concursos Literários

ian schneider TamMbr4okv4 unsplash

Concursos literários são ótimas oportunidades de ter o seu original avaliado e receber prêmios em dinheiro ou até mesmo contratos de publicação com editoras.

São muitas opções em editais para romances, poesias, crônicas e contos, dos mais diversos gêneros literários e tipos de escritores.

Descubra opções de concursos gratuitos, de publicação em mídia física ou digital, com premiações em dinheiro, recebimento de certificados especiais e até mesmo com tudo inclusivo para evento de lançamento.

Tome nota das informações e descubra se o edital pede taxa de inscrição, custos adicionais como frete para recebimento das obras e também se sua obra deve ser inédita.

Concursos Literários 2022

Agora, veja abaixo a lista de concursos literários de 2022 que estão ocorrente para os próximos meses e não perca a oportunidade de ter o seu original publicado.

Sucesso e boa sorte!

Obs: Os concursos literários tem em seu final a data máxima para envio, fique atento.

Para este Concurso buscamos textos dos gêneros: Poesia, Poema, Cordel,
Trova e Haicai, pois o objetivo é termos uma obra “monotemática e
multiestilista”.
Objetivo:
– Estimular a produção literária, valorizar novos talentos e dar visibilidade a
Poetas (nas suas mais variadas vertentes).
– Considerando que a participação é Gratuita, objetivamos ter uma grande
quantidade de inscrições de modo a podermos fazer uma seleção de obras
com altíssima qualidade.

Regulamento e ficha de Inscrição

Organização: Felipe L. Cavalcante.
Escritor e poeta amazonense de contos de fantasia, horror e temáticas LGBTQIA+. Autor das antologias Sinos Por Todo Lugar, Noites Sem Fim e organizador da antologia Capas e Espadas da Visibilidade.

Regulamento e ficha de Inscrição

De 27 de abril a 1 de maio, Poços de Caldas sedia mais uma edição de um dos mais respeitados encontros literários do país. Com reconhecimento no exterior pelo fomento à literatura de língua portuguesa, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços Virtual 2022 – acontece em formato 100% online. O objetivo é ampliar fronteiras, oferecendo a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural intensa, que traz grandes autores e ainda incentiva a produção literária independente. Com isso, em iniciativa inédita, o encontro promove 1º Prêmio Literário a Escritores Independentes, que reconhecerá trabalhos em língua portuguesa advindos de qualquer parte do país e dedicará premiação especial aos escritores sul-mineiros.

Regulamento e ficha de Inscrição

• Trova com 4 versos de 7 sílabas métricas, rimando o 1° com o 3° e o 2° com o 4°, rima perfeita e sentido completo.

• Uma trova inédita. Sistema de envelope (branco, tamanho 7×10,5 cm) contendo, no interior a identificação completa do candidato e o 1° verso da trova. Não será aceita trova manuscrita (só datilografada ou digitada). Colocar acima da trova, a palavra-tema a que concorre. Esta palavra deve constar na trova. Serão aceitas cognatas.

Regulamento e ficha de Inscrição

Acham-se abertas as inscrições para o Prêmio Literário Luiz Carlos Abritta de prosa e poesia.

Prazo: de 12 de abril de 2022 a 30 de junho de 2022, valendo a data de postagem do carimbo dos Correios e e-mail.
Tema: o tema é livre para as categorias. Os trabalhos deverão ser inéditos.
Os candidatos poderão concorrer apenas com um trabalho em cada categoria em língua portuguesa.
Os contos deverão ser de, no máximo, três laudas.
Os poemas deverão ser de, no máximo, 30 linhas.
Os sonetos serão julgados à parte.
Os trabalhos deverão ser digitados em Times, tamanho 12, espaço 1,5, em três vias e enviados

Regulamento e ficha de Inscrição

Inscrições até 30 de junho

Válido para residentes do estado do RJ e maiores de 16 anos. Não é necessário ter nascido no Rio de Janeiro.

Prêmio:
Investimento na formação dos 20 autores selecionados através de minicursos, palestras, e mentorias individuais (para a reescrita do conto inscrito).

Todas as atividades são online.

Ao final de todo o processo, os 20 contos serão publicados em uma antologia.

Regulamento e ficha de Inscrição

O concurso tem por finalidades a promoção e a divulgação da trova, a descoberta de talentos e o incentivo à escrita.

Regulamento e ficha de Inscrição

Projeto Literário “Trechos de Poesias”
O projeto literário “Trechos de Poesias” tem como intuito difundir e incentivar a arte literária através de trechos poéticos de artistas do Brasil sem nenhum ônus para os participantes.
* O projeto se propõe a publicar Trechos de Poesias levando em consideração a sua relevância e beleza poética e que estejam de acordo com o tema do evento.
* O tema é AMOR, porém caso haja ofensa à cor, raça, manifestações políticas e religiosas de foro preconceituoso, assim como apologia ao crime, drogas e afins, o autor será automaticamente desclassificado.
* As análises serão feitas por escritores da Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA) que levarão em consideração o rigor ortográfico, a adequação ao tema e as regras contidas neste edital.
Obs: a comissão julgadora não terá acesso aos nomes dos inscritos, receberá apenas os textos que serão numerados como forma de identificação.
* As premiações:
– 1° colocado:
*Certificado impresso com a devida colocação;
* A obra “Delicadezas” (Conceição Maciel);
* A obra “O Laço e o Compasso” (Paulo Vasconcellos);
* E-book contendo os poemas dos participantes do concurso.
– 2° colocado:
*Certificado impresso com a devida colocação;
* Antologia da ACLA “Poematizando”;
* E-book contendo os poemas dos participantes do concurso.
– 3° colocado:
*Certificado impresso com a devida colocação;
* Antologia da ACLA “Poematizando”;
* E-book contendo os poemas dos participantes do concurso.
* Do 4° ao 20°classificados: Certificado Digital de Honra ao Mérito;
* E-book contendo os poemas dos participantes do concurso.

 Drusa Editorial é uma editora nacional criada para dar suporte, oportunidade para escritores desconhecidos e/ou iniciantes poderem ser publicados. Com nossa premissa, vamos iniciar o ano com uma chamada especial para livros de escritores iniciantes, ou seja, nunca publicados por alguma editora. O nosso projeto irá oferecer copidesque, mentoria, e publicação tradicional. Nosso contrato terá duração de 2 anos, e oferecemos 8% do preço de capa. Os livros serão publicados em formato ebook e físico, sendo eles vendidos em nossa loja virtual, marketplaces como amazon, americanas, whatsapp, facebook e outros. Além de contarmos com parcerias que auxiliarão no marketing do livro e do autor.

SELEÇÃO DE CONTOS JUVENIS que farão parte do PRÊMIO PHILIA – COLETÂNEA EU LEIO UM CONTO – 2022, livro em formato impresso da Editora Philia.

A União Brasileira de Trovadores, Seção de Caxias do Sul, promove o VIII Concurso Nacional de Trovas, sendo regido pelo seguinte,

Regulamento e ficha de Inscrição

O Concurso Literário Mansueto Bernardi, desde sua primeira edição em 1994, tem como objetivo revelar obras inéditas de autores, independente de terem ou não, vínculo com o município de Veranópolis.
Em 2022, na sua 20ª edição, o concurso abrangerá a modalidade conto, com o tema “Contos na Vila Bernardi”, sendo dividido em quatro categorias: Infantil, Juvenil, Adulta e Maturidade. Características como originalidade, correção linguística e criatividade são os critérios que os jurados, com renome literário, irão analisar.
Para participar é preciso seguir as orientações descritas no regulamento. Os candidatos deverão remeter seus trabalhos pelo correio ou entregá-los, impreterivelmente, até o dia 12 de agosto, na Biblioteca Pública Mansueto Bernardi.
A divulgação dos premiados será através dos meios de comunicação da Biblioteca Pública. Já a entrega da premiação acontecerá no dia 10 de novembro, em local a ser divulgado.

O Município de Vila Viçosa organiza, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o objetivo de homenagear a vida e a obra da poetisa calipolense, bem como de promover e premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da poesia e da ficção, independentemente da nacionalidade do autor.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou aprovar a realização do Prémio Literário Florbela Espanca em 2022, na modalidade de Poesia.

Os trabalhos a apresentar devem ser assinados com pseudónimo, dactilografados a dois espaços e impressos em papel formato A4. Os cinco exemplares devem ser entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa, sita na Praça da República, até às 16 horas do dia 15 de setembro de 2022.

A obra premiada será editada com a chancela da autarquia numa tiragem de 500 exemplares e o autor receberá um prémio no valor de 2.500 euros.

 

Ele é brumadinense desde 1993. Valdir de Castro Oliveira é jornalista, Professor, escritor, mestre em Sociologia, doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo – USP -, especialista em comunicação, mobilização e participação popular, além de diversas especializações Brasil e América Latina afora. Fez carreira docente na área de Comunicação da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais -, PUC Minas e no Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências e Inovação Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), onde orientou muitas pesquisas de mestrado e de doutorado.

É autor do livro de poemas “Réquiem para o Inhotim” (All Print Editora, 2010, 191 pgs.), do livro “Os alicerces da Utopia – Saúde e Cidadania no SUS de Brumadinho” (1996), e co-autor de “Políticas de Controle do HIV/AIDS no Brasil e em Moçambique” (Editora Fiocruz, 2016, 235 pgs), dentre outros escritos em revistas da área de saúde, como Interface, Reciis, Ciência e Saúde Coletiva, Organicom e tantas outras, mas também em muitos capítulos de livros, além de textos que constam da Biblioteca do Ministério da Saúde. “Uma grande pesquisa que ele realizou sobre a comunicação nos conselhos de saúde se tornou referência incontornável para quem se interessa pelo tema. Também pensou teoricamente sobre modelos de comunicação e aprofundou a reflexão sobre conceito de mediação” (homenagem do PPGICS – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde, da Fiocruz, 2022). Ao PPGICS da Fiocruz, Valdir presenteou sua vasta e importante biblioteca. São 998 livros e 179 itens de periódicos. “Uma preciosidade que atesta a importância que ele atribui ao PPGICS”, confiando a ele “seu tesouro”.

 

Seleção Permanente

Veja alguns concursos literários permanentes, ou seja, concursos que você pode enviar durante todo o ano ou em diversas datas conforme regulamento.

A Revista Dragão Brasil é uma publicação voltada para a cultura geek e RPG.
 
A Revista Maçã do Amor é uma publicação digital cujo objetivo é divulgar e unir artistas de escrita e artes visuais, valorizando e expondo a arte nacional.
A Revista é publicada em formato digital e o conteúdo é disponibilizado em todos os canais de distribuição da Revista gratuitamente.
 
O Podcast de poesias declamadas Toma Aí Um Poema tem como objetivo principal declamar o máximo possível de poemas: sejam eles nacionais, estrangeiros, novos autores, autores consagrados, eróticos, infantis, músicas, cordel, sátira, ou de qualquer ordem.
 
O projeto lançou um edital fixo para a recepção de obras.
E também conta com outros dois editais permanentes: Radar e Lambe aí: Poesia na Cidade.
A Revista SerEsta é uma criação de um grupo de amigos apaixonados pela arte e tem a finalidade de homenagear figuras proeminentes da literatura. A oitava edição foi publicada virtualmente em novembro de 2021 e contemplou o escritor Carlos Drummond de Andrade. Nesse sentido, o objetivo do presente concurso literário é estimular a produção do público em geral de textos e ilustrações sobre “A vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade”, a serem publicados no Suplemento da oitava edição da revista, prevista para abril do corrente ano.
A Revista D-ARTE , surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.
Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.
Nosso objetivo é de maneira democrática, manter este espaço aberto, como forma de comunicação, entre artistas, obras e público.

O Jirau de Histórias é o espaço da palavra, da linguagem em constante movimento, pulsação de sentimentos, do tempo-infinito-agora em expansão, num baú de lugares favoritos e proibidos.

A revista digital Travessa em Três Tempos é um projeto independente que recebe contos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, artigos, fragmentos e textos reflexivos.

Coletivo Cultural Porto 22 criou para servir de ponto de encontro entre os apaixonados por literatura, música, fotografia e outras formas de expressão e arte. Aqui você vai encontrar informações sobre as ações culturais promovidas pela Porto 22 e pessoas interessantes dispostas a fazer trocas de experiências, opiniões e dicas culturais. Estamos sempre abertos às suas contribuições, sugestões e críticas ao nosso trabalho, que tem como objetivo abrir um espaço democrático de produção e divulgação de novos criadores. Sejam todos bem-vindos! 

O Blog EntreContos é um espaço dedicado à literatura, com postagens periódicas de contos e resenhas de autores diversos.
 
Promove também Desafios Literários sobre temas variados com prêmios aos primeiros colocados, além da publicação dos contos vencedores em antologias.

Link de Acesso

Link de Acesso

A Revista Fluxos é um espaço de reflexão e debate sobre temas diversos, com foco em Arte e Literatura. Ela é, por enquanto, exclusivamente virtual e está à disposição no blog A Liter Ação, com uma tiragem trimestral e totalmente gratuita.

Link de Acesso

ENTREVERBO é um coletivo de artes integradas que visa promover a poesia em suas mais diversas formas de expressão.
O coletivo edita a revista ENTREVERBO, produz o SARAU ENTREVERBO, e participa de eventos literários e culturais.

Link de Acesso

A Alcateia é uma iniciativa de escritores e amantes da literatura (em todas as suas formas) para tornar a escrita uma experiência menos solitária. Acreditamos que, por mais que cada escritor tenha o próprio processo e o próprio estilo, a produção textual pode ser, de certa forma, uma experiência coletiva. Para isso, abrimos espaço para um diálogo entre escritores e para o compartilhamento de vivências e opiniões sobre escrever, ler e viver o mundo literário.

A revista, publicada a cada dois meses e disponível para leitura online gratuita, contém textos sobre processo criativo na escrita, narrativas diversas, leitura e tudo que se relaciona a esses tópicos. A revista traz também contos e poesia originais submetidos por leitores de todo o país.

Link de Acesso

O concurso mensal Rocket Pages foi desenhado com o propósito de estimular a criatividade e a produção literária de novos autores, remunerá-los pela qualidade de seus trabalhos e dar a eles a oportunidade de publicação no
Anuário Rocket Pages.

Link de Acesso

A Subtextos é uma revista digital especializada em contos.

Link de Acesso

A Revista D-ARTE Londrina, surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.

Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.

Link de Acesso

Uma revista bimensal exclusivamente digital de fantasia, ficção científica e horror. A revista traz o melhor destes três gêneros da literatura fantástica em colunas e conteúdos singulares, desde entrevistas com autores a novidades da editora.

Link de Acesso

A Literomancia publica trimestralmente contos, críticas, ensaios, quadrinhos, mangás e ilustrações.

Editais:

O Jornal RelevO é um impresso mensal de cultura, sobretudo de literatura.

O RelevO está sempre aberto ao envio de contos, poesias, ensaios, resenhas e artigos. Não há restrição quanto ao tema, mas cada texto deve conter no máximo oito mil caracteres.

Informações de publicação

A Revista Cultural Traços nasceu com a proposta de ser online, gratuita e multilinguagem, com edições bimestrais.
 

Informações de publicação

O objetivo primeiro é incentivar a escrita de poemas e, paralelamente, fazer com que alguns saiam das gavetas. A folhinha conta também com poetas conhecidos e editados que aceitaram participar da brincadeira. Em ultimíssimo caso é que se lança mão dos petracas, sheakespeares, bilaques, camões e pessoas da vida. Esses entram, com prazer também, quando não se consegue os trezentos e sessenta e seis necessários. Entretanto, os que estão na reserva são todos já considerados de domínio público e nas suas línguas originais.
 

Informações de publicação

A Revista LiteraLivre é uma publicação brasileira de periodicidade bimestral, com distribuição eletrônica em PDF e totalmente gratuita. Nossa missão principal é dar espaço aos escritores de todos os lugares, amadores ou profissionais, publicados ou não, que desejam divulgar seus escritos e mostrar seu talento de forma independente e livre.
 

Informações de publicação

O Desafio EntreMundos é um espaço para a literatura de gênero, voltado para contos de Ficção Científica, Fantasia, Horror e seus diversos subgêneros.

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Fim do Mundo. O conto deve se encaixar em algum dos gêneros citados acima.

 

Informações de publicação

A Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, foi fundada em 10 de agosto de 2017, pelo poeta Maroel Bispo, sendo um periódico digital de Literatura, de acesso gratuito, online e em PDF, vinculado à Divisão de Cultura da Associação Batista de Ação Social, com sede em Feira de Santana-BA.
Nossa proposta é ser um canal inovador de comunicação e divulgação do que vem se produzindo em termo de literatura em nosso querido Brasil, bem como no exterior. Buscamos ocupar nosso espaço para acolher e promover a produção literária brasileira, onde existem inúmeros escritores, poetas, cordelistas, que possuem suas produções de excelente qualidade, mas não têm a oportunidade de expressar sua capacidade criativa e seus talentos na arte da Literatura, seja pela falta de recursos financeiros para editar um livro impresso ou pela ausência de editoras interessadas em produzir seus textos.
Dessa forma, nossa revista surge nesse cenário, de braços abertos pra acolher esses operários das letras, sendo uma construção de várias mãos, com pessoas das mais variadas origens e, com isso, consolida-se, também, como um lugar virtual de socialização literária em nosso país e no exterior.

Informações de publicação

Somnium é uma publicação oficial do CLFC, Clube de Leitores de Ficção Científica. As chamadas para a revista são abertas a todos os interessados.

É o mais antigo fanzine brasileiro de FC publicado de forma ininterrupta, de 1986 até os dias de hoje, mesmo ressalvando a irregularidade que passou a fazer parte de sua trajetória, de meados dos anos 1990 em diante.

Informações de publicação

O site Escrita Selvagem não dispõem de nenhum favoritismo, vínculo e, muito menos com ganhos, com a publicação dos Concursos Literários aqui exibidos.

Por sua vez, toda e qualquer informação, reclamação e demais assuntos devem ser unicamente comunicados com as editoras/prestadores de serviços.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]