o que é uma antologia
Carreira Literária

O Que é Uma Antologia? Exemplos ​​e Dicas

Antologia é uma palavra bem conhecida dos escritores, sejam eles novos ou veteranos. Portanto, nesta postagem você vai conhecer mais sobre antologias, com exemplos e dicas para poder enviar sua história.

O que é uma antologia?

Uma antologia é a coleção de textos literárias de vários autores. Às vezes, pode se referir à coletânea de um único autor, por exemplo Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis, mas geralmente se refere a uma compilação de escritores diferentes.

Etimologia da palavra “Antologia”

O termo antologia é derivado das palavras gregas anthos, que significa flor e os sinônimos legein ou logia, que significam reunir ou coletar. Em outras palavras, uma antologia significa literalmente “uma coleta/coleção de flores”.

Podemos dizer que metaforicamente se refere a uma coleção de obras literárias mesmo no mundo dos gregos antigos, como evidenciado pela primeira obra antológica, Anthologia Graeca.

Por que participar de uma antologia?

Escrever para uma antologia permite que você tenha a oportunidade de ter seu trabalho publicado(em muitos casos com autores famosos) e também ser exposto a um público mais amplo. Em suma, é a porta de entrada de muitos autores iniciantes na sua carreira literária.

Pense que, não importa que tipo de gênero literário você se especialize, é muito provável que exista uma antologia em concursos literários que publique trabalhos do seu gênero.

Exemplos práticos ​​de antologias

Antologias se estendem por diversos temas, tipos de literária e outros subgêneros de contar histórias. Aqui estão quatro antologias incríveis:

  1. Anthologia Graeca: Esta coleção de escritos da Grécia Antiga é um dos primeiros exemplos da reunião do trabalho de vários autores. Esta coleção possui uma variedade de gêneros como: poemas, epigramas, sátiras e muito mais. É uma compilação incrível que permite entrar no mundo helenístico.
  2. A Norton Anthology of World Literature: Esta reúne histórias escritas por escritores chineses, árabes, espanhóis, portugueses, americanos, egípcios, África Ocidental e de muitos outros países e origens.
  3. Os Melhores Contos Ingleses : A série antológica reúne histórias dos mais expressivos mestres contistas da Inglaterra e Reino Unido.
  4. Melhores poemas João Cabral de Melo Neto: Uma coletânea de Antônio Carlos Secchin de toda a produção de João Cabral de Melo Neto, desde 1941 até 1984.

Dicas para criar uma antologia

Aqui estão três dicas que podem ser úteis se você deseja montar e publicar uma antologia:

  1. Decida sobre o tema principal. Embora algumas antologias sejam livres, a maioria reúne obras literárias em torno de uma única premissa. Por sua vez, os escritores podem ser da mesma região geográfica ou não, mas o foco da narrativa deve ser restringido no que você quer que sua antologia seja tematicamente produzida.
  2. Certifique-se de ter permissão. Caso você não seja uma editora, você precisa ter certeza de ter permissão para publicar todas as histórias que quiser. Algumas revistas literárias digitais, como a Mafagafo, publicam noveletas de fantasia e ficção científica sem fins lucrativos.
  3. Abrir chamado de envio. Você precisa gerar publicidade para conseguir que escritores contribuam para sua antologia, principalmente quando está começando. Portanto, invista nas redes sociais e sites de escritores para postar sua chamada para envios.

Passo a passo para montar sua própria antologia

Dicas para participar de uma Antologia

Confira essas três dicas de como contribuir com uma antologia e tenha mais garantias do seu texto ser aprovado:

  1. Encontre seu espaço. Podem exister mais antologias do que você é capaz de imaginar. Entretanto, mesmo que tenha um texto pronto, procure ler atentamente as diretrizes para submissão da sua história e considere se deve enviar seu texto, ou ainda, se deve reescrever para se adequar ao que está sendo solicitado.
  2. Destaque-se. Pense que você vai estar concorrendo com uma variedade de escritores talentosos possivelmente. Em suma, você deve se esforçar para escrever não apenas o que encaixe na antologia, mas também algo que pareça novo e diferente do que os jurados estão esperando.
  3. Lance sua história. Se existem diversas antologias para se inscrever, é claro que há muitas outras que se adequam ao tipo de escrita que você produz. Continue escrevendo e buscando nos círculos literários por aquelas que você terá mais chances, ao apostar em mais de uma, você terá ainda mais chances de ser selecionado.

Dica bônus: Não ser selecionado, pode ser frustante e desanimador. Entretanto, saiba que é algo normal, e antes de ficar chateado, entenda se você escreveu algo fora das diretrizes, ou se sua história poderia ser diferente do que escreveu. Os “não”, são as chances para você voltar, sentar na cadeira e reescrever sua história para sua melhor versão.


E você, já se escreveu em alguma antologia, ou nunca pensou na possiblidade? Particularmente já fiz parte de ao menos seis antologias durante meus primeiros anos como escritor e posso dizer que a experiência foi muito enriquecedora, não apenas por me ajudar a entender o que quero escrever, mas também para fazer amizades durante o caminho.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]