tecnica pomodoro na escrita criativa
Escrita Criativa

Técnica Pomodoro na Escrita Criativa

Você quer aprender a usar a Técnica Pomodoro para melhorar sua produtividade durante a escrita? Pois bem, vou te mostrar abaixo como você pode usar essa técnica e otimizar seu tempo para escrever com mais qualidade e concentração.

O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro foi criado pelo italiano Franceso Cirillo em 1980. O método tem como origem a necessidade do seu criador em melhorar seu gerenciamento de estudo, utilizando alternância de tempos de execução de tarefa e descansos, visando melhorar a produtividade e evitar a procrastinação.

Para nós escritores, essa técnica pode ajudar e muito em escapar dos bloqueios criativos e o medo da página em branco. Confesso que é um meio que utilizo para escrever e revisar meu livro, tendo me dado ótimos resultados.

Como a Técnica Pomodoro funciona?

A técnica é bem simples e você consegue aplicar em qualquer momento do seu dia. Inicialmente se realiza um esforço focado em uma única ação pelo tempo mínimo de 25 minutos, com direito ao fim em uma pausa de 5 minutos.

No primeiro momento você decidi qual ação vai fazer, se é ler um livro, escrever ou ainda revisar. Após concluir os primeiros 25 minutos de trabalho focado, descanse por 5 minutos e recomece o ciclo mais 3 vezes. Em suma, o ciclo ideal de um Pomodoro é de 4 tarefas e 3 descansos, sendo que caso queira iniciar um novo, é ideal descansar de 15 a 30 minutos.

Como você estará focando em escrever, vai acostumar seu cérebro a trabalhar, sabendo que terá uma pausa em dado momento. As pausas são importantes, pois fazem com que sua cabeça descanse e esteja mais disposta a dar continuidade na tarefa. Por sua vez, evita a procrastinação, pois não cansamos tão rápido graças as pausas e conseguimos retomar com muita mais disposição.

Passo a Passo da Técnica Pomodoro

Antes de mais nada, reserve um tempo do seu dia para fazer a técnica e tente ao máximo evitar distrações. Sei que muitas pessoas tem filhos e não conseguem um tempo apenas para si, mas não desista e continue o máximo que for possível.

  1. Planejamento: Defina o que você vai escrever, se é um conto, um poema ou um romance. Você também pode planejar escrever nesse tempo, revisar ou ainda ler o texto diversas vezes em busca de erros.
  2. Organize seu espaço: Reserve um local onde você possa se sentir confortável e sem acesso a celular, televisão e demais itens que possam te tirar a concentração. Caso for escrever em caderno, use apenas os materiais necessários e se for usar o notebook, feche tudo que for desnecessário.
  3. Marque o início da tarefa: Use um app de Pomodoro para celular, ou ainda use um timer comum de cozinha para marcar o tempo da tarefa. Particularmente gosto mais de usar app, pois acho o timer muito barulhento.
  4. O primeiro descanso: Respeita as pausas e independente de ter tomado ritmo, descanse para que sua cabeça possa se recuperar do esforço e retornar com mais qualidade. Levante, tome uma água e respire com calma.
  5. Retome a tarefa de onde parou: Após o intervalo é hora de manter o foco novamente na escrita. Continue escrevendo, sem se preocupar muito com detalhes, mas nada impede você de usar um Pomodoro para revisar seu texto.
  6. Descanse pela segunda vez: Ao final de mais um descanso, repita o processo duas vezes.
  7. Avalie o desempenho: É hora de ver quantas palavras ou páginas escreveu. Em conclusão, identifique se seu rendimento foi melhor com o método ou focando sem pausas. Além disso, tem pessoas que preferem aumentar o tempo de 25 para 30 minutos, por isso avalie conforme sua rotina quanto tempo você quer trabalhar e respeite sempre as pausas.

Infográfico da Técnica Pomodoro para Escritores.

Gostou? Me diga se você já tentou essa técnica de escrita e como ela está te ajudando a escrever muito mais. Aqui no Escrita Selvagem, sempre estou buscando trazer mais conhecimento e ideias para você escritor conseguir aprimorar ainda mais a sua escrita.

Quem criou a Técnica Pomodoro?

Técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo em 1980. Sua ideia era criar um método de gerenciamento de tempo para otimizar sua produtividade nos estudos.

Como funciona o método Pomodoro?

A técnica Pomodoro consiste em um tempo no qual você pode realizar uma tarefa. Cada Pomodoro é dividido em quatro Pomodoris, sendo estes 25 minutos focados e 5 minutos de descanso.

O que significa Pomodoro?

O nome da técnica é referência aos cronômetros de cozinha muito comuns na Itália. Pomodoro em italiano significa tomate.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.