ghostwriter
Carreira Literária

Ghostwriter: o que é e o que eles podem fazer por você?

Um ghostwriter é aquele profissional que escreve algo do qual será creditado para outra pessoa. Por sua vez, podem ser livros de memórias, textos das redes sociais de celebridades, cartas, artigos para blog e produção de conteúdo de modo geral. Ainda assim, o ghostwriter pode encabeçar um projeto sozinho ou trabalhar em colaboração com o autor.

Neste artigo, vamos encarar o sobrenatural para saber mais sobre o que faz o escritor fantasma e o que seu trabalho pode fazer por nos escritores.

Escritores fantasmas trabalham em projetos creditados a outras pessoas

Não confunda ghostwriter com autores que optam por publicar seus trabalhos de forma anonima, usando pseudônimos ou trabalham em equipe com outro co-escritor em que todos são creditados. Por sua vez, como o nome indica, os escritores fantasmas trabalham longe dos holofotes para criar e dar vida aos mundos de outras pessoas.

Se você não tem tempo ou habilidades para escrever um livro, um artigo para blog ou qualquer outro trabalho escrito, a contratação de um escritor fantasma, aquele que tem habilidades de escrita, será essencial para transformar suas ideias em realidade.

Normalmente, os leitores não sabem o envolvimento de um ghostwriter em um projeto de livro. Isso pode parecer suspeito, mas na verdade é algo bem simples se você pensar que:

  • A parte A traz as ideias e o conhecimento; e
  • A Parte B transforma tudo em palavras sem levar crédito pelo trabalho final. 

As condutas e ética do Ghostwriter

Não se preocupe com a ética na hora de contratar um escritor fantasma, veja o exemplo abaixo.

Vamos dizer que você comprou um livro e talvez acredite que o autor escreveu, sem saber que um ghostwriter foi o responsável. Você se sentiria enganado? A resposta depende de dois pontos:

  1. A intenção do autor creditado; e
  2. O impacto nos leitores.

Digamos que você tenha um familiar com uma história de vida fascinante, mas o mesmo tem dificuldades de organizar seus pensamentos e focar no assunto. Para solucionar este problema, ele pode contratar um ghostwriter para ajudar a dar vida as suas experiências.

Neste caso, o autor quer compartilhar suas vivências e sabedorias adquiridas, esta que o ghostwriter não possui, mas que será utilizada para ajudar a construir seu enredo. E se nós leitores recebemos as informações valiosas e bem pesquisadas, tanto nós como o autor e escritor fantasma, saímos de consciência tranquila.

Por outro lado, é antiético se você deseja contrata um profissional destes com a experiência que você não tem para escrever seu livro. Afinal, você vai gerar autoridade de algo que está fingindo ter conhecimento e esse erro pode custar sua imagem.

Os ghostwriters se importam em não receber dinheiro?

Nem um pouco, na verdade existem muitos autores que começaram como ghostwriters, ou os são ainda hoje, e estão perfeitamente satisfeitos com seus trabalhos. A colaboração de um ghostwriter com um autor é muito benéfica, e ajuda inúmeras pessoas a cumprir metas ou sonhos de publicação.

Os escritores fantasmas terminam seus projetos e são bem remunerados pelo seu trabalho, assim como qualquer profissional freelancer de produção de conteúdo. Agora, o fato é que não receber crédito pela publicação, não afeta os ganhos deste tipo de trabalho.

Na verdade, muitos escritores ganham dinheiro trabalhando dessa maneira, podendo aprender muito com aqueles que os estão contratando. Além disso, ser ghostwriter não é empecilho para eles mesmos seguirem suas próprias carreiras literárias.

Portanto, a contratação de um ghostwriter é uma escolha óbvia se você tiver inspirações para compartilhar com outros, mas não possui habilidades para transforma-las em palavras.

Escritores capazes de trazer histórias de outros ao mundo

Ghostwriters trazem nossas histórias e experiências para as páginas, tanto na ficção quanto na não-ficção. Além disso, ninguém conhece suas história melhor do que você, mas caso não tenha o know-how para amarrar bem sua trama, pode ter leitores insatisfeitos com seu trabalho finalizado.

Muitas celebridades encomendam pelas editoras o trabalho desses escritores, mas não somente, como também contratam estes profissionais para falar e agir como eles nas ruas redes socias. Por exemplo, você realmente acredita que aquela sua cantora famosa ou aquele BBB, teve tempo de sentar e escrever seu próprio livro? Pense de novo! Raramente são estas pessoas que o fazem, boa parte da mídia utiliza o trabalho de um ghostwriter e você nem sabe.

Eles são camaleões de estilo

Um bom ghostwriter é capaz de adaptar suas habilidades de escrita para atender às mais diversas propostas de projetos de livros. Embora seja seu foco entrar na mente do cliente, podem também agir como conselheiros sobre questões de conteúdo e estilo quando necessário e trabalham em colaboração com os autores para garantir uniformidade.

Para atender a demanda, as editoras podem contratar vários ghostwriters para produzir livros em série de um único autor. Não somente, mas quando um autor falecido deixa pilhas e pilhas de trabalhos inéditos, os editores podem adquirir esses trabalhos e entregar o legado do autor para que os ghostwriter terminem o seu trabalho.

Eles também podem escrever conteúdos menores

Além de transformar suas inspirações e ideias em livros, os ghostwriters podem ajudá-lo a escrever conteúdos para seu blog ou outros formatos curtos de escrita, como:

Blogs e redes sociais 

Uma fonte em ascensão de trabalhos. Em suma, um figura pública ou empresas sempre terão ghostwriters dedicados em produzir conteúdos em seu nome, pesquisando e planejando inúmeras postagens sobre assuntos que vão atrair seu público.

Este é provavelmente o meio de trabalha mais comum para esses escritores, pois nem sempre são seus nomes que são creditados. Além disso, muitos ghostwriters que atuam nessa área também aprendem sobre copywriting para produzirem textos chamativos e que cooperem para trazer mais clientes para as empresas.

Discursos

Outra área onde os ghostwriters se destacam é na escrita de discursos. Ghostwriters são uma dádiva para quem não tem tempo ou habilidade para criar um discurso memorável.

Como contratar um Ghostwriter?

Os Ghostwriters não costumam ficar muito em evidência, veja bem, como seu nome sugere, são profissionais que trabalham nas sombras e estão sempre nos bastidores. Por outro lado, uma pesquisa na internet é capaz de descobrir diversos sites ou profissionais que atuam abertamente na área e prestam o serviço que você está procurando.

Ainda assim, você pode entrar em contato com editores e pedir indicações desses profissionais, desta forma a confiança do trabalho é ainda mais elevada, pois virá como indicação.


Se você tem uma história que precisa ser contada, mas precisa de uma pequena ajuda no caminho, não hesite em procurar os serviços inestimáveis de um escritor fantasma e leve suas história em uma nova direção.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.