habilidades de copywriting como melhorar vendas
Marketing Para Escritores

Habilidades de Copywriting: como melhorar as vendas de livros

Você já parou para pensar o que seriam habilidades de copywriting? Como autor, passei boa parte dos últimos anos trabalhando em escrever o maior número possível de palavras para atingir minha meta diária.

Eu aprendi como escrever, criar personagens, criação de mundos, diálogos e mais um pouco sobre como usar o disse, ou não usá-lo nos meus diálogos. Então, escrever uma mensagem curta, ágil e intrigante, onda cada palavra e caractere conta, parece um local distante do que tenho me esforçado tanto.

Serei justo, é preciso persistência para melhorar nossas habilidades de redação, ou copywriting e, como resultado, existem muitos redatores por aí que cobram quantias imensas para criar algumas linhas bem escritas.

Então, como um autor independente, por que essa habilidade é tão importante?

Bem, a resposta é bastante simples, você passa meses e até anos se dedicando a sua obra-prima e, em seguida, quinze minutos após está jogando uma sinopse qualquer ou um anúncio no Instagram mal escrito. Em suma, esse é o calcanhar de Aquiles de muitos escritores.

O resultado disso pode converter em vendas ruins, taxas baixas de conversão e leitores que vão ignorar seu anúncio. Portanto, as únicas duas coisas que seu leitor poder ver imediatamente são sua capa e a sinopse do seu livro, mas você opta por economizar justa nelas.

Entendo que somos escritores, bem antes de ser vendedores, isso se você não for da área de marketing. Todavia, essa habilidade pode parecer difícil de conseguir, mas não precisa ser assim e é algo que você pode aprender e que vai te ajudar a vender mais livros e com mais qualidade.

Como posso aprender a escrever copy?

Bem, existem alguns recursos que considero inestimáveis e ​​que vou compartilhar com você como leituras quase que obrigatórias. Em primeiro lugar, recomendo que você conheça o livro de Paulo Maccedo, Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano. Este é tão bem elaborado, que foi separado em dois volumes com toda a experiência de vida do autor fazendo copy. Outra joia rara é COPYWRITING – As 10 chaves para escrever o anúncio perfeito por Faustino Gómez Valero. Isso lhe dá uma introdução fantástica no copy, além de ser curtinho, dá pra aprender bastante coisa, se o mundo do copy ainda não lhe é familiar.

Habilidades de Copywriting podem ser adquiridas ao:

  • Entender que menos é mais, reduza suas palavras o máximo possível, quanto mais curtas, melhor.
  • Use um dicionário de sinônimos e faça com que cada palavra transborde com significado.
  • Varie frases curtas e longas.
  • Leia sua copy em voz alta, soa bem? Pense no ritmo das palavras e se fica tudo claro.
  • Termine sua copy em um cliffhanger. Você quer que as pessoas comprem seu livro? Tem que dar um gosto por quero mais.
  • Pratique, pratique e pratique.
  • Reescrever, reescrever e reescrever, pois a primeira versão nunca fica boa.
  • Acabe com um CTA, um chamado para ação.
  • Use gatilhos mentais, são os melhores amigos de qualquer escritor.

Exemplo de copywriting

habilidades de copywriting na visão do evernote como exemplo

Talvez se você não conhecer o Evernote, provavelmente com esse copy deles logo na Home, já sabe exatamente em poucos palavras, para que serve, suas principais aplicações e por onde começar. À princípio, como autores precisamos em alguns casos resumir nossos livro a ponto de convencer o leitor de sua aquisição.

habilidades de copywriting na visão do livro torto arado na amazon

Está na sinopse acima um uso incrível de copy para livros. Em resumo, logo nas primeiras linhas do livro Torto Arado, do Itamar Vieira Junior, temos elementos que exploram um pouco sobre a trama, dando mais profundidade e conquistando os leitores mais atentos sobre o estilo e elementos da trama.

Tenha certeza que a primeira impressão é a que vale, se você puder não apenas no primeiro capítulo, mas também nas primeiras linhas da sua sinopse, conquistar o coração do seu leitor, qualquer venda fica ainda mais fácil.


Espero que esse artigo tenha sido de alguma útil para você. Por favor, sinta-se à vontade para me escrever aqui nos comentários sobre suas dúvidas quanto a copywriting.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.