metodo zettelkasten anotacoes inteligentes
Escrita Criativa

Método Zettelkasten: Como Fazer Anotações Inteligentes

O método Zettelkasten é uma das muitas opções que você escritor pode usar para reter informação e usar conforme necessidade.

Nem sempre quando estamos escrevendo um livro ou em planejamento, conseguimos usar determinada ideia. Portanto, tomamos notas para nos lembrarmos posteriormente.

Bem conhecido por estudantes, o método ajuda a passar em provas ou concursos, por fazerem diversas anotações para mandar bem na avaliação.

Particularmente, sou do grupo que escreve tudo em cadernos ou computador e depois sofre para encontrar suas anotações. No final, precisava ler tudo que tinha anotado e identificar o que precisava.

Afinal, Por que nós escritores não podemos então usar o método de anotar e otimizar nosso planejamento de livro?

A importância de tomar notas

Fazer notas corretamente é valioso para aproveitar ao máximo ideias ainda não utilizadas dos nossos livros atuais, ou até mesmo dos futuros.

Você pode ter um caderno e anotar tudo, mas as vezes é complicado pegá-lo e identificar a anotação exata que precisa. Aliais, confiar em nossa memória não funciona todas as vezes.

Então, por meio do método Zettelkasten, podemos ajudar nossa memória e organização, além do uso de cadernos, gravações e afins que você possa estar utilizando.

Portanto, esse método de notas inteligentes pode incrementar suas anotações e construir um depósito fantástico de conteúdos para consultar rapidamente.

Se preferir usar o bom e velho caderno, ou até mesmo folhas A4 e armazenar em pastas, acesse meu outro artigo sobre o Método Cornell, e descubra como fazer resumos que otimizam suas anotações.

Entretanto, se você está mais próximo do uso de anotações no computador, o método Zettelkasten foi feito para você. Saiba quê, esse método se baseia em criar fichas catalográficas, armazenando e resgatando com praticidade.

Então, se você quer aprender sobre o método, vamos ao mesmo.

O método Zettelkasten

O método foi criado por Niklas Luhmann, sociólogo e pensador alemão, que em vida escreveu mais de 70 livros e quase 400 artigos acadêmicos.

Sua interessante carreira em vida foi construída por conseguir utilizar o método de anotações inteligentes, organizar ideias e facilitar sua procura.

Não somente, mas segundo Niklas, o método o ajudava a evitar a procrastinação.

Em tradução direta, Zettelkasten significa, caixa de anotação, mas pode também ser traduzido como pequenas caixas que guardavam as fichas catalográficas(as zettels).

imagem de caixas catalograficas sem tema aparente
Imagem de caixas catalográficas

Qual a lógica do método Zettel?

Cada anotação completa, mesmo que curta ou mais extensa, deve ser independente e ter ligação direta com as demais do mesmo tema. É fundamental que cada anotação esteja interligada de forma clara, se não perde-se o foco.

A interligação das notas podem ser relacionadas de diversas formas.

Notas Numeradas

Cada cartão tem um número, baseando-se em uma hierarquia clara e de fácil identificação.

A primeira nota pode começar com, o 1, caso a próxima seja outro assunto, o número 2, mas se houver extensão da anotação do número 1, crie algo como 1a e como achar interessante.

Notas Segmentadas

Nada impede de adicionar letras como mostrado anteriormente, então caso esteja fazendo manualmente, aposte em nomes para as notas baseados em acontecimento, capítulos, ideias de diálogos e assim por diante, veja exemplo:

  • Cap/01
  • Cap/02
  • Cap/01/Cena1
  • Cap/02/Diálogo1

Notas Conectadas

Outra forma é criar interligações entre os cartões. Como exemplo, ao final de cada anotação, inclua algum dado sobre qual outro cartão este se relaciona, como se fosse uma nota de rodapé.

Notas Inteligentes para Escritores

A ideia aqui é você construir uma categorização de anotações e ir moldando as mesmas em segmentos próprios. Você pode, separar por capítulos, cenas, diálogos, descrição de personagens, de lugares e objetos, sendo que não há limite para sua criatividade.

Então você abre quase como uma pasta de diálogos entre protagonista e antagonista, depois toma nota de afrontamentos e discursos. Não somente, mas essa nota seria a 1 e cada um dos afrontamentos uma nota em hierarquia subordinada à 1, ou seja: 1a, 1b, 1c e 1d.

Assim é capaz de realizar melhorias em cada anotação e entender a ordem que as mesmas foram realizadas, incluindo links que podem representar os capítulos em que ocorrem ou até mesmo informações que não deve esquecer em futuros capítulos.

Esse método é útil quando temos ideias para o final do livro ou criamos diálogos futuros e precisamos guardá-los para usar posteriormente. Em suma, gosto deste método pela facilidade de registrar todas as minhas ideias e poder separá-las dinamicamente.

Aplicativos para o Método Zettelkasten

Com a tecnologia podemos criar anotações de forma prática e rápida. Tal qual, aplicativos como o Evernote, Notion e OneNote podem ser utilizados para organizar suas anotações, mesmo que necessitem de certos ajustes e um melhor estudo de todas as suas funções.

Porém, muitos dizem que estes aplicativos não foram feitos para o método, entretanto o importante é que funcione para você escritor e que ajude no planejamento do livro.

Agora, se deseja usar as ferramentas criadas especificamente para o método, vou listar abaixo as mais conhecidas como:

Obsidian a Melhor Escolha para o Zettelkasten

Escolhi o aplicativo Obsidian por suas vantagens, seja na edição de anotações. Por permitir usar hashtags como âncoras entre temas. E também pela sua ferramenta de busca, que me permiti encontrar termos e frases nas anotações.

Sua interface é bastante customizável e permiti um alto desempenho na organização das notas.

Exemplo de tela do Obsidian

Não somente, mas é possível visualizar todas as interligações das suas anotações e visualizar a expansão das suas ideias para cada tema.

mapa de conexões do obsidian

Ver essas imagens pode mostrar certa dificuldade, mas acredite, você vai conseguir ir se adaptar e aprender a usar a ferramenta que é bem intuitiva.

Em resumo, agora que você tem a teoria, basta escolher esta ou outra aplicação e organizar seu planejamento de livro com muito mais facilidade.


Então curtiu o conteúdo? Me fala aqui nos comentários.

Espero muito que o método Zettelkasten te ajude a melhorar a criação de anotações para seu processo de escrita e que consiga uma maior organização dentro do seu planejamento.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.