metodo cornell otimizando anotacoes
Escrita Criativa

Método Cornell: Otimizando Anotações

Tenho interesse por meios de melhorar minha escrita, o método de Cornell me surgiu como uma nova forma de aumentar a minha eficiência e dedicação.

Já apresentei em outro artigo sobre o método Zettelkasten, maneira de fazer anotações de forma inteligente, diferente do Cornell que usa de outra lógica para otimizar anotações e é mais simples de ser utilizado.

Acredito que todo escritor deseja melhorar não apenas sua escrita, mas quando acabamos tendo tantas ideias e não sabemos como organizar, é por meio desses métodos de anotações que potencializamos as mesmas e garantimos uma escrita fluída e prática.

Bom, vamos conhecer mais sobre o método então.

O que é o Método Cornell?

O método foi desenvolvido pelo professor Dr. Walter Pauk, da Universidade de Cornell, que dá nome ao método. À princípio, foi um sistema de tomar notas das aulas e palestras, com intenção de revisá-las e assim melhorar a absorção do conteúdo.

Não somente, mas ao usar o método Cornell as notas tomam clara organização e dão maior dinamismo no momento da escrita.

O método Cornell é uma técnica para resumir conteúdos. Em suma, você só precisa dividir uma folha de papel em três seções, cada uma destas destinada a um objetivo, como pode ver abaixo:

metodo cornell template escrita selvagem 1

Como pode perceber é um método até que simples, basta uma folha de papel, mas também pode usar um caderno, já que é necessário apenas segmentar em três áreas.

Como fazer o Método Cornell?

Pode perceber que essas três segmentações, que chamei de tópicos principais, notas e resumo, são bem práticas de fazer e você pode usar a folha tanto na horizontal como na vertical.

Antes de começar a construir sua folha, marque a data e o assunto. À principio, essa organização que não é obrigatória é claro, pode te ajudar a identificar a origem da anotação e quando a mesma foi criada.

Após desenhar as linhas, vamos falar de cada uma dessas separações abaixo:

  • Tópicos principais – Na coluna da esquerda, escreve as principais palavras que remetam ao seu assunto de forma clara e sem muito detalhamento.
  • Notas – Na coluna superior direita, faça anotações dos tópicos com informações importantes, acrescentando dúvidas ou respostas se julgar necessário.
  • Resumo – Na coluna inferior direita, faça um resumo do seu assunto, como se estivesse explicando para outra pessoa.

Após Otimizar suas Anotações

Agora basta organizar seu conteúdo, ou se usou um caderno, aposte em marcadores coloridos. Não somente, mas monte cada nota em ordem se possível, como um planejamento de cada capítulo, por exemplo.

Este método me permiti criar as principais informações dos meus capítulos e de quebra, ainda consigo montar fichas de personagens sem dificuldade.

Com as folhas, posso revisar sempre que desejar minhas ideias, consultando e evitando o famoso bloqueio criativo e ainda amarrando melhor todo meu projeto de livro.

Pode ser que você não se identifique com o método Cornell, mas existem muitos outros meios de otimizar a nossa escrita e quero trazer cada um aqui no site do Escrita Selvagem.

Me conta se gostou deste conteúdo aqui nos comentários e se o método funcionou para você.

Um abraço e bons escritos!

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.