
Como Escrever o Posfácio de um Livro?
Vamos falar de como escrever o posfácio de um livro, além de entender um pouco mais desse recurso literários e suas especificações? Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é e como eventualmente é construído afinal.
O que é posfácio?
É um explicativo adicionado no final do livro, com a intenção de entregar uma opinião, conclusão e transmitir uma última mensagem ao leitor. Entretanto, sua criação segue como uma parte adicional do livro, não tendo missão de finalizar a história, sendo essa a função do epílogo.
Quem escreve o posfácio pode ser o próprio autor, ou ainda algum especialista ou outros agentes. Em suma, é empregado quando se faz necessário adicionar mais informação a obra, para um encerramento e melhor entendimento do conteúdo do livro.
Como fazer um posfácio?
Entenda que a criação de um posfácio, não deve se estender muito, pois o seu leitor acabou de finalizar o livro e está na fase de apreciação da leitura. Portanto, as vezes um posfácio pode acabar com a experiência da obra, coisa que nenhum autor deseja.
De forma prática, podem ser páginas que contemplem um apêndice, glossário, bibliografia, índice e outras informações relevantes. Por sua vez, como é algo opcional e nem sempre utilizado, deve ser incluído perante sua relevância ao enredo.
Como exemplo, nos livros do Rick Riordan, o posfácio tem a função de retornar nomes de deuses, lugares ou objetos, que foram vistos durante a leitura, mas podem não ter sido entendidos pelo leitor. Além disso, também se torna um meio de consulta ao leitor, que precisa lembrar o significado de terminado nome de pessoa ou objeto.
Então, consegui tirar suas dúvidas sobre Posfácio e quais seus principais usos e aplicações?
Me conta aqui nos comentários se você quer ler mais conteúdos assim no site do Escrita Selvagem. Vamos ajudar a comunidade brasileira de autores e crescer juntos!
Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!

