comk fazer epilogo
Como Escrever Um Livro

Como Fazer o Epílogo de um Livro?

Decidiu usar esse recurso, mas ainda não sabe como fazer o epílogo do seu livro? Pois bem, neste artigo vou te ajuda a entender como escrever um epílogo assertivo e eficiente.

Muitos autores criam historias em que o desfecho não é capaz de entregar um final satisfatório, ou que preencham alguma determinada lacuna. As vezes é entender o futuro dos personagens, conhecer um pouco mais do que ocorreu após o desfecho ou criar um criffhanger para o próximo livro.

É nessa necessidade que surge o epílogo de um livro, como um recurso literário que tem a intenção de dar um gostinho a mais depois da história. A princípio, você precisa entender sobre o que é o epílogo e quais sua função.

O que é epílogo?

O epílogo é o recurso literário oposto ao prólogo. Em suma, é a última parte do seu livro, com intenção de encerrar a narração, dando um desfecho verdadeiro. Além disso, por meio desse recurso você pode deixar todas as pontas soltas bem amarradas.

Dicas para escrever um epílogo:

  • O tamanho não importa, você pode escrever o epílogo com o tamanho que achar necessário, desde que entenda que o que for adicionar faz sentido.
  • Quer manter o mistério, o epílogo talvez não venha a te ajudar, se seu último capítulo entrega dúvidas e são propositais, fuja da criação de um epílogo.
  • Cuidado com o futuro da sua história, ao planejar um epílogo que fale do futuro dos personagens, tome cuidado para colocar fatos plausíveis com o desdobramento da história e não entregue apenas finais muito fáceis e simples.
  • Não seja óbvio, se for usar o recurso, pense que os eventos não podem ser previsíveis, você deve responder aos questionamentos e surpreender. Afinal, o epílogo de um livro tem a intenção de dar um último acalento ao seu leitor.
  • Não é porque você tem um prólogo que deva fazer um epílogo, isso é ilusório e a adição de um não não torna obrigatório o outro.

Consigo te ajudar com mais algum dúvida? Me escreve aqui nos comentários, pois suas dúvida pode ser a de outro autor.

Me conta também aqui nos comentários se você quer ler mais conteúdos assim no site do Escrita Selvagem. Vamos ajudar a comunidade brasileira de autores e crescer juntos!

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.