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Escrita Criativa

Story Circle: o círculo de histórias de Dan Harmon

O Story Circle de Dan Harmon é uma estrutura narrativa fundamental que escritores podem adotar para organizar e avaliar suas ideias para construção de histórias. Contar histórias é inerentemente humano, mas a maneira como estruturamos a narrativa diferencia uma boa história de uma excepcional.

Devido à vasta experiência de Dan Harmon em roteiro, o Story Circle tornou-se popular entre cineastas e escritores de programas e séries de TV. No entanto, sua aplicação não se limita a esses domínios, sendo benéfica para qualquer contador de histórias. Vamos explorar mais de perto essa estrutura narrativa, analisando os oito passos e discutindo sua utilidade no desenvolvimento da história e dos personagens.

O que é o Círculo de Histórias de Dan Harmon?

O Círculo de Histórias de Dan Harmon delineia a estrutura de uma narrativa em três atos, composta por oito pontos de trama denominados etapas. Ao seguir um protagonista que progride por essas etapas, cria-se um arco básico de personagem e o embrião de uma história.

Como usar o Círculo de Histórias de Dan Harmon?

Essa estrutura narrativa não é prescritiva, mas descritiva, fornecendo uma orientação sobre quando os pontos da trama devem ocorrer e a ordem em que o herói completa seu desenvolvimento. As oito etapas são:

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  1. Você é um personagem em sua zona de conforto
  2. A necessidade quer algo
  3. Vá! Então eles entram em uma situação desconhecida
  4. Luta à qual eles têm que se adaptar
  5. Encontre para conseguir o que deseja
  6. Sofram, mas precisam fazer um sacrifício
  7. Retornem antes de retornar à situação familiar
  8. Mudança tendo mudado fundamentalmente

Essas etapas são percorridas em um círculo, no sentido horário, representando a jornada do herói do meio-dia à meia-noite. O Círculo de Histórias descreve os três atos da seguinte forma:

  • Ato I: A ordem que você conhece
  • Ato II: Caos (de cabeça para baixo)
  • Ato III: A nova ordem

O Círculo de Histórias na teoria da estrutura da história

Essa estrutura circular não é uma invenção exclusiva de Dan Harmon, mas uma simplificação da Jornada do Herói, um modelo de histórias que descreve as etapas de um herói em uma missão. A Jornada do Herói, o monomito de Joseph Campbell e outras teorias de estrutura narrativa influenciaram o desenvolvimento do Story Circle.

A jornada do herói

Dan Harmon dificilmente inventou a estrutura narrativa circular ou traçou a natureza cíclica das histórias na estrutura de três atos. Ele apenas simplificou a Jornada do Herói e a adaptou às suas próprias necessidades de roteiro. A jornada do herói é um modelo de histórias que descreve as etapas de um herói que embarca em uma missão ou aventura, que precisa passar por uma crise antes da vitória para emergir transformado. Embora o herói muitas vezes traga de volta um “elixir”, a solução para o seu “problema” inicial, é a sua mudança interior que lhes permite prevalecer na “nova ordem” em casa.

O monomito

O retorno expresso no círculo é essencial ao monomito , que é um conceito de mitologia descrito pelo escritor americano Joseph Campbell em O Herói de Mil Faces . O monomito vê estruturas narrativas comuns em todos os grandes mitos. Campbell nomeia os três atos : Partida , Iniciação e Retorno , e traça a Jornada do Herói em 17 etapas. O executivo de Hollywood e roteirista da Disney, Christopher Vogler, reduziu o número para 12 etapas em A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores.

Simplificação de passos no círculo

Curiosamente, o filólogo americano David Adams Leeming em 1981 e o roteirista e cineasta americano Phil Cousineau em 1990 usaram apenas oito etapas para a adaptação da Jornada do Herói. Dan Harmon desenvolveu seu Story Circle no final da década de 1990, quando estava preso em um projeto. Ele cita Christopher Vogler e o roteirista Syd Field como influências.

A jornada do herói no roteiro

A Jornada do Herói, o monomito e Joseph Campbell são populares no cinema de Hollywood. George Lucas usou o modelo para Star Wars , você pode ler a trilogia Matrix das Wachowskis como um extenso estudo em narrativa mitológica, e filmes da Pixar, como Procurando Nemo, exibem uma estrutura de história monomítica.

Jornada da Heroína

A Jornada da Heroína é um conceito narrativo que destaca a trajetória da protagonista feminina em uma história. Proposta como um contraponto à Jornada do Herói, essa estrutura enfatiza a jornada emocional, espiritual e muitas vezes coletiva da heroína. Desenvolvida por escritoras como Maureen Murdock, a Jornada da Heroína explora temas como autodescoberta, empoderamento e superação de desafios específicos ligados à experiência feminina. Este arco narrativo permite a construção de personagens femininas complexas e autênticas, destacando suas forças, fraquezas e transformações.

The Virgin Promise

The Virgin Promise, ou “A Promessa da Virgem”, é uma estrutura narrativa proposta por Kim Hudson. Diferente das abordagens tradicionais de arco de personagem, esta estrutura enfoca o desenvolvimento da protagonista feminina em histórias românticas. Em vez de centrar-se na busca por um parceiro, The Virgin Promise destaca o crescimento individual da heroína. Ela compromete-se consigo mesma, explorando sua identidade e amadurecendo emocionalmente antes de alcançar a verdadeira intimidade romântica. Essa abordagem subverte estereótipos e oferece uma perspectiva única sobre o papel das mulheres nas narrativas românticas.

Save The Cat!

O roteirista e autor Blake Snyder omitiu a estrutura circular em sua obra, mas seu livro Save the Cat! O último livro sobre roteiro que você precisará também pega a Jornada do Herói e a divide em 15 partes essenciais da história ou pontos da trama.

Pelo que mais Dan Harmon é conhecido?

Dan Harmon é um escritor, produtor e ator americano conhecido por trabalhar em séries como Community e Rick e Morty. O episódio “Never Ricking Morty” de Rick e Morty satiriza metaficcionalmente a estrutura narrativa. Harmon também é conhecido por criar e apresentar o podcast de comédia Harmontown e publicar o livro “Você será perfeito quando estiver morto”.

As 8 Etapas do Círculo de Histórias

Ao longo das histórias, existe um padrão recorrente composto por oito etapas fundamentais que constituem o círculo narrativo. Este processo reflete a jornada do protagonista, levando-o de uma zona de conforto inicial para um estado transformado. Inspirado no herói de Campbell, esse círculo representa uma mudança do equilíbrio inicial para o caos do segundo ato, culminando em uma transformação duradoura.

Essa narrativa cíclica revela a dinâmica entre ganhos e perdas dos personagens principais. Eles podem alcançar seus desejos, mas frequentemente perdem a estabilidade; podem perder em uma luta, mas acabam encontrando o que procuram. O preço pago por suas conquistas é alto, mas muitas vezes conseguem trazer algo valioso de volta para casa. A velha ordem não pode ser restaurada, mas eles emergem transformados para se ajustarem à nova realidade.

1. Uma zona de conforto

O ponto de partida é a introdução do herói em seu ambiente familiar, uma representação do “antes”. Aqui, a “zona de conforto” não implica perfeição, mas sim um status quo ao qual o personagem se adaptou, mesmo que não seja ideal. Esta imagem inicial é crucial para que os espectadores compreendam o significado da transformação posterior.

2. Desejo

Na segunda etapa, surge o desejo do protagonista, impulsionando a história para frente. Esse desejo pode ser a busca por algo ou a resolução de um problema. As ações do herói são moldadas pela natureza “empurrar” ou “puxar” desse desejo, determinando se eles estão se afastando do status quo ou relutantes em deixar sua zona de conforto.

3. Entrando em uma situação desconhecida

A terceira etapa inicia a ação, marcando o momento em que o herói, muitas vezes relutante, toma uma decisão consciente e dá o primeiro passo em direção ao desconhecido. Esse movimento representa a transição do primeiro para o segundo ato, do equilíbrio inicial para a introdução do caos.

4. Adaptação

Na quarta etapa, o herói se adapta ao novo ambiente, enfrentando obstáculos cada vez maiores. O caminho de volta à zona de conforto está bloqueado, seja por uma casa antiga piorada ou por outros obstáculos intransponíveis, forçando o protagonista a evoluir para superar essas adversidades.

5. Alcançar o objeto de desejo

Ao atingir a metade da jornada, o herói finalmente alcança o que desejava. Esta etapa crucial aumenta a tensão na história, já que, embora tenham conquistado seu objetivo, enfrentam desafios adicionais, como restrições de tempo ou novos obstáculos, que ampliam as apostas da narrativa.

6. Um preço alto a pagar

Após conquistar seu desejo, o herói enfrenta uma perda significativa, marcando o ponto mais baixo de sua jornada. Essa perda pode se manifestar como um revés temporário, a morte de um companheiro, a perda da inocência ou a renúncia de partes fundamentais de si mesmo. A dúvida sobre a continuidade da jornada surge diante do preço elevado pago.

7. Retorne à situação familiar

A sétima etapa revela a oportunidade interna do herói de completar a jornada e retornar à sua situação familiar. Entretanto, esse retorno não ocorre sem desafios. O protagonista muitas vezes enfrenta testes, como um porteiro, enigma ou prova de sua transformação, antes de deixar o caos para trás.

8. Mudança fundamental

A aplicação da “solução” pelo herói estabelece a “nova ordem”, acompanhada pela percepção de que não são mais a mesma pessoa. Esta oitava etapa representa uma mudança fundamental desde o início, mostrando uma segunda foto que destaca o “depois”. Essa transformação pode ser positiva ou trágica, dependendo das circunstâncias, revelando um protagonista diferente do que era no início da jornada.


Concluindo, observemos novamente que o Círculo de Histórias de Dan Harmon, como todas as estruturas de histórias, é melhor entendido como principalmente descritivo; abordar a escrita de roteiros com esse “modelo” parece uma fórmula, mas a estrutura não prescreve a você, como escritor, a história a ser contada, apenas como. Você pode pegar as batidas de Snyder ou o Círculo de Histórias de Dan Harmon e sobrepor a estrutura a qualquer filme existente (com uma história no sentido tradicional): de Harry Potter aos filmes de anime e ao cinema antigo, você será capaz de combinar as etapas com o ação ou roteiro.

Como roteirista trabalhando em um longa-metragem, série ou programa de TV, você pode começar a traçar o arco do personagem de seu herói com as oito etapas descritas acima. Reúna suas ideias e veja o que funciona ou teste uma ideia de história existente com as oito etapas: suas etapas são “fortes” o suficiente? Preste atenção aos três quartos, ou meio-dia, 15h, 18h e 21h, quando você lê o Círculo de Histórias como um relógio. Eles são essenciais para levar sua história adiante de maneira verossímil.

Se sua história não parece ganhar impulso e você luta para progredir com seu personagem principal nas etapas, talvez seja necessário trabalhar mais em seu herói. Eles são proativos o suficiente? O desejo deles é grande o suficiente? As metades superior e inferior do círculo são opostas e as metades esquerda e direita são suficientemente contrastantes?

Para obter mais informações teóricas, você pode ler a Jornada do Herói, de Joseph Campbell, e para um exercício prático e divertido, assistir a um filme favorito e traçar as etapas do Círculo de Histórias de Dan Harmon para ele!

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