como escrever uma descricao de livro em ebook que vende
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Como Escrever uma Descrição de Livro em Ebook Vendedora

Dizem que uma capa boa consegue vender bem, mas você precisa entender que uma descrição de livro pode impulsionar bem mais as suas vendas e otimizar sua conversão.

Isso se deve, pois a sinopse é provavelmente a parte fundamental dos dados do seu livro nas grandes varejistas. Além disso, é a única coisa que seus leitores sempre leem antes de tomar a decisão de compra.

Uma boa sinopse deve ser sucinta e apresentar um gancho com questões que prendam a atenção do leitor ainda nesta etapa. Em suma, uma boa descrição de livro é construída para:

  • Apresentar personagens principais;
  • Preparar o cenário para o derradeiro conflito;
  • Estabelecer curiosidade ao enredo;
  • Mostrar ao leitor porque o livro é feito para eles.

Mesmo que as grandes varejistas, como a Amazon, possam dizer que a sinopse não tem muita relevância nos algoritmos, entendo que o uso de palavras-chaves na mesma, coopera e muito para o desempenho do seu livro.

Portanto, nesta postagem vou abordar como escrever uma descrição de livro para autores de ficção e não ficção em três simples passos. Vem comigo?

1. O título deve prender o leitor

Você não deve estar acreditando, mas quando falamos de publicação na Amazon a mesma exibe apenas as primeiras linhas da sua descrição do produto, o que é um espaço muito limitado para chamar a atenção do nosso público.

Por sua vez, podemos criar um titulo dentro da nossa sinopse e chamar uma atenção extra. Se a atenção do leitor não for capturada com esse destaque, você talvez o perdeu.

Repare como os livros Bestseller sempre apresentam uma frase ou citação, chamando a nossa atenção muito antes de ler a sinopse. Este truque é interessante para em uma única frase conquistar o leitor.

Para um bom título é imprescindível incluir palavras-chaves que as pessoas normalmente buscam e tenham um apelo especial. Isto pode ser:

  • O Gênero literário
  • Temas principais
  • O nome de série (caso faça parte de uma)
  • Prêmios e conquistas
  • Citação de marcas ou famosos quanto ao livro (imagine que Valter Hugo Mae citou seu livro como expendido, porque você não usaria isso como uma vantagem?)

Dicas de títulos para ficção

Aqui está um exemplo do livro Torto Arado, do premiado Itamar Vieira Junior. “Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social.”, diz no texto, permitindo aos leitores se aprofundar previamente no livro.

exemplo de descrição de livro torto arado

A próxima linha é um golpe duplo no leitor.

“Vencedor do prêmio Leya 2018

Não é apenas uma frase qualquer, mas um dos maiores prêmios que temos para um livro. Precisa de mais motivos?

Talvez você esteja pensando, como um autor iniciante terá algo nesse nível. Pois bem, explore um slogan provocativo ou um gancho de história convincente. Nosso objetivo é atrair os fãs do gênero e fazer com que acreditam que somos tão bons, como qualquer best-seller.

Dicas de títulos para não ficção

Tal como no anterior, as descrições de livros de não ficção podem usar títulos que motivem os leitores a clicarem em saber mais. Em suma, tente começar com algumas opções como:

  • Diga-nos quem é você. Conte o quão qualificado você é na sua área, se já tem outras publicações sobre o assunto e apresente toda a sua autoridade. Para o gênero é muito importante que o leitor confie em você antes mesmo de comprar o seu livro.
  • Faça-nos uma proposta/provocação . Descreva em poucas palavras o que podemos extrair de seu livro, provoque e faça uma pergunta que os deixe com a pulga atrás da orelha.

Dica para otimizar seu título para a Amazon: Como no Word, você pode colocar negrito e itálico para destacar seu título, dando um visual diferente do resto da sua sinopse.

2. Sinopse: diga aos leitores sobre o que trata seu livro

As palavras-chaves são itens essenciais para que você permita que seus possíveis leitores encontrem seu livro e se convençam que devem comprá-lo. Entretanto, não abuse no texto e coloque apenas o que é importante.

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Sinopse de Torto Arado.

No exemplo anterior, a sinopse apresenta algumas palavras e frases que moldam o enredo do livro como um todo. Palavras-chave como “prosa”, “romance”, “história de vida e morte” e “sertão baiano” dizem exatamente o que está acontecendo e o que o leitor deve esperar da trama.

Dicas de sinopse para ficção

Diga ao seu leitor o que deve esperar do seu livro, mas não explique todos os mistérios do enredo. Em caso de dúvida, inclua três elementos como:

  • Mostre o protagonismo do seu personagem na história
  • O conflito que é iminente ou atual.
  • As questões primordiais que serão apresentas logo nas primeiras páginas.

Se permita olhar mais a fundo nesses elementos e identifique o que verdadeiramente seu leitor precisa saber, antes de embarcar na sua história.

Dicas de sinopse para não ficção

Quando se trata de leitores de não ficção, você deve identificar exatamente do que se trata o livro e quais razões os mesmos devem lê-lo. Portanto, responda às três perguntas abaixo:

  • Que problema, desafio ou pergunta seu livro aborda?
  • Como isso resolve ou responde a este tópico?
  • O que exatamente os leitores vão tirar do seu livro?

Cuidado para não usar superlativos, que podem ser nada sinceras aos seu leitor. Se você diz que o seu livro é o maior recurso de todos os tempos, ou ainda, afirmar dados concretos e irrefutáveis, você só estará afastando leitores.

3. O resumo: diga ao leitor por que seu livro é feito para ele

Os momentos finais da sua descrição de livro levarão seus leitores em potencial mais próximo da conversão. Além disso, se alguém está lendo sua descrição é porque está interessado e buscando motivos para comprar, isso significa que tudo que tem que fazer é os motivar a ler seu livro.

Se faça uma pergunta. Qual livro comprei que a descrição me convenceu? Consigo replicar essa mesma experiência no meu livro?

Dicas de resumo para ficção

Convença os leitores de que sua obra é o certo para eles:

  • Aponte semelhanças que seu enredo tenha com títulos conhecidos e encontre um equilíbrio na conexão para não apenas parecer que seu livro é único, mas para não soar prepotente.
  • Se tiver críticas, abuse das mesmas neste espaço.
  • Explique quem são as pessoas que gostariam de ler seu livro, algo como: “Este livro é um presente parar os amantes de romances de deixar o coração quentinho”.

Dicas de resumo para não ficção

Quanto aos leitores de não ficção, as relações começam com a imagem do escritor e não do assunto. Portanto, motive sua descrição de livro nos motivos para o escolherem, plantando sementes de curiosidade.

Aposte em uma linguagem um pouco mais formal nas primeiras linhas, enquanto prepara o terreno e ganha a confiança do leitor. Em um segundo momento, pode apelar para a casualidade e convide seu leito em mergulhar na sua obra.


É isso! Trabalhe bem o título da descrição do seu livro e prenda a atenção do seu potencial leitor. Não somente, mas atraia com argumentos palpáveis e tente mais de uma versão de descrição, até encontrar a que mais converte usuários em novos leitores.

Pronto! Acabamos de descobrir como criar uma descrição de livro que te ajudará a vender seu livro praticamente sozinho. Além disso, para te ajudar também com outros conteúdos, aqui estão alguns artigos adicionais que você pode se interessar:

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