titulo para livro o que titulos best seller tem em comum
Marketing Para Escritores

Título para livro: O que Títulos Best-seller Têm em Comum?

Como dar um título para seu livro que esteja no mesmo patamar dos grandes best-seller? Então, talvez você não goste do título provisório ou tenha muita dificuldade de encontrar um que seja a cara do seu livro, afinal, essa é uma das grandes questões quando escrevemos.

O que torna então um título para livro realmente bom? Pensando nessa pergunta, fiz este artigo com algumas ideias que vão te ajudar a escolher o título do livro que certamente não apenas atrairá seu leitor, como te ajudará a vender com mais qualidade.

Embora não exista um método infalível ou formula mágica para o título perfeito, já adianto, este artigo foi feito para dar total apoio nas melhores chances de sucesso do seu livro.

Por que os títulos dos livros são importantes?

Se você não tem um título ainda do seu livro, o mesmo ainda não está finalizado. Ter um título antes de escrever pode ser importante para te ajudar a reforçar os temas e motivos enquanto você está escrevendo.

Por outro lado, se você ainda não conseguiu pensar no título para livro ideal, comece agora. O título é um item de marketing que desempenha um papel fundamental na criação da primeira impressão que seu leitor terá com sua obra.

Provavelmente qualquer busca que você fez na Amazon, os livros que chamaram sua atenção tinham algo em comum:

  1. O design da capa do livro e
  2. O título.

Claro que sozinho o título não é capaz de vender o livro, mas um título ruim pode atrapalhar suas vendas e impedir que o leitor se conecte com você logo de cara.

O que bons títulos para livros têm em comum?

Lembre que não há regras pré-formatadas para criar o título perfeito. Entretanto, existem alguns padrões e semelhanças que os títulos best-seller podem te ajudar a escolher o seu.

Eles intrigam e atraem o leitor

como dar um título a um livro

Um título pode apresentar uma situação intrigante ou uma pergunta que encoraje o leitor a se questionar sobre o título. Tenha em mente que existe uma linha tênue entre o misterioso e o confuso.

Pxemplos: A aventura do pudim de natal, de Agatha Christie, e Androids sonham com ovelhas elétricas?  de Philip K. Dick.

Eles combinam o livro com seu gênero

como dar um título para livro

Embora títulos intrigantes sejam boas práticas, você pode criar nomes que apresentem aos leitores seu gênero literário.

Especialmente pelo fato dos leitores fisgarem no título palavras que remetam a algo que gostem no gênero, como “amor” (livros de romance) e “sssassinato” (livros sobre crimes).

Exemplos: Para todos os garotos que já amei de Jenny Han e Assassinato no expresso do oriente de Agatha Christie .

Qual tamanho ideal de um título para livro?

Pense que o objetivo é que o leitor tenha uma prévia do que está acontecendo, sem revelar nada da trama. Além disso, títulos longos podem até funcionar, mas desde que as pessoas consigam se lembrar e pronunciá-los facilmente.

como dar um título a um livro

Além disso, é importante pensar em como sua capa ficará em miniatura. Se a tipologia for muito pequena, as vezes ninguém conseguirá ter interesse em clicar. Portanto não há uma regra de tamanhos, mas se atente em observar como sua capa ficará nos mais diversos formatos.

Pense nas linhas de: O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres de Rodrigo Ortiz Vinholo e Duna de Frank Herbert.

Títulos ajudam leitores a descobrir o seu livro

Como autor, queremos o título único e precisamos torná-lo tão especial a ponto de não perder qualquer oportunidade e prévia identificação com nosso leitor. Em essência, se seu livro é sobre um crime, pense em palavras relacionadas a essa característica e se podem ser inseridas no seu título.

Entendo que você não tenha apenas interesse em vender com exclusividade para a Amazon, mas é provável que seus leitores descubram seu livro por meio dela.

Três pilares de atenção aos títulos

Vamos lembrar que você não precisa fazer coisas específicas para o título do seu livro, mas há atitudes que é melhor evitar.

Linguagem excessivamente complexa

Uma péssima escolha é ter um título que não é simples e acessível. Portanto, lembre-se de que seu título existe para criar uma sedução e intriga e não para repelir e assustar seu leitor, achando que vai abrir um dicionário de sinônimos.

Títulos de uma palavra

Usar uma única palavra pode ser um acerto ou um erro. À princípio, será difícil classificar um termo que em muitos dos casos pode estar relacionado com não apenas livros, mas produtos. Exemplo, Girafa, imagine quantos itens com essa palavra existem na loja, como você vai se diferenciar?

Portanto, evite essa confusão, encontre o equilíbrio entre títulos misteriosos e aqueles que tentam resumir o livro inteiro na capa.

Confusões na nomeação

Por favor, tome cuidado para não escolher um título que possa ofender pessoas, regiões, religiões ou ainda que tenham um duplo sentido, mesmo que não intencional.

Não somente, mas se seu título não apresenta uma referência clara, caso use algo muito regional, considere buscar alguma termo mais universal.

Como dar um título a um livro?

Tenha certeza de uma coisa, não há ideias ruins quando estamos criando nosso título, apenas teremos umas que são melhores que outras e para te ajudar vou passar um método em oito dicas.

1 – Comece pondo todas as ideias no papel

Escreva absolutamente tudo que vier à sua cabeça, sejam palavras, frases, nomes, lugares, adjetivos, objetos e por ai vai. Você deve ficar surpreso com a quantidade de opções que sai desse exercício.

2 – Procure fórmulas e as copie

Obviamente, não estou falando para fazer o plágio, mas brinque com esses formatos:

“O _______ de/da _______”

ou

“______ e a _____”

Devem funcionar para a maioria dos gêneros literários, embora não sejam os únicos padrões que você pode experimentar. Além disso, note como os títulos best-seller usam algumas chamadas parecidas no título e teste-as.

3 – Inspire-se nos personagens

Se você possui um personagem principal, avalie incorporá-lo ao título do seu livro. Basta pensar em Percy Jackson ou Harry Potter, por exemplo, trabalhando com um ou mais nomes para obter ideias.

Da mesma forma, você pode adicionar alguns pequenos detalhes, como Minha Sombria Vanessa de Kate Elizabeth Russell, para dar um pouco mais de mistério ao seu título.

4 – Faça o mesmo para a localização

Seu livro se situa em algum lugar particularmente significativo? Mesmo que seu livro não seja apenas sobre onde o enredo acontece, é algo que você pode testar.

Em O Mágico de Oz, temos o nome do mundo no título, Oz, logo os leitores percebem o cenário de outra maneira enquanto leem, ou ainda, Piquenique na estrada, que traz uma ação ao título e senso de ação.

5 – Existe uma frase ou ideia em particular com a qual você possa trabalhar?

Pense em O Guia Do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams – este é um símbolo central e uma parte significativa do livro. Por sua vez, é enigmático e nos deixa realmente reflexivos do que essas palavras querem nos dizer.

Tente em poucas palavras explicar uma ideia ou evento no seu título, assim como um resumo que traga a curiosidade ao leitor.

6 – Encontre inspiração nos best-seller

Diversos livros se referem a outras obras em seus títulos e seguir esse caminho, tomando cuidado para não plagiar outro autor, é uma opção se você quer usar uma frase poética e que alude a um tema do seu próprio livro.

Por exemplo, De por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway, título este originado de Devotions upon Emergent Occasions, uma obra em prosa do poeta e clérigo metafísico inglês da Igreja da Inglaterra John Donne, publicado em 1624.

Tantos livros usaram dessa técnica, como não poderia funcionar também para você?

7 – Com ou sem subtítulo?

Em livros de não ficção, há uma tendência de títulos evocativos ou abstratos, seguidos por um subtítulo que comunica o seu conteúdo (e permite usar palavras-chaves que são ideias para a Amazon).

Por sua vez, essa é outra maneira de contornar títulos longos e adicionar um pouco de destaque a um assunto que de outra forma seria complicado de dar título.

Nos Estados Unidos é bastante comum os autores adicionarem coisas como, A Historical Romance Book (Um livro de romance histórico) como subtítulo, mas não é nada comum de ser usado no mercado brasileiro.

8 – Dê um nome ao seu livro!

Se você passou por todas essas dicas acima e ainda não encontrou o título do seu livro, separe todas as suas ideias, faça testes, fale em voz alta e sinta a que melhor soar.

Quais são as regras para escolher o título para livro?

Não existem regras, como já falamos anteriormente para nomeação de um livro. Portanto, você pode dar o nome que quiser ao mesmo. Além disso acho interessante conhecer a diretrizes da Amazon em questão de títulos e entender o que não se deve fazer, como:

  • Referência não autorizada a outros títulos ou autores;
  • Referência não autorizada a um termo de marca registrada;
  • Referência à classificação de vendas (por exemplo, “mais vendido”);
  • Referência a anúncios ou promoções (por exemplo, “livro gratuito”);
  • O campo do título deve conter apenas o título real do seu livro, conforme aparece na sua capa.

Pode ser que alguns títulos passem sem essa política de regras, mas você não quer ter uma reputação ruim na plataforma e nem fazer nada errado, não é mesmo?

Teste o título do seu livro

Avançamos tanto até agora, então é momento de testar o seu título. Pensando nisso, mesmo se tiver certeza absoluta ou não do título escolhido, você pode fazer algumas pesquisas antes de dar como aprovada sua escolha.

Em suma, separei algumas maneiras que podem te ajudar a escolher o melhor titulo, afinal, você estará conferindo isso com pessoas reais e pegando feedbacks.

Tenha um grupo de apoio

Fale com sua família, amigos e todos aqueles que você pode pesquisar de forma imediata. Além disso, é provável que não sejam sinceros com você, então peça que o façam.

Redes sociais

Você como autor pode ter uma página das redes sociais e se comunicar com seu público, permitindo que o ajudem a escolher o título para seu livro. Basta fazer uma postagem pedindo às pessoas que escolham entre algumas opções, reais ou não e receba opiniões honestas.

Além disso, também pode mandar um formulário feito no próprio Google, compartilhando até fora das suas redes em grupos de Facebook que permitam esse tipo de postagem.

Criar uma campanha do Adwords

Dependendo de suas capacidades (um nível mais avançado de marketing digital), você pode fazer um teste A / B, gerando duas campanhas com títulos diferentes e observar quais geram mais conversão/acessos.

Isso exige um pouco mais de trabalho do que os outros, mas talvez envolvendo a criação de anúncios te permita que os usuários entrem em uma página para se inscrever e receber o primeiro capítulo gratuito do seu livro, como uma amostra. Como disse, é uma estratégia mais avançada e complicada, mas que pode trazer dados mais precisos.


Em resumo, o título do nosso livro é a base que nos apoiamos quando publicamos e será fundamental para trazer novos leitores (e editores). Faça a aposta certa no seu livro e se precisar de mais materiais interessantes, veja abaixo tudo que você precisa para domar a Amazon e vender mais livros.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Um comentário

  • Kênia

    Excelente conteúdo!
    Sua página é uma das melhores para escritores!
    Precisava dessas informações para pensar de forma objetiva no título do meu livro.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.