categorias de livros na amazon um guia para autores
Marketing Para Escritores

Categorias de livros na Amazon: um guia para autores

Neste artigo vamos desmitificar as categorias de livros na Amazon e entender a sua importância, assim como as melhores práticas para você posicionar seu livro de forma assertiva.

Sabemos que a Amazon é uma das maiores livrarias digitais e para ajudar seus usuários a descobrir sua próxima leitura, organiza todos os seus títulos em determinadas categorias. Não somente, mas aprendendo como classificar seu livro na plataforma, somos capazes de vender no local certo e para o público ideal.

Por que você deve se preocupar com as categorias da Amazon?

A categorização oferece aos leitores uma maneira de pesquisar livros por gêneros ou temas específicos. Se seu livro não estiver listado onde seu público está, então suas vendas podem ser prejudicadas.

É relevante saber que a Amazon cria automaticamente várias listas dentro da plataforma para cada categoria, ajudando os leitores a encontrar livros que estão em alta em listas como:

  • uma lista dos mais vendidos;
  • lista de popularidade;
  • e lista de lançamentos .

Esses pontos são como vitrines em uma livraria, porque ter seu livro no topo destas categorias é garantia de vendas certeiras. Além disso, se você quiser saber mais sobre como essas listas são determinadas, consulte o artigo sobre os algoritmos da Amazon e mantenha seu livro no topo.

exemplo amazon mais vendidos policial misterio suspense
Não há como não se interessar por livros no topo da lista dos Mais Vendidos de “Thrillers Crime, Suspense e Mistério”.

Em suma, o que você precisa saber é quanto mais cópias forem vendidas na categoria em que você está, melhor será a exposição e alcance de novos leitores.

Talvez nem sempre você fique no top 10, mas a classificação entre os melhores livros em uma categoria específica é alcançável e valiosa se você souber como escolher quais categorias se encaixar.

Como escolher as categorias certas para meu livro?

Pata te ajudar a chegar na escolha da categorias de livros na Amazon, vamos conversar sobre algumas dicas essenciais nessa decisão.

1. Separe uma lista de categorias

Para construir uma lista sensata de categorias de livros na Amazon, primeiro você define o gênero do seu livro. Se você não tiver certeza, dê uma olhada na lista de livros na Amazon e analise os títulos que mais se assemelham ao seu.

Depois de descobrir onde encaixar seu livro, vamos nos familiarizar com as subcategorias da loja e pensar quais delas são opções assertivas. Em suma, você poderá selecionar apenas duas categorias. 

Agora basta olhar os departamentos e explorar os títulos que estão nesta categoria. Veja as categorias principais, siga para as subcategorias e vá se aprofundando até não ter mais nenhum caminho disponível.

Por exemplo, se você escreveu uma ficção infantojuvenil sobre um mundo pós-apocalíptico, pode seguir um caminho semelhante a este: 

categorias de livros na amazon de exemplo
Tela da janela para escolha de até duas categorias

Você pode incluir seu livro na primeira categoria de Ficção infantojuvenil no box de Geral (o que englobara todas as categorias) e na segunda categoria marcar em histórias de sobrevivência. Por outro lado, nada impede de você marcar seu livro em outras categorias, como distopia, desde que faça sentido com a sua história.

Se não tiver ideias ou muita criatividade, pode começar inserindo palavras-chave na busca da Amazon e encontrar quais resultados retornam para cada busca.

Acesse os livros destas buscas e vá em detalhes do produto para visualizar quais as categorias em que esses títulos estão concorrendo. Se alguma destas parecer promissora, explore-a e avalie se é uma opção válida.

detalhes das categorias da amazon na descricao
Observe nos detalhes dos livros do mesmo gênero que o seu, quais categorias estão em destaque. No exemplo, o Conto da Aia.

Truque que poucos sabem!
A Amazon mostra de 2 a 4 categorias, mas se você quiser ver todas as categorias de um livro, tenho uma solução bem interessante.

1. Copie o ISBN ou ASIN dos detalhes do livro (precisa ser a versão destes nas edições em inglês em alguns casos).

2. Acessa o site bklnk.com e cole o seu código.

3. Clique em pesquisar e verá todas as categorias!

2. Identifique categorias de livros na Amazon com bom tráfego e baixa competição

Cada categoria tem sua competição, tornando-as mais difíceis ou fáceis de se classificar. Além disso, em alguns casos o público pode ser menor ou maior do que você espera e sua decisão pode acabar escolhendo uma categoria de alta concorrência.

Agora que encontramos ideias de categorias, precisamos vasculhar essas listas e entender quais os melhores locais para:

  • Ter uma boa chance de se classificar 
  • E um volume suficiente de tráfego de usuários para fazer essa classificação valer a pena

Embora queira classificar seu livro como ficção e romance, por exemplo, muitas vezes vale a pena ser mais específico e classificar como, “romance histórico do século XX”, que terá um número menor de títulos concorrendo e então, maior probabilidade que seu livre suba na lista de mais vendidos.

Tenha cuidado, sua escolha de várias categorias menos competitivas pode ser um grande erro se for tão obscura e com pouca exposição ao leitor, assim ninguém vai encontrar seu livro.

Analisando as classificações dos best-sellers

Depois de definir uma lista de categorias de livros na Amazon em potencial, precisamos pensar nas oportunidades de tráfego de usuários que seremos capazes de obter.

Siga para as páginas dos mais vendidos nas categorias que escolheu, observe os cinco principais livros e anote a classificação dos mesmos, presentes em detalhes do livro. Se estes livros estiverem entre os vinte melhores de toda a loja, você sabe que essa categoria tem uma competição brutal.

Não somente, mas se os livros principais em uma categoria têm um ABSR-Amazon Bestseller Ranks (Ranking dos mais vendidos) superior a 1.000, isso significa que as categorias em que estão inserido são de nicho e com baixo tráfego, portanto, vendas não muito significativas.

Você não precisa evitar esses tipos de categorias, mas não quer que todas as suas escolhas sejam competitivas ou nichos obscuros. Além disso, sua lista final deve ter um equilíbrio saudável de categorias relevantes que cheguem objetivamente ao seu leitor.

3. Garanta categorias extras além do possível

Ao publicar seu livro pela primeira vez na plataforma do Kindle Direct Publishing, você pode selecionar apenas duas categorias, mas usando algumas dicas poderá adicionar até oito categorias adicionais após sua publicação.

Indico selecionar ao menos quatro categorias de nível mais específico, desde que descrevam o seu livro com precisão. Vamos as dicas.

Contate o Suporte KDP

Pode ser que o atendimento pareça robotizado com a plataforma, mas se você entrar em contato com o suporte, será capaz de atualizar ou adicionar às categorias que desejar.

Sabe o motivo para entrar em contato? Alguma categoria que você se identificou não estará na lista do KDP, ou ainda, as categorias que escolhemos nem sempre correspondem as que existem na loja.

pagina de uporte categorias da amazon

Envie uma mensagem direta para a Amazon e inclua todas as categorias nas quais deseja que seu livro seja listado, certificando-se de fornecer o caminho completo. Além disso, as vezes um atendente pode ser chato e não querer trocar, por isso, espere uns dias e tente novamente. 

Escolha suas palavras-chave com sabedoria

Além de escolher as categorias, o KDP pedirá que você defina até sete palavras-chave que descrevam com precisão o seu livro. O motivo de estar falando sobre isso aqui é que as categorias e as palavras-chaves andam de mãos dadas.

Ambas são fatores de posicionamento na plataforma e já abordei isso no artigo sobre os algoritmos da Amazon. Portanto, leve em consideração sua pesquisa de categorias também neste campo.

exemplo pagina palavras chave na amazon para categorias
Busca sobre “palavras-chave da categoria infantil”

Para reproduzir o cenário da imagem anterior, você precisará pesquisar no google “palavras-chave da categoria infantil”, por exemplo, e encontrar o resultado que leve às páginas de ajuda do KDP. Entretanto, nem tudo que você pesquisar estará lá, mas não desanime. 

Agora defina a categoria KDP desejada à esquerda e escolha a palavra-chave à direita entre suas sete opções. Torne assertiva suas escolhas com esses truques e tenha mais chances de sucesso.

4. Atenha-se aos “outros usuários também compraram”

OK, seguimos com as dicas anteriores e devemos compreender que esse não é um jogo de números de categorias, mas de avaliar quais os locais serão os mais efetivos em nossa estratégia de marketing literário.

Seus “Quais outros itens os consumidores compraram após visualizar este item?”‘ são livros que os clientes compraram antes e depois do seu. Logo, a Amazon acompanha as compras e costuma testar a suposição de que os livros sejam semelhantes, recomendando-os em suas comunicações.

A atenção aqui é descobrir após publicar se os algoritmos que classificam essa opção de “também comprou”, estão gerando conexões realmente assertivas, caso não, podemos estar listando nosso livro em categorias irrelevantes.

O que devo evitar afinal?

Um erro é você listar seu livro de fantasia medieval como um romance histórico, pois mesmo que tenha um romance no enredo, isso não significa que seu livro pertente a esse gênero literário.

Um exemplo seria Game of Thrones ter em seus livros de “comprou também”, uma poluição de romances e histórias de amor na alto sociedade. Agora pense na decepção do leitor não encontrando isso na história. Além disso, as avaliações negativas surgem as vezes deste erro.

Simplificando, confira se os livros indicados correspondem ao seu estilo, mesmo que estejam um pouco distantes, tenha certeza de estar alinhado a estas indicações. 


Categorias de livros na Amazon pode aparecer e desaparecer conforme o mercado dita, mas uma categoria bem planejada com cuidado, garante uma venda possível e experiência de leitura agradável. Portanto, fique de olho nas suas escolhas e entre em contato com o suporte do KDO se precisar de um apoio ou atualização.

Seguindo este guia você deverá encontrar as maneiras de descobrir categorias incríveis para encaixar seu livro. Lembre-se que isso leva um tempo e não há urgência em publicá-lo com pressa.

Se quiser se aprofundar mais no assunto da autopublicação na Amazon, leia meus outros artigos e dome a plataforma com truques e estratégias reais.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.