estrategia de marketing no instagram
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Estratégia de marketing no Instagram: como evitar as 7 armadilhas mortais

Nos últimos anos, o crescimento do Instagram é tremendo. Por sua vez, a plataforma tornou-se altamente envolvente com grandes quantidades de recursos e potenciais. Como autor, ao procurar acertar nossa estratégia de marketing no Instagram, podemos nos conectar com quantidades ilimitadas de novos leitores e criar parcerias duradouras.

Neste artigo, vou destacar as 7 armadilhas a serem evitadas para garantir que sua conta esteja configurada para ter as melhores chances de sucesso. Vamos lá?

Evitar pensar na sua estratégia de marketing no Instagram

Eu vejo com muita frequência perfis que publicam conteúdo aleatoriamente no Instagram, esperando que de repente se tornem virais e os tragam dezenas de novos seguidores. A realidade é que, sem uma estratégia concreta de marketing no Instagram, as chances disso são mínimas.

Você precisa pensar por que criou seu perfil, quais são seus objetivos, metas e o tipo de mensagem que está querendo mostrar ao mundo. Reserve uma ou duas horas para realmente estabelecer o que você deseja alcançar antes de começar de fato a transformar seu perfil.

Se você for claro em sua estratégia, atrairá o tipo certo de seguidores. Por sua vez, o que você quer é conquistar leitores engajados do seu gênero literário, que irão interagir com o seu conteúdo e aguardar o próximo post e até mesmo, o seu próximo livro.

Depois de ter uma visão clara do seu nicho e do seu público leitor, só então você pode começar a criar seu conteúdo.

Não otimizar sua biografia

exemplo de bio marketing no instagram

A primeira coisa que seu leitor em potencial verá é sua biografia e em poucos segundos pode decidir se quer te seguir ou não. Portanto, você precisa que seu perfil se destaque, são as primeiras impressões que realmente contam.

Uma imagem de perfil forte, com um fundo colorido que destaque quem é você, ou sua marca, é uma maneira fácil de conseguir isso. Combine isso com as imagens de destaque, as famosas highlights, com cores bem pensadas e que transmitem quem você é e imediatamente cria um perfil que parece bem pensado.

O texto precisa dizer aos seus seguidores em potencial, quem você é, o que você faz e por que eles devem segui-lo. Siga isso com um forte apelo à ação para acessar seu link abaixo. Se seu objetivo é vender seus livros,, esta é uma parte crucial.

Você tem permissão para um link no Instagram, então isso realmente precisa contar. Adicione uma página do linktree gratuita para mostrar vários links ou adicione uma página de destino para seu site.

Evitar todos os recursos

Se você realmente deseja crescer seu perfil, precisa usar todos os recursos da plataforma e saber o que todos eles fazem. Isso dá a você a melhor chance possível de novos seguidores descobrirem seu perfil.

Constância saudável

Isto é para mostrar o seu melhor trabalho. Além disso, precisa ser visualmente agradável, envolvente, destacar sua personalidade e seus livros. Os novos visitantes do seu perfil raramente olham além das últimas 9 postagens, portanto, certifique-se de que sempre transmitam os temas do seu perfil.

Stories

Os Stories são mostradas apenas para seus seguidores, então use esse recurso para criar confiança e vender seus livros. Para obter melhores resultados, mostre seu rosto, fale na câmera e o recurso de inclusão de links. Não somente, mas também faça uso de enquetes, perguntas e questionários, qualquer coisa que promova o engajamento dos seus leitores.

Se você não gosta de aparecer, como eu também sou boa parte do tempo, pense em usar imagens especiais vinculadas com seu gênero literário e use do texto, ou até mesmo avatares, como apoio na sua comunicação.

Carrossel

Os carrosséis são o grande recurso do Instagram e, como resultado, eles o recompensam por usá-los. Passe algum tempo criando imagens cativantes e o Instagram o recompensará com um grande alcance em suas postagens e mais seguidores. Se você deseja construir uma grande comunidade, fique bom em fazer carrosséis.

DMs

Aqui é o lugar para construir ótimas conexões com seus leitores, influencers, blogueiros e outros autores. Você pode enviar mensagens personalizadas dependendo da pergunta que te fazem, ou quando alguém começa a te seguir. O Instagram é sobre ser social e construir uma comunidade, e este é o melhor lugar para fazer isso.

Não interagir com seus seguidores

Se você realmente valoriza seus seguidores, responda a todos os comentários em suas postagens. Se alguém se der ao trabalho de enviar uma mensagem para você, pelo menos tenha a decência de responder.

Além de mantê-los felizes, o Instagram rastreia o engajamento e não apenas inclui os comentários deles na contagem, mas também os seus.

Se você também pode se envolver com o conteúdo deles, faça isso. O Instagram adora ver isso e te recompensa com mais alcance.

Construa confiança, relacionamentos, uma comunidade e veja sua conta crescer de força saudável.

Ignorando a pesquisa de hashtag

As hashtags devem ser uma parte fundamental da sua estratégia de marketing no Instagram, mas você já sabia disso, certo?

O debate sobre quantas hashtags devem ser usadas em um post continua, mas minha opinião sobre o assunto é usar o máximo que puder que seja relevante para você e seu post. Não adianta colocar 30 hashtags em um post se elas não estiverem relacionadas.

A chave aqui é fazer sua pesquisa. Se você é uma conta pequena, use hashtags com menos postagens associadas a elas, no máximo umas 200 mil postagens. Isso lhe dá uma chance melhor de aparecer nos resultados da pesquisa e ter destaque.

Use uma hashtag pessoal, para mim é #escritaselvagem e, em seguida, uma mistura de hashtags de localização #escritoresbrasileiros, hashtags de gênero #romancelgbt, marca pessoal #autoresdeinstagram e hashtags descritivas do conteúdo real da postagem #marketingdigitalparaescritores.

A chave aqui é pesquisar e fazer listas de hashtags relevantes, de 3 ou 4 listas de 15, digamos, farão o truque e, em seguida, alterne-as em suas postagens. No final, as postagens que melhores trouxerem usuários ou mais interações, são as que as combinações de hashtags estão funcionando melhor.

Não ser consistente

Se você realmente deseja aumentar sua conta, a consistência é fundamental. Você precisa postar em seu feed no mínimo 3 vezes por semana e pelo menos 3 vezes por dia em seus stories. Eu recomendo que você poste no seu feed diariamente, se puder, mas se não, quando puder.

Você pode pensar que parece muito e é, mas se você realmente deseja expandir seu público, precisa aparecer e manter presença.

Para tornar isso mais fácil, planeje o máximo possível de postagens, as deixe prontas e use o estúdio de criação do Facebook para programar quando elas devem ir ao ar. Portanto, talvez você gaste um dia planejando e no outro criando, mas isso pode te dar de duas a um mês de conteúdos em que você só precisa agendar e acompanhar quando tiver tempo.

Se você verificar seus insights, mostrará os horários em que a maioria do seu público está online. Atenha-se a este horário e tenha mais chances de aparecer para eles.

Falha ao adaptar sua estratégia de marketing do Instagram

Mesmo a melhor estratégia que você pode reunir precisa ser adaptável à mudanças. No entanto, se você monitorar de perto seus insghts, poderá identificar rapidamente os tipos de postagens com melhor desempenho.

Pergunte a si mesmo, que tipo de postagens geram mais comentários, salvamentos, curtidas e compartilhamentos? Em seguida, produza conteúdo semelhante e teste seus usuários.

Pergunte ao seu público o que eles estão gostando na sua conta e o que eles querem ver mais. Use enquetes em seus stories e garanto que você ficará surpreso com os resultados.

A chave para tudo isso é testar, testar e mais testes. Você vai errar, muitas vezes, acredite, mas vai aprender. Seja claro com sua estratégia, paciente e você verá resultados no final. Depois de algumas semanas, se não estiver funcionando como você esperava, faça alguns pequenos ajustes e compare seus resultados.

Pode parecer difícil e complicado, mas tenha calma, dê pequenos passos e conquiste no seu tempo os seus seguidores e leitores fieis. A principio, isso não é uma maratona e você não está concorrendo com ninguém, apenas está querendo seu espaço e ele não precisa ser imenso, acredite nisso.

O fato de você estar lendo este post significa que você leva a sério sua estratégia de marketing no Instagram e terá sucesso.

Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo a qualquer momento.

Um grande abraço e muito sucesso na sua carreira literária.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Um comentário

  • Amélia Alves

    Boa noite,

    Foi ótimo dar uma parada aqui e seguir suas indicações para otimizar o instagram. Qual meu propósito? Divulgar trechos, frases, de minhas leituras; encontrar apaixonados por bons livros e falar sobre meus livros. Vou rever cada passo proposto acima. Acompanhar as dicas todas! Grata!

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