nanowrimo o que e e como participar 1
Escrita Criativa

NaNoWriMo — O que é e como participar

Você sabe o que é o NaNoWriMo e como você pode participar desse desafio que é o queridinho de muitos escritores? Pois bem, nas próximas linhas vou mostrar como você pode participar do NaNoWriMo em 7 passos supre práticos.

O que é o NaNoWriMo?

O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é uma iniciativa coletiva, que apresenta um desafio para todos que sonham em escrever um livro para chamar de seu. O desafio começou em 1999, com um grupo de poucas pessoas em São Francisco e desde então cresceu para o mundo todo. Em suma, a iniciativa estimula escritores produzirem um romance de 50.000 palavras durante o mês de Novembro.

Como proposta principal, o NaNoWriMo valoriza o entusiasmo e a determinação para os aspirantes a escritores, ou ainda, aqueles que sempre quiseram de fato finalizar um livro do início ao fim. Em conclusão, se você sempre quis escrever seu livro e nunca teve tempo ou disposição, invista no desafio do NaNoWriMo e termine ainda esse ano seu próprio livro!

Como participar?

1. Faça o cadastro no site: 

  • Crie um nome de usuário;
  • Tenha um e-mail válido;
  • Crie uma senha;
  • Desmarque o “yes” e escolha seu fuso horário (para nós no Brasil use o horário de Brasília);
  • Marque que você é maior de idade de 13 anos;
  • Concorda com os termos de uso;
  • Clique em “sign up”.
site NaNoWriMo
  • Agora você só precisa completar seu cadastro e tomar algumas decisões, quanto a sua privacidade(Quem pode ver e buscar sua conta, quem pode ver seus projetos e por fim seus amigos)
privacidade NaNoWriMo
  • Por fim, decida como quer receber notificações, tanto pelo site do NaNoWriMo, quanto também quais tipos de e-mail você deseja receber(updates, newsletter, lembretes, mensagens de novidades e eventos).
notificações do NaNoWriMo

2. Crie a sua história

Por fim a parte burocrática acabou e agora você pode enfim registrar sua história! Clique em Announce New Project e abrirá uma tela para você preencher com o nome do tipo de projeto (nome do livro), escolher o status (vamos usar o Prepping se você está iniciando), privacidade do seu projeto (se quer público para outros verem seu progresso, apenas para amigos ou somente você) e por fim tipo do projeto (roteiro, romance, conto, poesia, etc). Preencheu? Clique em On To Your Goal.

3. Escolha os detalhes

Agora é momento de adicionar alguns detalhes, como o tipo de gênero do seu projeto(sci-fy, fantasia, ficção, etc), resumo do projeto(summary), uma parte do projeto(excerpt), sua conta do Pinterest com as insghts e playlist se for quem gosta de escrever ouvindo música.

4. Ganhando medalhas

O mais divertido do desafio é que a cada vez que você completa uma determinada ação, avançando na sua escrita, ganha medalhas para celebrar cada vitória! Você vai ter medalhas para quantidade de palavras escritas, interações, quantos dias esteve escrevendo e quando concluir as 50.000 palavras do desafios.

5. Aprenda como marcar seu progresso

Outro ponto divertido do desafio é preencher seu avanço na escrita e poder incluir até mesmo seu estado de espirito, de onde você está escrevendo, como está escrevendo(no caderno, no notebook, na máquina de escrever e até mesmo no celular) e para os mais organizados, o horário de iniciou a escrita e quando terminou.

Se você gosta de se organizar, indico o artigo sobre como usar a técnica do método Pomodoro para escrever para te ajudar a escrever ainda com mais qualidade e organização.

6. Vamos por a mão na massa, ou na escrita se preferir

Independente do seu estilo, tudo que você precisa saber é que é hora de escrever! Uma média ideal por dia para a escrita é de 1.667 palavras diárias para finalizar o mês de Novembro com 50.000 palavras.

Agora que você já sabe o que é o NaNoWriMo

Perdeu o mês de Novembro? Não desanime, você pode todo ano participar do desafio e nada de impede de criar o seu próprio desafio em qualquer mês. Se possível já se inscreva e quando conseguir participar do desafio tenha sempre um livro escrito por ano.

Pode parecer difícil, mas você pode sim aprender como escrever mais palavras por dia e finalizar o desafio muito antes do prazo de 30 dias! Se gostou desse conteúdo me conta aqui nos comentários e diga como está sendo sua participação no desafio e quis dicas vocês precisa para que eu te ajude nessa jornada. Juntos somos muito mais fortes!

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.