como escrever mais palavras por dia
Como Escrever Um Livro

Como Escrever Mais Palavras Por dia?

Pode ser por falta de tempo, ou até mesmo criatividade que pensamos que não estamos escrevendo o bastante e questionamos, como escrever mais palavras por dia? Pois bem, a primeira coisa que vou te falar é para não deixar que a inspiração apareça para escrever.

A criatividade não é um dom, por isso, essa habilidade é conquistada continuando escrevendo, consumindo novas leituras e prestando atenção maior ao mundo ao seu redor. Se você quer escrever mais por dia, tem que fazer da escrita um hábito e uma ação prazerosa da sua rotina.

Por que escrever mais palavras por dia?

Essa resposta pode ser algo simples, como terminar o seu primeiro livro de uma vez por todas, ou ainda, aproveitar melhor seu tempo de escrita. Fora isso, você deve criar dentro da sua rotina, metas e prazos, que por sua vez vão te dar aquele empurrãozinho na sensação de que está caminhando na direção certa.

O número de palavras por dia vai depender de você. No livro Sobre a Escrita de Stephen King, o autor escreve 2.000 palavras por dia, todos os dias e só finaliza o trabalho quando as concluí. Por outro lado, Hemingway tinha uma meta de apenas 500 palavras diárias e isso deixa claro que a qualidade do trabalho não está vinculado à quantidade de palavras em um dia.

Bom, tenho algumas técnicas que poderão te ajudar a atingir novos resultados, independente da quantidade de palavras por dia que achar mais próxima da sua realidade. Além disso, nada impedi de seguir essas dicas e ir ousando mais e aumento suas metas diárias, logo foque no básico, que é escrever todos os dias.

Crie uma rotina de escrita

Eu sei, a palavra rotina é um termo que remete a algo chato e a se evitar. Entretanto, criar rotinas positivas e que te dão prazer, são muito mais fáceis de seguir, não acha?

O lado bom da rotina é que você já sabe o que esperar no dia seguinte, com um planejamento que nem precisa ser tão complexo. Por exemplo, pegue de uma a duas horas diárias e escreva o máximo possível, se puder não se atenha as regras gramaticais e deixe a revisão do seu livro para outro momento.

No começo vai parecer impossível, mas com o tempo você vai se acostumando a como escrever mais palavras por dia, podendo até superar sua meta diária. Portanto, não se cobre tanto pelos dias que deixou de escrever, isso vai acontecer e está tudo bem, apenas recomece e não desista do seu sonho.

Abuse de técnicas de escrita

Existem alguns meios como a Técnica Pomodoro, que consiste em se esforçar por 25 minutos em uma tarefa e em seguida descansar por mais 5 minutos, ao acabar o tempo, volte e refaça o método mais três vezes e se dê um descanso se 30 minutos. Claro que não precisa seguir o tempo à risca, pode dividir essas ciclos em 30 minutos e descansar por 10 minutos.

Particularmente, prefiro colocar uma meta diária de 1.500 palavras e escolho um tempo menor, como cinco dias na semana ou dependendo de como está minha vida, posso escolher três dias e ir seguindo eles da melhor maneira possível.

Independente da técnica de escrita que queira explorar, se deixa experimentar e vá testando outras técnicas, alguma delas vão se adequar ao seu dia-a-dia e se não encontrar nenhuma, nada impede de criar a sua própria!

Como escrever mais e concluir meu livro!

Alguns autores estimulam a fazer o melhor possível, terminar a primeira versão da forma mais assertiva que conseguir. Mas convenhamos, sua história muda a cada revisão, portanto se atente ao fato de terminar o seu livro e se preocupe depois com os erros.

Revisar enquanto se está escrevendo é uma aposta certa no bloqueio criativo. Você vai ficar tanto tempo refinando aquela página ou capítulo que vai parecer que nunca terminará sua obra e de fato isso pode acontecer.

Se ficar todo tempo escrevendo e julgando sua escrita, com medo do que os outros vão pensar, se o texto está bom ou ruim, estaremos correndo um grande crime contra nossa criatividade. Ponha as ideias no papel, se quiser escrever mais o segredo está em não parar, ainda mais com detalhes, portanto escreva até terminar seu livro e depois se preocupe com todo o resto.

Tenha confiança, escrever mais todos os dias depende de não se preocupar tanto, criar uma rotina adequada e se dedicar para finalizar seu livro. Entenda, muitos autores iniciantes tem medo do processo de escrita, pois sabem que terminar o primeiro livro é o mais difícil, mas quando você se dedica à sua obra e a finaliza, o prazer de chegar lá faz todo trabalho valer a pena.


Espero que você tenha gostado das dicas e se quiser ter acesso à outros materiais de como escrever um livro, continue acompanhando o site e dando sua opinião aqui nos comentários.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.