quanto ganha um escritor brasileiro
Carreira Literária

Quanto ganha um escritor no Brasil?

É uma pergunta complicada o quanto ganha um escritor no Brasil. A maioria dos autores não tem como remuneração principal a venda de seus livros.

No nosso país, os autores ganham em média de 8% a 10% por cada livro vendido, mais conhecido como o preço de capa. Vale lembrar que, a porcentagem é menor quando em alguns contratos as editoras abrem exceções para vendas em grandes quantidade para instituições do governo.

Por outro lado, algumas editoras acabam tendo porcentagem menores por investirem na divulgação, se você é autor independente pode começar a fazer sua própria divulgação, aprendendo mais com Marketing Digital para Escritores.

Em muitos contratos, os valores combinados são adiantados para os autores, que recebe antes das vendas e que só volta à receber, quando ultrapassa a quantia de exemplares pré-definida. Ou seja, se seu livro demorar para vender, muito provável que você fique um bom tempo sem receber, até que uma nova tiragem seja pensada.

Editora pequenas e sem muito fluxo de caixa, pagam o autor nas suas datas de fechamento, o que normalmente ocorre trimestralmente.

E quanto ganha um escritor de e-book?

Algumas plataformas de auto publicação, tem valores mais customizáveis. Por exemplo, a Amazon com o Kindle Direct Publishing, oferece remuneração entre 35% e 70% do valor de capa dos e-books e livros de capa comum. Além disso, os valores escolhidos são definidos pelo autor que tem total liberdade em definir o preço que achar mais justo por sua obra.

O dinheiro não é tudo para um escritor

É muito raro um escritor ganhar fama logo ao escrever o seu primeiro livro, isso ocorre quando o mesmo se inscreve em algum concurso literário e recebe uma bolsa ou apoia para escrever a sua obra. Mas, mesmo assim as vendas acabam sendo grandes no início e depois desaceleram.

Sem contar que, para um escritor iniciante que consiga vender bem sua primeira edição, pode não receber todos os valores dos livros à depender do contrato, pois é bem comum que alguns exemplares sejam enviados para divulgação na imprensa.  

Ou seja, você pode ganhar uma fama e se tornar uma celebridade no mundo literário, mas isso não quer dizer que vai ficar rico vendendo seus livros.  

Como Ganhar Então Dinheiro Escrevendo Livros?

Se você pegar a lista dos autores mais bem-sucedidos, todos costumam ter estratégias para conquistar seus leitores e ganhar dinheiro como escritor. A maioria das estratégias são ligadas a escrita, como ser colunista de algum jornal, traduzir livros, dar palestras, receber incentivos de concursos literários e até mesmo ser ghostwriter.

As editoras costumam pagar melhor por livros de romance e de ficção, que são atrativos e tem muita demanda por público. Além disso, livros comerciais que estão sempre vendendo, como romances jovens, não ficção, distopias e outros, ainda mais quando acontece algum modinha como foram os livros de vampiros, de bruxaria e por ai vai.

Por sua vez, se quiser saber mais de quais os tipos de remunerações comuns dos autores nacionais, pode acessar o artigo do que vivem os escritores brasileiros e entender quais são suas fontes de renda além da venda de livros.

Veja a lista de autores mais bem pagos do mundo em 2019

Agora que falamos um pouco de quanto ganha um escritor no brasil, que tal conhecer os autores que mais vendem no mundo todo? Vamos começar do 5° autor mais bem pago, até o vencedor desta lita.

  • Stephen King (US $ 17 milhões)
  • Jeff Kinney (US $ 20 milhões)
  • Michelle Obama (US $ 36 milhões)
  • James Patterson (US $ 70 milhões)
  • JK Rowling (US $ 92 milhões)

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.