o que e flash fiction
Como Escrever Um Livro

O que é Flash Fiction?

A Flash Fiction, ou Ficção Instantânea, é um estilo de narrativa em prosa que assume a forma de histórias muito breves e independentes. Além disso, pode ser também conhecida como Miniconto, Microconto ou Nanoconto, a Flash Fiction não é apenas uma simplificação de um conto tradicional. Sua contagem de palavras varia de 5 a 1.000 palavras em média, chegando a 1.500 palavras. A forma é única porque, em vez de se concentrar no enredo ou no desenvolvimento do personagem, ela se concentra no movimento: cada frase (ou mesmo palavra) retira uma camada e avança na história.

“Vende-se: sapatos de gatinhos, nunca usados.”

Este é um excelente exemplo de tudo o que a Flash Fiction pode fazer. Nesse estilo literário, onde finais de reviravoltas e últimas linhas enigmáticas são uma prática padrão, apenas poucas palavras podem aludir à trágica morte de um animal ou ao que o leitor decidir entender.

Flash Fiction e suas subcategorias

Dependendo de quem você perguntar, existem atualmente cerca de cinco subcategorias diferentes de Flash Fiction:

  1. Ficção Instantânea: máximo de 1.500 palavras.
  2. Ficção Súbita: até 750 palavras.
  3. Drabble ou Microficção: até 100 palavras.
  4. Twitteratura: até 280 caracteres.
  5. História de seis palavras: Qualquer história com uma contagem de palavras de um dígito é uma categoria em si.

Mas fora regras de contagem de palavras, é um gênero literário difícil de categorizar. Quem sabe, se olharmos um exemplo de Hemingway, um mestre em escrever poucas palavras, mas torná-las extremamente envolventes, não te auxilie a compreender melhor.

“Eles atiraram nos seis ministros às seis e meia da manhã contra a parede de um hospital. Havia poças de água no pátio. Havia folhas mortas molhadas no pavimento do pátio. Choveu forte. Todas as venezianas do hospital estavam fechadas com pregos. Um dos ministros estava com febre tifoide. Dois soldados o carregaram escada abaixo e para a chuva. Eles tentaram segurá-lo contra a parede, mas ele se sentou em uma poça d’água. Os outros cinco ficaram muito quietos contra a parede. Por fim, o oficial disse aos soldados que não adiantava tentar fazê-lo se levantar. Quando dispararam a primeira saraivada, ele estava sentado na água com a cabeça apoiada nos joelhos.”

“Capítulo V”, uma vinheta da coleção In Our Time de Hemingway, segue o arco típico da grande Flash Fiction: começando com um gancho direto, mas violento, que resume o enredo, revela mais e mais a cada frase subsequente.

Após uma abertura prática, Hemingway imerge o leitor no momento com linguagem evocativa e sensorial. Então, no meio, acrescenta um novo detalhe que muda completamente nossa compreensão da história: “Um dos ministros estava com febre tifoide.” As frases simples e diretas seguintes não desperdiçam palavras nem se movem em círculos — cada uma se baseia na anterior e avança a história com impulso e intenção.

A última linha traz um novo significado à primeira: a execução de seis burocratas torna-se a execução de um homem doente e moribundo. O que começou como um relatório impessoal termina como um retrato vívido do sofrimento humano — conosco bem na sala. Hemingway nos dá apenas o suficiente para simpatizar com o burocrata e até nos fazer sentir cúmplices por termos testemunhado isso tão casualmente.

A ficção instantânea é mais do que palavras

Como nenhuma frase pode ser desperdiçada, boas histórias de Flash Fiction avançam com um tremendo ímpeto e carregam dramas e reviravoltas inesperadas. Por sua vez, como escrita, a Flash Fiction é praticamente perfeita. Não é interessante apenas para leitores com pouco tempo ou atenção, mas também é uma ótima maneira de os escritores experimentarem um ambiente controlado e desafiador.

Escrever Flash Fiction não é necessariamente fácil. Se você pode escrever contos regularmente — talvez entre crises de bloqueio criativo — você esteja mais próximo de saber como usar bem as palavras em pouco espaço. Olhando por este lado, precisamos agora falar de como você pode escrever Flash Fiction.

Como escrever minicontos, microcontos e nanocontos em 5 passos

Embora a Flash Fiction seja raramente discutida e muitas vezes mal definida no mundo literário. Para seguir seus passos e dominar a arte da escrita criativa, aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a escrever suas micro-histórias.

Tenha começo, meio e fim

Embora não precise haver muita coisa acontecendo em uma obra de Flash Fiction, ainda deve ter todos os pilares de uma história, ou seja, um gancho, um conflito e um final. Começar no ponto de ignição (o centro do conflito) é uma maneira comum de iniciar uma história curta. O meio, então, acrescenta nuances ao conflito, enquanto o fim une tudo para transmitir a mensagem central. Como os contos curtos são independentes, não serializados, é desaconselhável terminar em um cliffhanger. Observe que esses três pontos não precisam ser pontos do plot — eles agem mais como guias, usados para revelar informações cruciais ou sinalizar uma mudança de tom. Como o momento é tão importante na ficção flash, recomendamos mapear esses pontos de virada para que você saiba exatamente para onde sua história está indo e vindo.

Jogue detalhes e personagens em excesso pela janela

Como você tem tão poucas palavras para usar, é melhor manter sua micro-história o mais simples possível. É melhor ser conciso e deixar o clima levar a escrita. Além de pontos estranhos da trama, você deve cortar qualquer excesso de personagens, diálogos desnecessários e detalhes — e tenha em mente que mudanças no tempo ou ponto de vista irão confundir sua história. Simplifique, não faça muitas coisas ao mesmo tempo. Escolha um tema e desenvolva-o desde o início.

Abrace as convenções do formulário:

As micro-histórias têm uma forma única e não são apenas contos curtos, por isso é importante tratá-las como tal. Trabalhe nos limites, tais como:

  • Prosa intensa;
  • Uma voz narrativa brilhante;
  • Uma imagem poderosa e central; e
  • O significado mais amplo em poucas palavras.

Para trabalhar melhor no âmbito de 1.500 palavras, não apenas retrabalhe suas ideias mais extensas para atender às restrições. As obras de ficção flash são frequentemente contidas em uma cena ou evento, focadas em revelar mais do que o que é visível por meio de uma prosa requintada. Portanto, é improvável que um enredo mais complexo inicialmente destinado a um conto se traduza bem nessa forma mais curta. Dito isso, muitos escritores extraem suas micro-histórias de parágrafos antigos que amavam, mas que não chegaram ao rascunho final de uma peça mais longa.

Evite a tentação de usar clichês

Tão simples e direto quanto a ficção flash deve ser, não deve ser chato ou piegas, e definitivamente não deve ser clichê. Se você concorda que clichês óbvios carecem de impacto quando usados em um conto ou romance, imagine como é decepcionante encontrar um em uma micro-história com apenas alguns parágrafos. Portanto, verifique se o seu texto é original. E não tenha medo de experimentar sua voz, estilo e forma! Outro erro comum que os escritores de ficção flash cometem é confiar em cenários clichês com drama pronto, como funerais ou férias em família.

Entregue uma piada poderosa

Muito parecido com uma piada, uma boa ficção flash começa com a configuração e termina com a piada. Entregue as informações cruciais desde o início e use o que se segue para se aprofundar. Cada frase deve ser clara e articulada; se não oferece algum detalhe novo e distinto, é desnecessário. Dito isso, as melhores histórias de flash fiction ainda encorajam o leitor a pensar: ler nas entrelinhas e ter uma noção da história muito maior sob a superfície. Frequentemente, a linha final fornece os detalhes que colocam tudo em perspectiva e fornecem clareza sobre o restante da história.


Agora que você tem algumas dicas de como escrever microcontos, é hora de experimentar. Acesse nossa página de concursos literários e encontro aquele que vai de desafiar a escrever um microconto incrível!

Se você gostou deste artigo, pode gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.