descubra livros imperdiveis da literatura asiatica
Carreira Literária

Livros Imperdíveis da Literatura Asiática

A literatura asiática tem o orgulho de falar sobre o passado, preservando sua cultura, tradições e ainda apresentando o contraste entre a modernidade e sua rica ancestralidade.

A boa notícia para nós leitores brasileiros é que a literatura asiática não se resume somente a autores como Murakami e Kazuo Ishiguro. Além disso, muitos livros desta seleção, são romances que não expressam apenas a identidade do seu país de origem, mas é tesouro em todo o mundo.

Indicação de Autores de Literatura Asiática

1. Yiyun Li

Yiyun Li  literatura asiática

Yiyun Li é a escritora chinesa da lista “20 under 40”, elaborada pela revista The New Yorker, que a cada década apresenta os nomes promissores da literatura internacional.

O primeiro livro publicado no Brasil, Os Excluídos, que tem como enredo, uma cidade pequena chinesa, logo após a morte de Mao tsé-Tung e o fim da Revolução Cultural, apresentando a protagonista, Gun Shan, que passa a criticar o regime e se torna uma ameaça para o governo instaurado.

Abaixo alguns outros livros da autora como, Garoto dourado, garota esmeralda e Tempo de boas preces.

2. Arundhati Roy

Arundhati Roy  literatura asiática

Suzanna Arundhati Roy é escritora, novelista e ativista anti-globalização indiana, sendo a primeira mulher indiana a vencer o Man Booker Prize pelo livro, O Deus das Pequenas Coisas, tendo também vencido o Lannan Cultural Freedom Prize.

O seu livro ganhador foi traduzido para mais de 20 países, sendo ambientado na Índia, onde é apresentando um enredo de dois irmãos gêmeos de sete anos que abordam sobre o mundo que os rodeia, em uma clara imersão a cultura do seu país.

Abaixo alguns outros livros da autora como, O mistério da felicidade absoluta.

3. Mo Yan

Mo Yan literatura asiática

Escritor chinês, Mo Yan é um nome muito criticado na academia, devido à acusação de apoiar e fazer apologia ao regime comunista. Tudo isto, por ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

Em seu livro, As rãs, conhecemos um aspirante a escritor e sua tia, cabendo a ela garantir a execução da Política do Filho Único, realizando abortos em nome do controle de natalidade. O curioso deste livro, é que sua escrita tem tons de humor, fazendo brincadeira com a situação do regime chinês e as interpretações particulares do autor sobre o país. Em suma, uma aposta interessante para conhecer mais sobre a China com outros olhos.

Além do livro As Rãs, também pode buscar pelo livro Mudança.

4. Banana Yoshimoto

Banana Yoshimoto  literatura asiática

Banana Yoshimoto é a escritora japonesa que recebeu muitos elogios em publicações pelo mundo todo pelo seu primeiro livro, Kicthen.

No livro, somos apresentando a jovem Mikage Sakurai, que vive a perda da avó e acaba se aproxima de um amigo da falecida, Yuichi, que trabalha em uma floricultura. A princípio, uma história comum, mas recheada de camadas de cultura e heranças culturais únicas.

Além do livro Kitchen temos no Brasil também o livro Tsugmi.

5. Duong Thu Huong

Duong Thu Huong  literatura asiática

Duong Thu Huong é a escrita vietnamita da nossa lista e o livro, No zênite é a sua principal obra.

Em seu livro, narra a vida dos moradores de um pequeno vilarejo, assim como as tramas, jogos de poder, golpes políticos e tramas de amor e tragédia.

No zênite, de Duong Thu Huong

6. Byung-Chul Han

Byung-chul han  literatura asiática

Byung-Chul Han é um filósofo e ensaísta sul-coreano. Apesar de suas obras tocarem em um espectro mais filosófico, são reflexões e pensamentos que falam muito com nossas perspectivas de vida e a sociedade a qual estamos inseridos.

O escritor é também professor da Universidade de Artes de Berlim. Em seu livro, A Agonia de Eros, desenvolve uma reflexão sobre o ser humano, o desejo e o amor. Então, o livro fala muito da construção de relacionamentos, ou, na verdade, da falta e a estranha capacidade da sociedade, cada vez mais dominada pelo narcisismo, de criar laços verdadeiros e reais.

Além de A Agonia de Eros, tem outros livros como A Sociedade do Cansaço e A Sociedade da Transparência.

7. Jung Chang

Jung Chang  literatura asiática

Jung Chang é uma autora chinesa, conhecida pela autobiografia, Cisnes Selvagens, que retrata sua pessoal experiência na Revolução Cultural.

Sua biografia de Mao Tsé-Tung, Mao, escrita em conjunto com o marido, o historiador britânico, Jon Halliday, é hoje um livro proibido na China continental.

Além do livro Cisnes Selvagens, outros famosos são, A Imperatriz de Ferro e Três irmãs.

8. Xinran

Xinran  literatura asiática

Xinran é escritora, jornalista e radialista chinesa. Autora do livro, Enterro Celestial, aborda a ida de uma chinesa em busca do desaparecido marido no Tibete.

Além do livro, Enterro Celestial, você também pode encontrar, Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida e o, As boas mulheres da China.

9. Jhumpa Lahiri

Jhumpa lahiri  literatura asiática

Jhumpa Lahiri nasceu em Londres, mas é descente de indianos de origem Bengali, em Calcutá. Antes de decidir pela carreira de autora, recebera uma bolsa de sete meses na Fine Art Works Center of Provincetown, para artistas e escritores e foi então que decidiu tornar-se escritora.

A autora venceu o Prêmio Pulitzer pelo seu primeiro livro, Intérprete de males, uma coletânea de nove contos que compõem certo incômodo, na maneira de sentir fora do lugar e uma ausência de pertencimento. Em suma, muito baseado por ser filha de indianos e ter morado nos Estados Unidos e agora residir em Roma, onde começou a escrever em italiano. Como resultado, em um dos contos é abordado como é viver nos Estados Unidos com pais indianos, que tentar agregar os filhos no american way of life.

Além do livro, Intérprete de males, também escreveu Aguapés e O Xará.


Quais autores da literatura asiática estarão na sua estante?

Adoro fazer este tipo de postagem, não apenas porque consigo conhecer mais autores, mas também para passar aos meu leitores nomes que muitas vezes não aparecem nas listas de mais vendidos.

Me fala que quero muito saber, quais destes autores asiáticos você já leu e indica aqui nos comentários quais outros você quer ver aqui no site do Escrita Selvagem.

Se você gostou desse conteúdo, pode gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.