as essenciais obras da literatura latino americana
Carreira Literária

As Essenciais Obras da Literatura Latino-Americana

A literatura latino-americana como um todo é rica em diversidade cultural e expressa muito bem a beleza dos seus povos e paisagens únicas. Em alta nos últimos anos, provavelmente você já se deparou com autores e livros latino-americanos.

Mesmo assim, é justamente pensando em te ajudar a desenvolver o hábito de leitura e pensar fora dos grandes best-sellers, que preparei neste artigo indicações de livros essenciais para sua estante. A seguir, vai conferir 6 obras indispensáveis da literatura latina. Vamos conhecer?

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano

livro de literatura latino-americana, O livro dos abraços, de Eduardo Galeano

Falecido em 2015, o escritor uruguaio, Eduardo Galeano, sempre teve o dom de transformar pequenos enredos em notáveis histórias. Além disso, sua obra não fala apenas de fatos comuns, mas da vida e de tudo o que representa.

Talvez seu livro mais famoso, As veias abertas da América Latina, publicado 1971, que aborda trajetórias políticas dos países latino-americanos, tenha chamado mais atenção do público, por discutir imperialismo, capitalismo e subdesenvolvimento. Entretanto, o livro da imagem, O livro dos abraços, fala dos pequenos momentos, da beleza e emoção da memória como algo vivo e inquieto.

A pele do céu, de Elena Poniatowska

A pele do céu, de Elena Poniatowska

Elena Ponitowska nasceu em Paris, mas mudou aos 10 anos para o México onde vive até hoje. Em suma, vamos falar do seu livro, A pele do céu, onde conhecemos a zona rural mexicana e visitamos as memórias de infância do protagonista, Lorenzo, que conhece a figura de Fausta, meio hippie, moderna, bissexual, que o convida para fugir do pragmatismo de sua vida.

O corpo em que nasci, de Guadalupe Nettel

O corpo em que nasci, de Guadalupe Nettel

Outra autora mexicana muito importante, Guadalupe Nettel, dialoga em seu livro, O corpo em que nasci, a imagem entre a fronteira da ficção e autobiografia. A princípio, o enredo gira em torno da personagem principal narrando a partir do divã do seu analista, incorporando temas como infância, exilados de ditaduras, como argentina e chile e as vias de aceitação de si mesma.

A protagonista possui um problema no olho direito, que a faz usar um tampão, tornando sua visão borrada suportando a rejeição de todos ao seu redor. Em suma, uma obra sobre temas delicados e necessários.

Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño

Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño

Roberto Bolaño é um autor chileno, conhecido pelo seu romance, Os detetives selvagens, ganhador do Prêmio Rómulo Gallegos, com narrativa de três momentos.

No primeiro momento e último, temos a narrativa em forma de diário de Garcia Madero, aspirante a poeta. Entretanto, no segundo, somos apresentando a relatos de diferentes pessoas, feito com intenção de instigar o leitor a trabalhar como um detetive e relacionar os fatos, reconstituindo e juntando peças para montar sua própria história.

Meu país inventado, de Isabel Allende

Meu país inventado, de Isabel Allende

Isabel Allende nasceu em Lima, Peru, seu primeiro romance, A casa dos espíritos, foi premiado e a consolidou como um nome importante da literatura latino-americana. Não somente, mas seu livro, Em Meu país inventado, retoma lembranças do Chile, onde foi criada, nos transportando para a história do país com pitadas de humor e muita sagacidade.

Doze contos peregrinos, de Gabriel García Marquez

Doze contos peregrinos, de Gabriel García Marquez

Gabriel García Marquez é o autor colombiano consagrado pelo seu livro, Cem anos de solidão, sendo admirado e traduzido em muitos países. Além disso, outro livro, Doze contos peregrinos, nos apresenta latino-americanos vivendo na Europa, imigrantes enrolados em saudades de suas terras natais e sofrendo o estranhamento cultural do velho continente.


Literatura latino-americana, muito além do convencional.

Acredito que tenha dado para ter um gostinho pela literatura latino-americana, além de muito rica, também é repleta de enredos para todos os gostos. Portanto, se você gostou desta lista, fala nos comentários e indica outros livros e autores latino-americanos que você quer ver aqui no Escrita Selvagem.

Se você gostou desse conteúdo, pode gostar também de:

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.