literatura indigena escritores para ler
Carreira Literária

Literatura Indígena: 12 Escritores Para Ler

A literatura Indígena é pouco valorizada no mercado literário, sendo seus autores desconhecidos e recebendo certa atenção. Em contra partida, é engraçado pensar, que em um país tão rico diversamente como o Brasil, pouco sabemos da cultura das civilizações indígenas, tratando-as como folclore e não com o devido respeito e carinho ao qual merecem.

Para valorizar escritoras e escritores indígenas, resolvi trazer alguns nomes da literatura para você adicionar ao seu desafio de leitura e também para aprimorar o seu repertório cultural. Então, vamos conhecer?

Os autores da Literatura Indígena Brasileira

1. Daniel Munduruku

Daniel é escritor, professor e psicólogo. O autor têm 52 obras ao todo, sendo a maioria de literatura infanto-juvenil.

Munduruku é engajado no movimento indígena, diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais e membro da Academia de Letras de Lorena.

Algumas obras famosas, são O Banquete dos Deuses – conversa sobre a origem e a cultura brasileira e Contos Indígenas Brasileiros.

2. Olívio Jekupé

Outro autor também de literatura infantil, Jekupé é um dos nomes mais renomados sobre cultura indígena. Olívio é membro do Nearin, Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas e também um dos fundadores da Associação Guarani Nhe’en Porã.

De suas obras mais conhecidas, temos Ajuda do Saci e A mulher que virou Uratau, livros esses publicados em português e em Guarani.

3. Ailton Krenak

Ailton Krenak, é líder indígena, escritor, jornalista e produtor gráfico. Atualmente, trabalha na causa indígena desde de 1980 e é fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena, sendo uma importante voz do povo indígena ao discursar na Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a atual Constituição Federal brasileira.

Entre suas obras: Ideias para adiar o fim do mundo, e O amanhã não está à venda.

4. Graça Graúna

Escritora e formada em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Graça Graúna é uma das mais famosas artistas indígenas do País.

Entre suas obras estão: Tessituras da Terra, Flor da mata, O coelho e a raposa e Baak, o pequeno deus.

5. CARLOS TIAGO HAKIY

Tiago Hakiy é o poeta e escritor, sendo tataraneto do tuxawa Crispim de Leão, famoso heroi Sateré da guerra da Cabanagem.

6. ELIANE POTIGUAR

Professora, empreendedora e escritora indígena brasileira, Eliane Potigar fundou a Rede Grumin de Mulheres Indígenas e foi umas das 52 brasileiras indicadas ao projeto Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz.

De suas obras mais famosas: A Terra é Mãe do Índio, Metade Cara, Metade Máscara, e A Cura da Terra.

7. ELY MACUXI

Ely Macuxi filho do povo indígena Makuxi, além de escritor, atua como professor e na política local de Manaus, sendo considerado umas das vozes indígenas mais importantes da atualidade.

literatura indigena ipaty o curumim da selva de ely macuxi

8. CRISTINO WAPIXANA

Cristino é coordenador do NEARIN, núcleo de escritores e artistas indígenas e autor de O Cão e o Curumim e Sapatos Trocados.

9. RONY WASIRY GUARÁ

Rony Wasiry Guará filho do povo indígena Maraguá. Além de escritor, também é escritor ilustrador e artesão.

literatura indígena o olho d´agua, o caminho dos sonhos de Roni Wasiry Guará

10. ELIAS YAGUAKÃG

Elias filho do povo Maraguá, da aldeia Yabetue’y é além de escritor, artesão e ilustrador de grafismos Maraguá.

11. LIA MINAPOTY

Lia também é da ladeia Yãbetue’y, sendo uma das mais jovens lideranças de mulheres Maraguás.

12. YAGUARÊ YAMÃ

Yaguarê Yamã é parte Maraguá e Sateré, também nasceu na aldeia Yãbetue’y, como os dois anteriores desta lista. Além de escritor, também é Geografo, professor e Ilustrador, sendo um dos principais escritores indígenas da atualidade


Qual autor da literatura indígena estará na sua estante?

Em suma, foi possível separar alguns nomes importante da literatura indígena brasileira, mas ainda, existem e vão existir outros para conhecermos e abranger ainda mais o nosso repertório cultural.

Me conta, você já leu alguns desses autores? Que tal conhecer um pouco mais sobre essas vozes e sair da bolha americana de best-seller, garanto que vai se surpreender com o que cada um destes autores tem à entregar.

Se você gostou desse conteúdo, pode gostar também de:

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.