estrategias marketing digital escritores
Marketing Para Escritores

Conheça 3 Estratégias de Marketing Digital Para Escritores

Você acabou de publicar o seu primeiro livro, ou quem sabe, pretende realizar uma campanha de lançamento, saiba que existem estratégias de marketing digital para escritores que você precisa conhecer.

O marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam atrair, reter e fidelizar clientes por meio da satisfação de suas necessidades. Segundo Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, esse processo é algo social, no qual uma pessoa ou grupos adquirirem o que desejam por meia de ofertas e trocas de valor.

Assim, o objetivo do marketing para você escritor é levar sua oferta para o mercado literário e alcançar potenciais leitores e, assim, conseguir vender seu livro na internet. Então, vamos explorar as 3 estratégias de marketing digital para escritores que vão tornar seu livro mais visível ao público!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia em que se produz textos relevantes com o intuito de gerar laços e valor para seus seguidores, assim como os conteúdos deste site. Além disso, estes conteúdos podem ser artigos, descrições de posts para Instagram, e-mails marketing e assim como anúncios.

A ideia é criar conteúdos sobre seu livro, levando informações úteis relacionado ao universo da obra, como os temas abordados, bastidores, pesquisas, curiosidade e muito mais. Ou seja, o processo de produção da sua criação literária, desde a concepção da ideia, premissa, escrita e lançamento.

A ideia é envolver seus leitores, mas não apenas para vendar o seu livro, apesar de ser algo que você quer mais que tudo, mas para principalmente criar relações com potenciais e atuais leitores.

Marketing nas Redes Sociais

As mídias sociais são canais de marketing excelentes para dialogar com seus leitores, aumentar sua audiência e fazer seus conteúdos chegarem em mais pessoas. Para o mercado literário, as mais interessantes são:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Além de criar perfils, páginas e grupos nestas redes, mantenha as publicações com uma frequência saudável e dentro do seu tempo disponível. Por exemplo, publique fotos e vídeos curtos sobre suas experiência com a escrita, suas últimas leituras, ou apenas bata um papo sobre sua vida como escritor.

E-mail Marketing

Muitos ainda acreditam que os e-mail estão defasados, mas quem hoje em dia não possui um e o usa, seja para fins pessoais ou para se informar de promoções de suas lojas favoritas. Assim, o e-mail marketing ainda é uma estratégia de formar relações com sua audiência, sem depender de algoritmos e muito menos de viver criando vídeos todos os dias.

Convide seus seguidores para se inscreverem na sua newsletter, ofereça algum benefício, como acesso antecipado aos seus cursos, sua mentoria, eventos, descontos, promoções e próximos lançamentos. Além disso, é muito fácil você perder uma mensagem vista nas redes sociais, mas um e-mail, este estará lá na sua caixa de entrada e você sempre conseguirá ler quando tiver um tempo.

Dica bônus: abuse das ferramentas para organizar suas estratégias

Independente da estratégia que você vai aplicar para com seus livros, procure se informar sempre das ferramentas que possibilitam automações, o que te permite fazer muito mais e com menor esforço, por exemplo:

  • Agendar publicações nas redes sociais;
  • Monitorar o engajamento nas redes sociais;
  • Acompanhar todas as interações dos usuários no mesmo lugar;
  • Criar formulários e landing pages para formar suas listas de e-mail;
  • Envio e gestão de campanhas de e-mail marketing;
  • Análise e acompanhamento de métricas.

Boa parte destes itens acima, você pode obter com o Insights da conta profissional do Instagram, o Estúdio de Criação do Meta (para Facebook e Instagram), o Google Search Console, o Google Analytics e gerenciadores de e-mail marketing.

Seja qual for a estratégia escolhida, o mais importante é implementar ações e testar constantemente suas campanhas de marketing, sejam para marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais ou e-mail marketing.

Portanto, se você quer fazer marketing digital para escritores, siga as dicas deste site e veja como os resultados vão começar a aparecer. Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.