logline seu livro em poucas linhas
Escrita Criativa

Logline: seu livro em poucas linhas

Todo autor já tentou explicar seu livro em poucas palavras e acabou falhando. Além disso, pode ser realmente difícil transmitir todos os detalhes do nosso livro de centenas de páginas em uma ou duas frases. Afinal, você não precisa contar todos os detalhes, mas quer passar a mensagem certa sobre sua história.

Para te ajudar, existe a Logline, que cumpre a função de contar para as pessoas sobre o que é sua história, de forma sucinta e atrativa. Por sua vez, serve como um breve resumo, descrevendo com precisão as tensões psicológicas implícitas dos personagens e quais situações podem enfrentar pelo caminho até seu objetivo.

Originalmente, as Log Lines (algo como linhas de registro) eram longas cordas em um carretel com nós que os marinheiros utilizavam para medir a sua velocidade. Como curiosidade, a unidade de medida em Nós, tem sua origem justamente neste ato, pois os marinheiros contavam quantos nós passavam por suas mãos em uma determinada quantia de tempo, e assim conseguiam medir quanto levariam para ir de um ponto ao outro.

log line
Ilustração da logline marítima

Dos marinheiros para os roteiros

De certa forma, podemos brincar que o termo ajuda na navegação da sua escrita. Afinal, se você tem uma logline bem construída, sempre terá um guia de onde sua história deve terminar.

As Loglines surgiram em Hollywood, como formas de vender roteiros, já que permitiam que os produtores entendessem a história mesmo sem precisar ler todo o manuscrito. Agora, as Loglines são utilizadas em toda a indústria audiovisual, como uma ferramenta eficiente de contar a história e obter o interesse do seu leitor.

Entretanto, fazer uma logline eficiente, não é tão fácil assim. Por sua vez, vou te ajudar a entender melhor como construir a sua própria versão resumida da história.

Como escrever uma boa logline?

Em breves palavras, para construir sua logline pense em firmar as ideias em três grandes elementos, que são:

  • o seu protagonista
  • o objetivo dele e/ou de outros personagens
  • o antagonista / força antagônica

Com esses três elementos, devemos começar a montar a nossa logline, seguindo alguns itens mais específicos como:

  • O protagonista: Esse será o seu personagem e ocupará a maior parte do enredo.
  • Antagonistas: Este personagem funciona como a razão pura do conflito e gerador de tensão.
  • Cenário ou período de tempo: pode indicar alguma época, ano e determinados locais.
  • Conflito ou problema: os obstáculos que impedem o seu personagem de atingir seus objetivos.
  • Ação: Refere-se ao método que seu personagem buscará superar o problema mencionado.
  • Meta ou objetivo: O objetivo do protagonista também deve ser mencionado, pois isso carrega o verdadeiro proposito do seu livro.

Como criar uma logline matadora?

Defina um objetivo, um conflito, uma motivação e impulsione seu protagonista por meio destes itens. Em uma logline, pense em utilizar verbos de ação, que irão demonstrar quais as atitudes dos seus personagens frentes aos desafios.

Ao trabalhar seu antagonista, descreva essa força e como a mesma afeta seu protagonista em conseguir chegar ao seu objetivo com facilidade. Ambos podem ter objetivos parecidos, mas eventualmente há conflitos de interesses.

Traga o caráter e a urgência em seu trabalho com a inclusão dos riscos. Afinal, o que realmente está em jogo caso o protagonista perca no final?

Ambientação é importante, mas não queira explicá-la em minúcias, pois o seu verdadeiro contexto, seja social, histórico ou geográfico, deve ser breve e sempre com alguma importância para sua trama e para seu protagonista.

A formula mágica do Logline

À princípio, não use nomes ou grande informações para definir seu logline. Afinal, em vez de dizer tudo em detalhes, abuse dos adjetivos para dar uma maior profundidade à mensagem que deseja transmitir. Não somente, mas tome cuidado com o uso de clichês e ironias, então para evitar isso e deixar tudo mais claro, vamos ao exemplo abaixo.

Cenário Protagonista Problema Antagonista Conflito / Ação Meta

Um espirituoso garoto da fazenda se junta a rebelião para salvar uma princesa de um sinistro executor imperial e sua galáxia de uma terrível arma destruidora da planetas.

Exemplo de construção de logline com Star Wars IV Uma Nova Esperança

Outro exemplo:

O Poderoso Chefão

“O relutante filho de um chefão da máfia precisa assumir o controle do império clandestino de seu pai para proteger sua família.”

Mais um exemplo: Se beber, não case

“Três padrinhos de casamento perdem o amigo noivo durante a despedida de solteiro em Las Vegas e sem memórias da noite anterior precisam refazer seus passos a fim de encontrá-lo.”

Vamos de outro também: Titanic

“Dois amantes perdidos se apaixonam na viagem inaugural do Titanic e lutam para sobreviver enquanto o navio condenado afunda no Oceano Atlântico. ”


Em conclusão, quanto mais você praticar suas construções de loglines, ou podemos até chamar de o resumo do resumo, com toda a certeza, terá uma visão bem melhor da sua história e conseguira até criar uma sinopse no futuro muito interessante.

E você, já conhecia essa ferramenta, acredita que poderá te ajudar a fugir do bloqueio criativo e informar futuros leitores sobre o que seu livro se trata?

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

2 Comentários

  • Claudio Martins

    Fala, Raphael! Velho, excelente explicação. Comecei a escrever faz mais de 20 anos. Comecei tarde, já tinha mais de trinta. O título e a “log-line” sempre foram meus martírios. Fico muito grato pela ajudar. Abraço!

  • MATILDE LEONE

    Parece fácil resumir o que escrevemos ou queremos escrever. Mas não é mesmo. Normalmente a gente acaba se atrapalhando e não consegue dar ao leitor uma boa referência. Muito boa sua explicação. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.