4 Dicas de Como Escrever o Prefácio do seu Livro
O prefácio é, talvez, um dos recursos literários mais interessantes, não apenas por trazer informações valiosas sobre uma obra, mas também por enriquecer ainda mais o conhecimento do leitor sobre o livro e seu autor.
Pensando nisso, decidi criar um artigo com 4 dicas de como escrever o prefácio do seu próprio livro. Antes de mais nada, falemos sobre o prefácio.
O que é prefácio?
O prefácio é o texto que antecede a própria história, servindo como apoio para a imersão e contextualização do leitor. Além disso, é um recurso que pode ser escrito pelo próprio autor ou por terceiros.
Em livros de autores falecidos, o prefácio oferece informações sobre a época em que foi escrito, notas de tradução, mudanças, controvérsias e quaisquer outras informações úteis durante a leitura.
Por exemplo, nos livros de J. R. R. Tolkien, como “Oberando” e “Mestre Gil de Ham”, encontramos prefácios dedicados a explicar a origem da história, seu desenvolvimento e questões sobre a escrita do autor que tornam a leitura ainda mais prazerosa.
Quando o autor escreve o prefácio, temos a chance de mergulhar no livro através de sua visão, conhecendo os bastidores e criando uma proximidade única com a obra.
Lembre-se, o prefácio não é um recurso obrigatório, então se não for agregar à experiência do leitor, evite utilizá-lo.
4 dicas de como fazer o prefácio de um livro
1 – Nada mais que uma introdução
Principalmente, a função básica do prefácio de um livro é expor, apresentar e dialogar com o público. Em suma, é explicar os principais objetivos, aspectos e expectativas da obra.
2 – Contextualize o leitor
Escreva um texto que construa o contexto do livro, preparando o leitor para se inserir na obra. Como exemplo, os livros acadêmicos têm prefácios nos quais são alinhadas todas as teorias desenvolvidas e como se inserem em seu conteúdo.
Porém, em um romance, podemos contextualizar para criar uma condição para trazer dados sobre a construção do texto, suas bases e qualquer informação valiosa em sua produção. Por exemplo, o autor conseguiu, por meio de um concurso literário, viajar para determinado país, com bolsa para escrever o livro e aprender costumes locais, a fim de se introduzir na obra.
3 – Gere interesse pela leitura
Provoque seu leitor a fazer uma avaliação durante a leitura, proponha reflexões sobre sua obra. Afinal, existem autores que escrevem para transmitir uma mensagem ou fazer uma crítica social.
É neste momento que você pode usar o prefácio como uma ação de orientação na leitura, com elementos que atraiam a atenção, sem entregar muitas informações, mas sendo o bastante para o leitor estar sempre alerta ao que você pode dizer.
4 – Conte suas inspirações
Para um autor, o prefácio é o momento de falar do próprio livro. Portanto, aproveite este espaço para contar quais foram suas inspirações, referências e até mesmo o que o levou a escrevê-lo.
Concluindo este artigo sobre como escrever o prefácio do seu livro, é fundamental ressaltar a importância deste elemento na obra literária.
Ao seguir as dicas fornecidas ao longo deste texto, você estará mais bem preparado para criar um prefácio envolvente e significativo. Lembre-se de que o prefácio é uma oportunidade única de conectar-se com seus leitores, compartilhando suas inspirações, motivações e perspectivas sobre a obra que estão prestes a descobrir.
Portanto, ao redigir seu prefácio, seja autêntico, transparente e cativante. Convide seus leitores a mergulharem na sua história, oferecendo-lhes um vislumbre do mundo que você criou e das ideias que o impulsionaram a escrever.
Por fim, lembre-se de que o prefácio é apenas o começo da jornada literária que você e seus leitores embarcarão juntos. Que este texto inspire você a escrever um prefácio que não apenas introduza sua obra, mas também estabeleça uma conexão duradoura com aqueles que a lerão.
Boa escrita e sucesso em sua jornada como autor!
Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
11 Comentários
Paula Regina Pereira Silva
Obrigada pelas belas dicas, eu estou escrevendo o meu primeiro livro. Ainda estou no processo de construção da minha visão, mas já estou com o conteúdo em mãos. Valeu! vai fazer toda a diferença na minha obra.
Vi6
Valeu pelas valiosas dicas, vou tomar posse!
ROSIMARY REIS DO VALE MARTINS
Muito útil , essas dicas! Vão me ajudar bastante.
Espero encontrar mais delas por aqui.
Sebastião Barros
O vosso site é muito útil, principalmente para novos escritores ou para quem deseja ser, mas não tem muito recursos, e precisa fazer tudo como autodidata.
Raphael
Obrigado pelo comentário, fique ligado, em breve haverá um curso e outros materiais que estou preparando.
GELDA RODRIGUES DE CASTRO
Obrigada pelas dicas valiosas!
Marcos Oliveira
Muito obrigado pelas dicas, seguirei-as
FRANCISCO RAIMUNDO XAVIER
MUITO SIGNIFICANTE AS DICAS. ADENTREI-ME UM POUCO, NO MUNDO DA LEITURA E COMO PRETENDO LANÇAR UM LIVRO VAI AUXILIAR-ME, AINDA, MAIS. SAUDAÇÕES E FELIZ NATAL E PRÓXIMO ANO NOVO.
Rogerio Nunes
Salve Raphael!
Estou em busca de coragem para escrever e caí aqui na sua boa dica de prefácio.
Ajudou bastante.
Obrigado
Altamir Antonini
No meu caso estou buscando informações e subsídios para prefaciar um livro que conta histórias de famílias italianas que iigraram para o brasil a ha mais 140 anos….. Na verdade é um livro com histórias de 9 famílias….
Heder Duarte
Eu escrevo diferentes tipos de textos desde 2004, logo são quase 20 anos de literatura, mas ainda não publiquei o meu primeiro livro, mesmo já possuindo mais de 250 textos completos revisados. Estou pesquisando dicas e regras para construir o meu primeiro livro para publicá-lo, e essa experiência me tornará apto a publicar todos os meus outros livros adiante.
Agradeço por seus materiais, seus textos já me ajudam nessa meta de me tornar um escritor.
Um abraço.