post escrevendo ficcao cientifica
Como Escrever Um Livro

Como Escrever um Livro de Ficção Científica?

Está preparado para aprender como escrever um livro de ficção científica? Então não se preocupe, vou te ajudar a descobrir como começar a escrever livros de ficção científica com dicas e truques baseado em especialistas.

A ficção científica é um gênero literário complexo. Não somente, mas por apresentar opiniões contratantes do que é ou não ficção científica, o senso comum entende que seja qualquer história fictícia com tecnologia e podendo apresentar um futuro possível. Porém, falar assim é tornar o gênero muito simplista,

O que é uma narrativa de ficção científica?

Para entender o que é esta narrativa, é necessário descobrir o que os grandes autores da ficção científica pensam quanto a plasticidade do gênero. Como é o caso do escritor Isaac Asimov.

De acordo com o autor, a ficção científica deve se passar em uma sociedade dissociada da nossa, ou seja, sofrendo influências que a alteraram de tal forma, seja com mudanças científicas ou tecnológicas, que nos apresenta a reação do ser humano, perante estas mudanças que destruíram a ordem da sociedade como a conhecemos.

Olhando pelo espectro de outro autor consagrado, Arthur C. Clarke. “A Ficção Científica é algo que poderia acontecer, mas que normalmente você não gostaria que acontecesse”.

A narrativa da ficção científica se distingue da fantasia quando pensamos que, a fantasia é quando o impossível se torna provável, enquanto na ficção cientifica, o improvável se torna possível.

Como começar a escrever uma história de ficção científica?

Para começar a escrever uma história de ficção científica, dois fatores predominam. A presença da tecnologia e o aspecto especulativo, questionando onde estamos hoje e para onde podemos chegar. Em suma, é o mundo que conhecemos combinado a especulação baseada na ciência. Por exemplo, “e se atravessarmos em um buraco negro?”

Nada impede que exista uma história de fantasia espacial, como é o caso de Star Wars que entra num subgênero da ficção científica, a Opera Espacial, mas a ficção científica pura é apresentada com base na ciência. Um exemplo, é a série Stargate, com humanos indo para outros planetas, encontrando alienígenas e lidando com leis da física.

Como a tecnologia está presente na ficção científica?

Para escrever ficção científica é importante entender que a ciência está sempre presente no enredo, caso você deixe de lado este aspecto, pode ser que esteja escrevendo outro gênero literário. Além disso, você não precisa passar todo o livro falando de especulação, mas a mesma é um dos pilares mais importantes da construção do seu enredo.

Agora que você entendeu o básico, precisa também saber que o cenário de um livro de ficção científica pode ser semelhante ao nosso mundo, com grandes avanços tecnológicos, ou até mesmo um mundo inteiramente novo.

Se sinta livre para especular, mas busque conhecimento no que esta propondo. Por exemplo, se vai falar sobre realidade virtual, estude sobre as informações existente no assunto e, a partia daí, especule de forma plausível.

Da mesma forma, se seu livro houver humanos vivendo em um planeta com clima diferenciado, como chuva de diamantes(sim é possível cientificamente, leia mais aqui), é interessante entender os efeitos do clima no corpo humano e solucionar tecnologicamente como essas pessoas vão lidar com o fato.

De toda forma, a ficção científica é nada mais que ficção. O mundo que você cria para sua história não é real, mas precisa ser verossímil.

As Regras em livros de ficção científica

Toda ficção depende de suspensão da descrença, ou seja, do momento em que o leitor esqueces que está lendo um mundo fictício e aceita como este é apresentado.

Na fantasia isso é bastante comum, apesar do gênero lidar com o imaginário, é possível se inserir neste universo e criar emoções reais durante a leitura. Para a ficção científica, temos o trunfo de os fatos estarem baseado em estudos reais, o que ajuda na imersão.

Na ficção científica, em geral, as regras são semelhantes com as regras do nosso mundo. Afinal, é uma história baseada ciência. Entretanto, a credibilidade de um livro tem a ver com o quão plausível é a historia de acordo com as regras do nosso mundo.

A física está ligado com causa e consequência, logo, uma personagem que uma sofre queda, está fadado as leis de Newton.

Checklist para escrever um livro de ficção científica

Pode parecer trabalhoso escrever um livro de ficção científica, seja pela dificuldade de dominar todo o conhecimento na área da ciência, da falta de interesse, ou até mesmo em encaixar a realidade nas especulações.

Pensando nisso, criei uma checklist dos principais pontos que você deve basear sua história e à partir desta lista, manter seu enredo sempre nos eixos.

  1. Qual a história do seu mundo?
  2. Se passa no nosso planeta ou outro? Como é a geografia?
  3. Quais regras ou avanços tecnológicos se diferenciam ou se assemelham ao nosso?
  4. Determine as teorias científicas como base para:
    1. determinar como funciona o mundo;
    2. explicar as relações desta sociedade;
    3. fatores que afetam ou beneficiam as personagens.
  5. Divirta-se, à partir deste ponto você tem a liberdade de fazer o que quiser com a sua historia, deste que os pontos anteriores não sejam apagados.

Viu, não é tão difícil escrever um livro de ficção cientifica. Afinal, como qualquer livro é necessário um planejamento e organização das principais ideias, para não apenas manter a história nos eixos, mas para garantir que o leitor continue interessado.

De modo geral, anote tudo, prepare fichas de locais, personagens, das leis vigentes e sempre as leia, você como ninguém deve dominar o seu universo

Dica extra! Consuma muito entretenimento de ficção científica, como filmes, séries e principalmente livros. Em suma, estar presente neste universo facilita


Espero que você tenha gostado das dicas e se quiser ter acesso à outros materiais de como escrever um livro, continue acompanhando o site e dando sua opinião aqui nos comentários.

Se você gostou deste conteúdo pode gostar também de:

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.