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Marketing Para Escritores

Financiamento Coletivo: 5 razões para usar o Crowdfunding

O financiamento coletivo ainda é um mistério para o autor independente que está em busca da autopublicação. Não somente, por vezes nem cogita que é uma possibilidade junto a editora, quando a mesma não é capaz de arcar com os custos da publicação.

Os esforços da autopublicação são complicados com a quantidade de editoras, que servem mais como prestadores de serviços, ou seja, cobram um serviço para que você tenha seu sonhado livro publicado com um alto custo, este sempre sem garantias de retorno.

Ainda assim, quando oferecem o crowdfunding, normalmente todo o marketing é por conta do autor. Ou seja, você ganha de um lado, mas pode sofrer com o abandonado do outro.

O que é crowdfunding?

O termo é a união da palavra crowd (coletivo) com funding (financiamento). Ou seja, trata-se de um financiamento coletivo, em que cada um dá dinheiro para apoiar algum projeto em que se identifica.

Esta prática acontece bastante e tem tomada a cabeça de muitos leitores que veem neste espaço, meio de conseguir adquirir livros únicos e até mesmo, nunca publicados no Brasil. Além disso, apoiar esses projetos é algo muito incrível de fazer parte, não apenas por ter seu nome como apoiador, mas por ajudar a trazer a luz livros de outros escritores.

Então como saber se o financiamento é a melhor estratégia para meu livro? É o que vamos descobrir, com os cinco motivos para usar o crowdfunding.

1. O financiamento coletivo ajuda pagar a autopublicação.

A publicação independente pode ser um negócio caro. Normalmente é. Você vai arcar com o serviço de revisão, o design da capa, diagramação, impressão, gastos com anúncios e até mesmo pode querer um leitor sensível.

Os custos da autopublicação podem variar de R$ 3.000 a R$ 7.000 apenas para edição do manuscrito. Um designer profissional cobra de R$ 200 a R$ 700 por capa original, frente e verse e dependendo do quanto customizada será a arte.

Portanto, o crowdfunding cresceu como oportunidade para te ajudar a financiar a impressão dos livros. Sem este serviço, o trabalho da maioria dos autores nunca veria a luz do dia.

2. Estudos de caso falam do sucesso do crowdfunding.

Vários autores alcançaram sucesso ao atingir suas metas de crowdfunding e arrecadar dinheiro para publicação. Se pegarmos a retrospectiva de 2020 da catarse, os número falam por si só.

exemplos de dinheiro gerado por categoria em financiamento coletivo
Retrospectiva Catarse 2020

Mas o ponto é que eles alcançam mais sucesso com o crowdfunding do que teriam sem essa plataforma. Aqui mais um exemplo de como essas campanhas para livros tem o maior apelo e chances de bater as metas.

exemplos superação de meta gerado por categoria em financiamento coletivo
Retrospectiva Catarse 2020

Ao olhar estes dados é inegável perceber como o mercado brasileiro de livros está disposto a embarcar no financiamento coletivo de livros, o que é uma mão na roda para muitos novos autores.

3. Crowdfunding atrai vendas reais.

O crowdfunding é feito através de uma plataforma para anunciar seu produto. Os autores podem aproveitar essa oportunidade para vender mais livros, pois, à medida que as editoras navegam pelos possíveis alvos de investimento, elas percebem seu livro.

O crowdfunding impõe limites de tempo para atingir as metas. Esse limite cria urgência, pois geralmente é em torno de trinta dias, criando um gatilho mental. Portanto, você autor deve se dedicar a impulsionar as vendas neste período e construir um público sólido em um curto espaço de tempo.

4. As vantagens através do crowdfunding são uma realidade.

Quando você pensava que o potencial de sucesso do crowdfunding se limitava a arrecadar fundos para a autopublicação, aqui surge outras boas notícias.

Projetos de financiamento coletivo além de arredar dinheiro e imprimir livros, podem atrair o interesse de editoras tradicionais. Em casos raros em que o autor consegue obter apoio para um número substancial de pré-vendas de livros, as editoras tradicionais podem intervir para oferecer um contrato.

Exemplo, o livro “Homens Pretos (Não) Choram” de Stefano Volp, foi lançado por meio de financiamento coletivo e com 1.000 cópias vendidas, um tempo depois o livro foi ganhar uma nova edição pela editora HarperCollins, com três textos inéditos. Situações como essa mostram o valor real do crowdfunding.

5. Financiamento coletivo oferece credibilidade.

Ter sucesso na sua campanha dá credibilidade a você como autor e ao seu trabalho. Mas por quê? Porque todo mundo percebe o potencial que você possui de atrair seguidores fiéis.

Quando algumas pessoas começam a apoiar projetos, é comum que a própria plataforma os lembre que existem outros do mesmo segmento que você apoiou. Portanto, o crowdfunding faz uma enorme diferença na forma como os escritores e seus livros estão sendo percebidos.

É bastante comum que um projeto aprovado e organizado em uma dessas plataforma, chame a atenção de pessoas que nem sabiam que você existia. Afinal, seja pelos brindes, ou pela história que eles acreditam que vão adorar, são muitos poucos os projetos que não batem a meta.

A credibilidade oferece aos autores a chance de aumentar sua reputação pessoal e as vendas de produtos à medida que seu público cresce.

Conclusão

O crowdfunding está rapidamente se tornando um pilar para a publicação e atraindo olhares das editoras, mas também como de novos leitores.

Junte a iniciativa de crowdfunding com outros esforços de marketing digital e você pode criar o tipo de estratégia de sucesso que os autores sempre buscaram.

Os autores são capazes de ter pré-vendas garantidas, aumentar os números de vendas após o lançamento e atrair a atenção de editoras tradicionais após uma campanha bem-sucedida. No geral, o financiamento coletivo está fazendo números positivas para transformar a autopublicação em uma alternativa confiável e viável aos novos autores.

E você já pensou ou teve seu livro financiado por um projeto assim? Compartilha nos comentários sua experiência.

Raphael T. A. Santos é apaixonado por SciFY e literatura, tendo estado presente nas primeiras edições das antologias do Grupo Editorial Andross, com 6 contos, possuindo também uma publicação na antologia Rupturas, produzido no âmbito do Curso de Introdução à Escrita Criativa, coordenado pelo autor Tiago Novaes e, de forma independente, o conto de terror cósmico, Umidade, e atualmente escreve suas crônicas, tópicos de escrita criativa, carreira literária e marketing no site Escrita Selvagem. Publicou o seu primeiro livro de romance, Mãe de Sal, em 2021. Frágil como Origami é o seu segundo livro.

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