como nao planejar fracasso twitter
Marketing Para Escritores

Aprenda Como Não Planejar Seu Livro Com o Fracasso de Elon Musk

Todo escritor sabe que o planejamento é uma das etapas mais importantes do seu livro, podendo ser feito o mais simples ou complicado possível.

Mas, será que você é aquele autor braço forte e que toma decisões sem pensar, com intenção de domar seu livro e fazer ele se curvar aos seus pés?

Seja truculento com seu planejamento

A abordagem grosseira de gerenciamento de pessoas do bilionário, pode ser comparada com diversas atitudes que impactam negativamente em construir um bom planejamento.

Afinal, se ninguém consegue trabalhar com saúde mental com descrições de chefes ruins, como você fará o mesmo se trata seu livro como capacho?

Não demita seus personagens por vaidade!

A decisão mais escrupulosa e mesquinha do Musk foi “jogar pessoas fora”. Por isso, imagine que você tem uma lista de 50 personagens, planejou todos os aspectos e histórias, mas quando termina, bate aquela insegurança, de você não é capaz de gerir 50 pessoas. Então, você simplesmente apaga 25 personagens e joga todas as responsabilidades destes nos outros que ficaram.

Se na vida real, você sabe que carregar tarefas de outros é cansativo, imagine ter que fazer isso com seus personagens. Eles não vão reclamar é claro, mas você vai bastante, acredite.

Retirar ou acrescentar personagens é saudável, mas não se você não souber o que está fazendo. Se você pensou em 50, existe uma motiviação e uma formatação no seu enredo que está cuminando nisso.

George R R Martin poderia ter abandonado 50% dos seus personagens, mas GOT não seria a mesma coisa.

Retire os excesso se necessário, caso não seja possível, combine personagens, mas evite deixar que tenham uma carga de enredo acima do que são capazes.

Trabalhe com exaustão em seu planejamento

Tenha fé, você pode escrever 6h por dia, todos os dias. basta dar um jeitinho. Contem ironia.

É isso que Musk quer que seus funcionários pensem, esse método arcaico de trabalho, onde manter funcionários xx horas na empresa e presencialmente é mais importante do que a produtividade deles.

Faça o mesmo com seu livro, apenas trabalhe sem parar, fique cansado, exausto e não tenha forças. Está sem ideias? Se esforce e escreva! Quer resultados? Escreva seu livro em um mês!

Pesquisas apontam que pessoas que trabalham com chefes ruins e abusivos, tendem a ser bem menos produtivas e têm pior saúde mental e física.

Vai arriscar fazer o mesmo com você?

Tenha ideias fora da caixa, mas deixe qualquer problema para outros resolver.

Lembram quando o Musk quis que a rede do lado tivesse seus selos pagos? Na cabecinha do cidadão, aquela ideia era brilhante e se impôs para acontecer, quem teve que depois resolver o pedido da criança birrenta, foram os engenheiros de software…

No final, deu tudo errado, em questão de marketing, nunca houve comunicação com o público das redes, pessoas que usam a mesma a mais de 12 anos! Musk chega, acha que pode mandar nos usuários que conhecem mais a rede social do que ele próprio. Não era para dar certo.

Você pode fazer o mesmo com seu livro, sendo um escritor de milhões folgado com estes passos:

  • Não revise, deixe para o revisor;
  • Não siga recomendações dos seus leitoresm ignore;
  • Entregue sem diagramação, a editora fará isso por você;
  • Não procure um capista, sua capa pode ser qualquer coisa pega na internet;
  • Não pense em fazer marketing do seu livro, ele se venderá sozinho.

Trabalhe inteligente, não trabalhe muito!

Para planejar seu livro, você não precisa desprender horas e mais horas, você sabe o tempo que tem disponível. Use quando puder e quando não puder, curta sua vida 😉

Confie na opinião das pessoas ao seu redor, sejam de amigos ou leitores. As pessoas nem sempre falam algo por mal, você pode aprender muito e ainda deixar seu livro melhor em muitos aspectos.

Conclusão

Apagar metade dos seu planejamento por não saber lidar com tudo, pode ser sinal que você não está fazendo certo ou com preparado. Faça com calma seu planejamento, escolha bem a forma que o faz e não tente inventar a roda!

A escrita não precisa ser um trabalho entediante, obrigatório e cheio de cobranças fantasmas. Faça sua escrita saudável e torne esses momentos como tomar um bebida quente em um dia de inverno.

Mas, quem sabe você é um escritor bilionário que vai pedir pra um ghostwriter escrever seu livro e contratar uma agência de marketing para fazer o resto.

Agora, se você não tem ninguém pra resolver suas grandes “ideias”, pense antes de planejar, de escrever , enviar para editoras, concursos literários e até mesmo investir seu dinheiro em anúncios.

Depois que tudo der errado pela sua falta de boas escolhas, não adianta chorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.