marketing digital para autores independentes
Marketing Para Escritores

Marketing Digital para Escritores Independentes é Possível?

Para aqueles que desejam seguir pelo caminho da auto publicação, alguns podem acabar se perguntando se é possível fazer marketing digital para escritores independentes. Em outras palavras, sim é possível sem depender de especialistas e muitos autores escolhem esse caminho nos dias atuais.

Como muitos sabem, atualmente temos diversas plataformas de publicação independente que não são novidade. Amazon, Livrorama, Wattpad e Clube de Autores são algumas das possibilidades para auto publicação. Portanto, agora a questão mais importante, após ter seu livro distribuído em algumas dessas plataformas, como fará sua divulgação?

Claro que com suporte de uma editora poderá desfrutar de serviços de assessoria de imprensa e para quem tiver condições de pagar é um baita investimento. No entanto, nem todos tem condições de pagar, por isso mesmo existem outros caminhos que você poderá explorar. Vamos conhece-los?

Entenda os hábitos de leitura no brasil

O mais importante passo do Marketing seja digital ou offline está nas pessoas, precisamos encontrar os nossos possíveis públicos. Acima de tudo, antes de falarmos sobre isso, leia a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, onde diz que 56% brasileiros consomem livros. Depois disso, agora baseado na mesma , temos uma grande chance de encontrarmos pessoas que realmente se interessem pelo seu trabalho, sendo sua missão convencer as mesmas a comprá-lo.

Para criar um público você depende da geração de uma persona, este nome que pode ser complicado está dentro do artigo Como Criar uma Persona para meu Marketing Literário, onde você autor aprenderá como encontrar e conquistar seu leitor ideal.

As influencias de compra e consumo de um livro.

Ainda com base na pesquisa Retratos de Leitura, podemos ter insights de fatores que influenciam na escolha de um livro e a partir deles saber como devemos trabalhar. Em resumo, ao entender os principais hábitos, conseguimos ter maior clareza e assertividade em nossas estratégias.

Quais fatores que influenciem na escolha de um livro por faixa etária?

  • Tema ou assunto (30%);
  • Autor (12%);
  • Dicas de outras pessoas (11%);
  • Título do livro (11%);
  • Capa (11%);
  • Dicas de professores (7%);
  • Críticas/ resenhas (5%);
  • Publicidade (2%);
  • Editora (2%);
  • Redes sociais (2%);
  • Não sabe/não respondeu (8%);
  • Outro (1%).
Retratos da Leitura por influencia no Brasil por faixa etária
Fonte: Retratos da Leitura no Brasil de 2016

Podemos observar que o Tema ou assunto de um livro toma a frente no quer diz respeito a influencia da leitura. Entretanto, temos outros pontos que devem ser observados e melhor analisados.

Algumas das porcentagens são parecidas como Autor, Dicas de Outras Pessoas, Título do Livro e Capa. Em primeiro lugar, basicamente a influência do autor na compra está relacionado com a sua fama; em segundo lugar, dicas são parte da natureza do leitor, que engajado acaba comentando, resenhando e compartilhando com amigos; além disso, os últimos dois itens estão ligados mais com o lado material do livro, capa e título, basicamente a imagem que você passa em poucas palavras da sua obra.

Vamos de exemplo prático:

O autor Rick Riordan é conhecido por publicar livros infanto-juvenis com temas/assuntos relacionado à mitologia mais convencional. Em suma, sua comunicação é toda relacionado ao tema e apesar do nome do autor ter um peso, como vimos na pesquisa, quem gosta do tipo de assunto vai com certeza estar mais inclinado a comprá-lo.

Capas e títulos costumam ter seu peso, por isso autores independentes devem entender que esses dois itens são a cara do seu trabalho e dificilmente alguém dará atenção para uma capa feita pelo seu primo que aprendeu a usar photoshop.

Sem indicação, outro item da pesquisa, você precisa pegar seu leitor no “susto”. Em outras palavras, as indicações só vão acontecer naturalmente se você vencer alguns dos itens anteriores e pedir, educadamente é claro, para quem leu indicar aos amigos e compartilhar.

Como fazer marketing digital para escritores?

Independente da forma que for publicar, seja livro físico ou e-book, o Marketing Digital é a via mais inteligente de atingir novos públicos. Consequentemente, você já deve ter sido impactado por alguma campanha no Facebook e Instagram, ou ainda, acabou pesquisando na internet e encontrou uma lista de melhores livros de determinado tema/assunto.

A seguir vamos conhecer algumas das estratégias de marketing digital que você pode aplicar para divulgar sua obra.

Mídias Orgânicas – SEO

Qualquer que seja a busca realizada no Google, os seus primeiros resultados serão de anúncios patrocinados normalmente. Por outro lado, descendo na barra de rolagem você verá os itens que não estão marcados em negrito como anúncio, essas são as mídias orgânicas.

SEO é quase gratuito, sendo que no máximo você precisa pagar uma hospedagem para ter seu site no ar. Veja um exemplo abaixo.

Busca pelo termo: Stephen King

Na imagem os resultados por buscar por Stephen King não retornam resultados pagos e temos informações do Wikipédia em destaque, mesmo outros sites abaixo, em sua maioria são dados do autor.

Anúncios neste local não foram pagos para aparecer, os mesmos foram otimizados para apresentar dados que correspondam com a busca do usuário.

Se você quer entender como a busca orgânica pode te ajudar em sua carreira literária, acessa agora o Mini Curso: SEO Para Escritores e aprenda ainda hoje como trazer público e de forma gratuita ao seu site.

Midias Sociais

Uma grande arma do marketing digital para escritores são as redes sociais. Além disso, esta é uma saída inteligente para autores independentes e as mais utilizadas são o Facebook, Instagram e Twitter.

Na primeira, Facebook, você pode criar um grupo ou uma página de autor e devido a popularidade da plataforma, conseguir trazer novas pessoas para curtirem e te seguirem. Portanto, como dica especial, não seja a pessoa chata, de ficar postando em todos os grupos possíveis sobre seu livro, com frases genéricas e trechos sem graça.

Aposte em uma comunicação não violenta, convide as pessoas a conhecerem seu trabalho, seja educada em grupos e páginas, faça que as pessoas gostem de você pela sua simpatia e não pelo seu desespero.

O Instagram está se tornando uma ótima ferramente de encontrar público e engajar. Por exemplo, veja como várias editoras se comunicam por lá e estão sempre criando diálogos com seus públicos, como elas você pode expor fotos do livro, criar imagens divertidas e gerar um público fiel.

Ainda é possível realizar a compra e venda, além de promoções e parcerias. Tenho um artigo muito bacana que vai te ajudar a entender como funciona e Como Fazer Instagram para Escritores. Acesse e comente o que achou.

O Twitter é ótimo para para interagir de forma rápida e prática com seu público. É uma rede social antiga e que tem muito apreço por seus usuários, onde a informação é de forma dinâmica e você pode abusar dos assuntos mais comentados para criar interesse pelo seu trabalho.

Mídias Pagas – Ads

Para quem procura um grande alcance, maior assertividade e autonomia, as mídias pagas são uma ótima oportunidade de investimento. Fora os anúncios dentro da plataforma do Google você pode investir dinheiro em anúncios com o Facebook e Instagram. Como vimos anteriormente, é possível investir em algumas plataformas de mídias sociais para chegar a mais públicos.

Dica Extra:

Envie cópias do seu livro para Booktubers e se possível para Youtubes de Literatura que possam gostar do seu trabalho. Portanto, conheça os canais, descubra seus gostos e identifique se aceitam envios e não tenha pena de gastar dinheiro com isso. Depois disso, tenha consciência que muitos poderão ler e ignorar, outros vão postar em seus canais comentários positivos ou até mesmo negativos. Em suma, o que importa aqui é garantir que seu material ganhe notoriedade!


Os autores independentes enfrentam um mercado literário complicado, com expectativas não correspondidas e retorno incerto. Certamente, a cultura não pode morrer e é da característica de um bom autor enfrentar esses desafios.

Observe que agora depois das dicas e estratégias de marketing digital que te mostrei, tudo fica mais claro. Em conclusão, confie em você, não tenha medo de correr atrás dos seus sonhos e se gostou desse artigo comente e me diga como posso te ajudar nessa jornada.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.