como fazer instagram para escritores
Marketing Para Escritores

Como Fazer Instagram para Escritores?

Afinal, Instagram para escritores é algo possível? Se você está pensando em investir nessa plataforma, a primeira coisa que tem que saber é como criar a sua conta.

O seu primeiro passo é criar uma conta, mas se você quiser anunciar é por meio do perfil de empresa que você terá essa função e será necessário ter uma página no Facebook também.

Como criar um perfil para o autor no Instagram?

Pense que você deverá ter um perfil bem preenchido e com informações valiosas, como local onde as pessoas podem comprar seu livros, ou até mesmo link para seu site e perfis em outras redes.

Checklist de informações para um perfil de autor no Instagram:

  1. Adicione seu nome ou pseudônimo;
  2. Faça o upload de uma foto que te represente bem;
  3. Escreva uma breve descrição sobre você;
  4. Inclua links na descrição.

Fora esses pequenos itens, existem outras dicas para você poder dar os primeiros passos com tranquilidade. Vamos conhecer?

Tamanho para Imagens no Instagram:

Por ser uma rede focada em conteúdos visuais é importante ter consciência de alguns tamanhos ideias para que suas imagens não fiquem com informações apagadas ou cortadas.

Profile (foto do perfil)

  • Recomendado: 110 x 110 pixels
  • Exibição: 28 x 28 pixels

A rede social pede que faça upload de imagens com 110 x 110 pixels para uma boa qualidade, mas o tamanho que normalmente é mostrado aos usuários é o de 28 x 28 pixels.

Imagens do Feed no Instagram

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Imagem dos Stories no Instagram: 1080 x 1920 px.

Com o Instagram Câmera você poderá subir imagens com resoluções maiores, mas fotos tiradas por outros dispositivos serão carregadas em uma resolução de 600 x 600 pixels.

Quando for subir fotos criadas por você, lembre de subir imagens sempre quadradas, para que você garanta que aparecerá tudo no feed.

Vídeos no Instagram

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo dos Stories do Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px;
  • Limite: 15 segundos na proporção de 9:16;

GIF nos Stories do Instagram

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .GIF;
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB;
  • Duração de 3 segundos.

Vídeo do IGTV no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 16:9 ;
  • Limite: de 1 a 60 minutos;
  • Imagem da capa: 420 x 654 px na proporção 1:1.55.

Vídeo do Reels no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 16:9 ;
  • Limite: até 30 segundos.

Caso queira subir vídeos pense em sempre produzir de 3 a 60 segundos, com uma boa resolução e nas proporções de 1080 x 1080 pixels. Com muita informação nessa rede social o ideal é fisgar seu público no menor tempo possível.

Agora que você já entendeu a parte mais técnica é hora de saber algumas estratégias que vão fazer a diferença no seu perfil.

10 Dicas para ter sucesso com seu perfil de autor no Instagram.

1- Tenha Objetivos

Não importa se está começando agora ou já tem um perfil há algum tempo. A principio, é muito importante que você tenha em mente quais seus objetivos com uma conta no Instagram de escritor:

  • Essa rede social pode me oferecer algo bom?
  • Quem são meus leitores?
  • Qual linguagem vou falar com essas pessoas?
  • A rede social está no hype e por isso devo estar nela?

Com essas perguntas respondidas, faça com que seu conteúdo tenha valor e possa ser compartilhado. Com isso você poderá, ter maior clareza na seleção de conteúdos que dialoguem com seus valores e que possam ser interessantes aos seus leitores.

É fácil cair na mesmice no Instagram, por isso tenha autenticidade em suas postagens e deixe o mesmo com a sua cara. Portanto, avalie sempre em quem você quer chegar, como são seus leitores e quais assuntos poderão querer comentar e interagir com você.

Caso escreva sobre não ficção, seus leitores esperam assuntos parecidos, portanto aposte em postagens próximas. Por exemplo, se seu livro é sobre infância brasileira, seus leitores vão adorar receber no feed mensagens ou imagens de épocas da infância e que apelem para a nostalgia.

2 – Monte um calendário de postagens flexível

Ter frequência definida é importante, descubra no seu tempo quais os melhores dias e não fique sem conteúdo. Como o Instagram não permite programar postagens, você deverá se dedicar religiosamente nas datas escolhidas.

Uma boa escolha é criar um calendário com as datas especiais e nesses dias fazer alguma postagem diferenciadas e engajar seu público.

3 – Encontre seu estilo

Pense fora dos filtros, aqui o importante é definir um estilo, seja de cores, de linguagem e fotografia.

Para entender melhor, vamos pegar alguns exemplos reais:

editora darkside
editora darkside feed

A Editora Darkside aposta em uma palheta de cores que conversam bem com sua marca, as postagens tem toda a produção bem escolhida, seja na fonte utilizada ou nas imagens criativas.

editora aleph instagram

A Editora Aleph também gosta bastante de brincar com suas cores, com textos e imagens até de certa forma simples, mas que em poucas palavras já dizem muito aos seus seguidores.

4 – Textos nas postagens

O Instagram permite que você insira até 2.200 caracteres no texto que acompanha suas postagens, mas texto demais pode incomodar seus seguidores.

Pense em usar esse espaço como uma oportunidade de interação com quem te segue. Tente dialogar, criar um estimulo de engajamento, aproveite e veja o Instagram das editoras que comentamos anteriormente e perceba como se comunicam.

5 – O uso de hashtags

As hashtags(#) que permitem que os usuários pesquisem e descubram posts de um determinado assunto. O Instagram permite que você insira até 30 hashtags por post, mas assim como o conteúdo não exagere.

Aposte entre 5 a 10 hashtags por postagem. Além disso, ao menos metade devem dar significado ao que você está postando e as outras podem ser mais do seu nicho ou semelhantes.

Use o essencial e pegue hashtags que façam sentido com o que você está tentando dialogar, por isso, pegue hashtags que possam ser pesquisadas e que entreguem exatamente o que o usuário está buscando. Veja Exemplo:

#Livro #Amo #Leitor #Leitora #Book #Ler #LeitorVoraz #LivroAmado #Livreiro #Estante #Ebook #Kindle

Uso incorreto

#AmoLerLivros #LeitoresKindle #LerTodosOsDias

Uso certo

No primeiro exemplo, temos o uso de hashtags qualquer, já no segundo, temos algumas mais assertivas e que estão mais próximas do que alguém poderia procurar dentro do Instagram.

Não somente, mas quando você digita uma hashtag, o próprio Instagram te ajuda a entender se tem volume de busca ou não. Na dúvida, aposte nas de alto volume.

6 – Aposte nos vídeos

Desde que o Instagram habilitou a opção de vídeos de até 60 segundos, criou uma oportunidade única para a ferramenta.

Aposte em compartilhar momentos únicos, mostrar seus livros, bater uma papo com seus leitores, falar da sua rotina de escrita e qualquer coisa que acreditar que eles possam gostar.

7 – Pense na qualidade do que você está postando

Seja nas postagens, nos vídeos ou fotos, existe a possibilidade de zoom e ninguém se sente confortável de tentar dar zoom e no final, ver uma imagem toda borrada. Por isso é importante que seus materiais tenham resolução suficiente para que os usuários consigam aplicar essa ferramenta e tenham a melhor experiência.

8 – A harmonia na postagem

O Instagram é uma rede social perfeita para mostrar quem você é e o que você faz. Não fique só postando memes ou piadianhas, a não ser que você seja um autor de livros de piadas. Portanto, procure postagens criativas, que falem de você como autor, de suas obras, de seus eventos, de momentos engraçados e até mesmo de sofrimentos se for o caso.

9 – Recompensas aos seguidores

Recompensar é uma maneira incrível de ganhar novos e manter os atuais sempre fiéis. Além disso, você pode pensar em repostar um seguidor que comentou, que fez um vídeo sobre você, sortear um livro autografado ou brindes que possam gostar, como marca páginas.

10 – Instagram para escritores e como Engajar

Criar engajamento com seu público é ideal para aproximar sua obra e mostrar aos seus leitores que você se importa. Curta fotos que te mencionem, comente e estabeleça um diálogo para as pessoas verem o quão real você é e criem empatia.

Aposte no Instagram Stories

Outra forma de engajar é o Instagram Stories, essa opção funciona basicamente como vídeos ou imagens que duram 24 horas e indicam para seus seguidres que você postou alguma nova interação, pois esses conteúdos aparecem no topo do feed do usuário e permitem que acompanhem em tempo real o que você está fazendo mais recentemente.

Você pode usar o Stories também como forma de despertar o sentimento de proximidade, divulgando seu livro, novidades e até mesmo seu dia a dia. Além disso, cobrir eventos ao vivo, fazer promoções, divulgar sorteios e outras possibilidades.

Basta clicar no + no canto esquerdo da sua tela e gravar um vídeo, postar uma foto ou criar uma postagem rápida com enquetes, stickers, gifs animados e opções de permitir que seus seguidores te façam perguntas. Com toda certeza, essas e outras dicas vão te ajudar muito a alinhar seu Instagram para escritores de forma mais assertiva.


O Instagram com toda certeza é um grande aliado para que você tenha sucesso com sua estratégia de Marketing Digital para Escritores. Além disso, se você gostou desse artigo você pode gostar também do Mini Curso de SEO para Escritores e aprender uma pouco mais de como conquistar mais leitores pela busca do Google.

O Instagram para escritores tem suas características, mas não existe uma receita mágica, portanto para dar certo, sempre tente ir se adaptando e conhecendo seu público, faça testes e descubra o que mais gera engajamento e repita de vez em quanto até ter certeza do que melhor funciona para seus leitores.

Espero muito que essas dicas de Instagram para Escritores tenham te ajudado e possam ser úteis no desenvolvimento da sua carreira literária. Uma boa sorte e qualquer dúvida, pode contar comigo aqui nos comentários.

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

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