
Como Desenvolver um Vilão Inesquecível?
Você sabe como desenvolver um vilão de verdade, sem acabar criando um personagem sem motivações ou mesmo características reais? Pois bem, quando ouvimos a palavra vilão é comum imaginar tudo relacionado com o mal, o sujo, o podre, o doentio, a morte e a miséria.
Entretanto, nem todo vilão precisa ser destacado como algo ruim, na verdade muitos vilões podem ser apenas pessoas muito frustadas ou abaladas com uma imensa perda, que o fez tomar decisões egoístas e precitadas.
Não sei você, mas não consigo gostar de um vilão que só é destacado pelo seu bafo ruim, sobre suas espinhas, seu rastro de morte e outras características que nada acrescentam para o enredo. Por isso mesmo, vou te ensinar como criar um vilão de verdade e fora dos clichês que estamos tão acostumados.
Como desenvolver um vilão sem clichês?
Muitos clássicos construíram esses esteriótipos para vilões e é natural que nossa imaginação se apegue a cada uma dessas características. Mas não é bem assim, um verdadeiro vilão é em muitos casos uma pessoa comum, um famoso, alguém que detenha muito poder financeiro, um político, um animal doméstico (Cujo de Stephen King é o melhor exemplo) e outras tantas opções que você possa pensar.
No geral o vilão precisa ser uma pessoa, coisa ou animal que seja inteligente, habilidosa e sempre um passo à frente do protagonista.
Em sua criação, tenha em mente sua presença, com um planejamento adequado de suas ações, pontos fortes, fraquezas e habilidades durante a narrativa. Isso porque um herói e um vilão acreditam que estão no caminho certo e suas motivações precisam entregar isso.
Nem todo vilão precisa ser uma pessoa má, pense em quantos você não acabou se interessando e torcendo pelo seu final feliz? Além disso, em alguns casos tornar sua aparição cativante consegue prender o leitor na história e cria um ótimo adversário.
Quais itens minha histórica deve se atentar?
A invencibilidade é algo essencial, não se pode esperar que um vilão seja destruído em segundos. Além disso, explorar as fraquezas, sejam visíveis ou não, torna a conclusão do enredo menos frustante.
Buscar traumas e um passado conciso são ótimas maneiras de criar um plano de fundo interessante e fundamentar os conflitos que devem surgir à partir destes acontecimentos.
Mas afinal, quais tipos de personalidades posso me basear e aprender como desenvolver um vilão consistente? Vamos à seguir conhecer cada uma delas.
6 personalidades para entender como desenvolver um vilão
Existem certas personalidade de um vilão que podem te dar um caminho na sua construção. De modo geral, assim como seus personagens o vilão é o que melhor deve ser lapidado no enredo.
- O opositor perfeito – é aquele que se difere do protagonista em todos os aspectos, principalmente em suas motivações e objetivos.
- A ovelha negra – são aqueles com laços familiares com o protagonista e que demonstram suas ações logo no início ou posteriormente.
- O mestre das armadilhas – é aquele que está sempre focado em colocar obstáculos na missão do protagonista. O Vingador do desenho Caverna do Dragão sempre consegue armar algo para que os heróis não consigam voltar para seu mundo.
- O anti-Herói – as vezes o protagonista pode ser seu próprio vilão. É aquele vilão caótico que usa seu poder para o bem ou para o mal, sem sentir remorco. No geral ainda não decidiu qual lado escolher e prefere ficar entre ambos, apenas assistindo o circo pegar fogo.
- O Rancoroso – normalmente pessoas boas que acabaram se tornando más devido à diversos acontecimentos e perdas. Não serão capazes de mudar de lado ou assumir seus erros.
- O político – é aquele que acredita que não é vilão, pois se consideram salvadores, líderes e aqueles que em alguns casos vão se fazer de mártires.
Esses foram alguns modelos que você pode se basear, mas existe uma infinidade de combinações de vilões que farão o seu se torna original. Em suma, avalie combinar alguns desses tipos e criar outros para seus vilões serem únicos e cativantes.
Se gostou desse conteúdo, comenta aqui embaixo e me diz suas percepções e dúvidas. Também acesse outros materiais sobre escrita criativa em nosso site e torne sua escrita profissional!

