9 tipos classicos de enredos na ficcao cientifica
Dicas de Leitura

9 Tipos Clássicos de Enredos na Ficção Científica

Existem muitas categorias e enredos de ficção científica que são difíceis de medir ou de definir exatamente. Embora possam existir muitas maneiras de contar histórias, as mesmas podem ser modificadas ou combinadas em uma variedade quase infinita de premissas criativas.

No ano de 2011, Alasdair Wilkins do Gizmodo forneceu exemplos de tramas mais populares de ficção científica. Todavia, é claro que existem muitos outros gêneros literários e subgêneros, os básicos como viagens no tempo, viagens interestelares, invasões e vida pós-apocalíptica que permanecem populares até agora.

Sem mais delongas, aqui estão algumas categorias de enredos mais icônicas da ficção científica.

Monstros ou Humanos Vs Máquinas

Mary Shelley escreveu o romance “Frankenstein; ou, O Prometeu Moderno” em 1818, que ajudou a criar o gênero da ficção científica e do horror. O livro explora temas como brincar de Deus e o uso imprudente da tecnologia, similar a outras obras recentes como “Jurassic Park” e “Não Me Abandone Jamais”, que abordam questões éticas e de arrogância. No entanto, as razões pelas quais os clones em “Não Me Abandone Jamais” são criados e oprimidos diferem das do monstro de Frankenstein.

Robôs e Androids

Este é um tema comum na ficção científica, onde robôs, uma forma de tecnologia criada para servir os humanos, podem se rebelar ou se tornar amigos. A palavra “robô” foi cunhada por Karel Čapek em 1920, derivando-se da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado. Desde então, os robôs são um tema popular na ficção científica, como no filme Metropolis de 1927 e no livro Eu, Robô de Isaac Asimov. O conto “Spider the Artist” de Nnedi Okorafor, publicado em 2011, conta a história de uma mulher que faz amizade com um robô inesperadamente. Em “Klara e o Sol”, de Kazuo Ishiguro, uma inteligência artificial relaciona-se e emula os humanos.

Viagem no tempo

A novela “A Máquina do Tempo” de HG Wells, publicada em 1895, é considerada o ponto de partida para enredos que envolvem viagem no tempo. O conceito do dispositivo de viagem no tempo introduzido na novela foi utilizado em diferentes obras de ficção científica, incluindo “Doctor Who”. Em algumas histórias, como em “Outlander”, onde os personagens atravessam portais para viajar no tempo, enquanto em “Kindred”, as viagens da protagonista são cruciais para a história de sua família, mesmo que escapem ao seu controle. Quando a viagem no tempo interfere na história pessoal ou familiar do personagem, podem ocorrer paradoxos estranhos, como impedir o próprio nascimento. Se o viajante do tempo conseguir alterar o passado, a ficção científica pode se tornar uma história alternativa.

Apocalíptico e pós-apocalíptico

A ficção apocalíptica e pós-apocalíptica muitas vezes inclui temas como mudanças climáticas, guerra nuclear e distopias. Como exemplo, “How High We Go in the Dark” de Sequoia Nagamatsu une mudança climática com uma pandemia, enquanto “The Age of Miracles” de Karen Thompson Walker apresenta uma Terra com rotação instável.

Distopia

Se uma sociedade pós-apocalíptica persistir por tempo suficiente, pode se tornar uma distopia totalitária e opressiva. No entanto, existem outras maneiras de criar distopias, como demonstrado em obras de ficção como Jogos Vorazes e Trilogia Anômalos, de Bárbara Morais, Em ambos os casos, uma sociedade pode parecer uma utopia para os mais privilegiados, enquanto oprimem outros grupos.

Viagem espacial

A série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrita por Douglas Adams, é uma história divertida sobre viagens espaciais. Outros livros desse gênero, como O marciano de Andy Weir, são mais sérios e exploram histórias de sobrevivência no espaço. Apesar disso, as histórias de viagens espaciais costumam ser cheias de aventura e esperança, lembrando-nos porquê amamos o espaço, a diversidade cultural e a ciência.

Invasores alienígenas

Em 1897, HG Wells popularizou o enredo de invasão em “A Guerra dos Mundos”. Já em “All You Need Is Kill”, de Hiroshi Sakurazaka, a invasão alienígena é combinada de forma inventiva com um loop temporal.

Estranho em uma terra estranha

Em alguns aspectos, essa é a versão oposta do visitante alienígena, ao ser narrada da perspectiva do próprio alienígena. O número de visitantes alienígenas é um fator que determina se a visita é amigável ou hostil. Como explicado por Genly Ai em “A Mão Esquerda da Escuridão” de Ursula K. Le Guin, “um alienígena é uma curiosidade; dois são uma invasão”. Personagens como o protagonista de “Estranho em uma Terra Estranha” de Robert A. Heinlein, a qual é um humano criado em Marte que viaja para a Terra, são geralmente retratados como solitários e incompreendidos.

Space opera (Ópera espacial)

Em julho de 2022, Lyndsie Manusos definiu a space opera como um épico de alta fantasia no espaço. As séries Duna e Star Wars são exemplos famosos desse subgênero que frequentemente exploram ou subvertem o trope de uma figura messiânica, ou “o escolhido”. A ópera espacial é conhecida por suas aventuras e mundos fascinantes. Skyward, 2001 uma Odisseia no Espaço, Encontro com Rama, Guerra do Velho, Binti, Órbita de inverno e muitos outros, são exemplos mais recentes desse gênero literário.

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