Pare de Estragar o Final do Livro Agora Mesmo!
Você já ficou tão frustrado com o final do livro que, por não resolver tramas ou encerrar sem mais nem menos, quis jogar o livro pela janela? Claro que sim, ler um romance envolvente e que no final a conexão se encerra como uma apagão, desaponta qualquer leitor.
Todo escritor saber como é valioso fisgar a atenção do leitor no primeiro capítulo. É por isso que o começo é importante e o modo como você encerra sua narrativa, é tão importante quanto…. se não mais.
Nenhum leitor lê um romance para chegar no meio na história. Eles leem para chegar ao final. Se o fim do livro é decepcionante, capaz que nunca mais comprem nada do autor. É o final, a experiência de saída do seu leitor que o faz querer ler seu próximo romance.
As 3 regras para um final do livro perfeito
Você precisa de um final forte, satisfatório e que ressoe com seus leitores muito depois de eles fecharem a última página. Sendo assim, aqui estão 3 regras para garantir que seus finais atinjam o coração do leitor.
- Mostre algum respeito. Seus leitores investiram tempo e dinheiro lendo seu livro. Mostre-lhes algum respeito e termine sua história com uma frase impactante. Não fique com preguiça e crie um final com o famoso “e viveram felizes para sempre“. Por sua vez, certifique-se de que seu final esteja de acordo com seu gênero literário. Se você escreveu uma história de fantasia, seus personagens devem salvar o mundo no final, e se você escreveu um Young Adult, o garoto(a) e a(o) garota(o) precisam terminar juntos (ou se separarem por um motivo que venda o segundo volume).
- Amarre todas as pontas. Todas as tramas do enredo devem ser encerradas. Não importa se são bem-sucedidas ou malsucedidas, tudo deve ter algum tipo de conclusão. Nada é mais irritante do que acompanhar um romance para que se encerre sem algum tipo de resolução. Imagine se você ler sua série de thriller favorita e nunca descobrir o grande mistério.
- Os finais devem ser lógicos. Imagine se Stranger Things terminasse de repente com os Caça-Fantasmas entrando e cuidando de tudo. Isso realmente não funciona, certo? Evite o final de Deus Ex Machina que surge inesperadamente do nada e amarra tudo. Reserve um tempo para criar um final bem pensado que faça sentido para sua história.
Tipos de finais na literatura
- Imprevisível. Este é poderoso. Se o seu leitor está envolvido em sua história, você certamente não quer que o final do livro seja previsível. Será uma decepção se eles souberam exatamente como tudo termina.
- Reviravoltas. Quem não gosta de um bom plot twist? Não precisa de uma grande reviravolta, pode ser algo sutil, mas que funcione. O importante é que o seu leitor não previu, mas faz todo o sentido com o resto da sua história.
- Superando seus momentos mais sombrios. Os leitores amam personagens que passam por seu momento mais sombrio, apenas para superá-lo e ter sucesso no final. O leitor fica com uma enorme sensação de dever cumprido ao ver essas cenas.
- Uma epifania. Um momento “ahah” pode ser imprevisível ou até mesmo uma reviravolta, mas não precisa ser. A chave é fazer com que seu personagem perceba algo impactante que tenha um grande efeito na resolução do seu enredo.
- Deixe-os querendo mais. Embora você certamente não queira deixar nenhum enredo suspenso, é divertido deixar um final em aberto para que seus leitores façam questionamentos e ofereçam suas teorias. É o final “eles fizeram ou não” que mantém os leitores falando por muito tempo.
Alguns dos melhores finais
“Afinal, amanhã será outro dia.” E o Vento Levou
“Em tudo isso haveria material para uma nova narrativa, mas a nossa acabou.” Crime e Castigo
“Se uma criança vier até você, se ela rir e tiver cabelos dourados e nunca responder às suas perguntas, você imediatamente adivinhará quem é. Seja legal com ele! E me diga rapidamente que você voltou. Não me deixe tão triste!” O Pequeno Princípe
“É engraçado. A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo.” O Apanhador no Campo de Centeio
“Depois levantou a cabeça para o céu e viu-o todo branco, Chegou a minha vez, pensou. O medo súbito fê-la baixar os olhos. A cidade ainda ali estava.” Ensaio Sobre a Cegueira
“Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco”. A Revolução dos Bichos
Conclusão
Os finais não precisam ser “felizes para sempre”. Eles precisam satisfazer seu leitor. Gaste tanto tempo com o final do livro quanto em fisgar seu leitor no início, e você entregará o seu melhor.
Agora me conta, quais são alguns dos seus finais favoritos? O que mais mexeu com você?
Um comentário
RODRIGO RAS'SOUL
Oie Raphael! Escri um livro de fantasia e suspense de um Brasil distopico em que uma deusa da justiça indígena julga seres folclóricos enquanto tenta esconder do mundo seus Cães sombrios. Queria um orçamento pra uma resenha. Meu insta @rodrigo_rassoil ou @correntes_obscuras