aprenda como desenvolver um vilao
Escrita Criativa

Como Desenvolver um Vilão Inesquecível?

Você sabe como desenvolver um vilão de verdade, sem acabar criando um personagem sem motivações ou mesmo características reais? Pois bem, quando ouvimos a palavra vilão, é comum imaginar tudo relacionado com o mal, o sujo, o podre, o doentio, a morte e a miséria.

Entretanto, nem todo vilão precisa ser destacado como algo ruim. Na verdade, muitos vilões podem ser apenas pessoas muito frustradas ou abaladas com uma imensa perda, o que os levou a tomar decisões egoístas e precipitadas.

Não sei você, mas não consigo gostar de um vilão que só é destacado pelo seu mau hálito, suas espinhas, seu rastro de morte e outras características que nada acrescentam para o enredo. Por isso mesmo, vou te ensinar como criar um vilão de verdade e fora dos clichês com os quais estamos tão acostumados.

Como desenvolver um vilão sem clichês?

Muitos clássicos construíram esses esteriótipos para vilões e é natural que nossa imaginação se apegue a cada uma dessas características. Mas não é bem assim, um verdadeiro vilão é em muitos casos uma pessoa comum, um famoso, alguém que detenha muito poder financeiro, um político, um animal doméstico (Cujo de Stephen King é o melhor exemplo) e outras tantas opções que você possa pensar.

No geral, o vilão precisa ser uma pessoa, coisa ou animal que seja inteligente, habilidosa e sempre um passo à frente do protagonista.

Em sua criação, tenha em mente sua presença, com um planejamento adequado de suas ações, pontos fortes, fraquezas e habilidades durante a narrativa. Isso porque um herói e um vilão acreditam que estão no caminho certo e suas motivações precisam entregar isso.

Nem todo vilão precisa ser uma pessoa má, pense em quantos você não acabou se interessando e torcendo pelo seu final feliz? Além disso, em alguns casos tornar sua aparição cativante consegue prender o leitor na história e cria um ótimo adversário.

Quais itens minha histórica deve se atentar?

A invencibilidade é algo essencial, não se pode esperar que um vilão seja destruído em segundos. Além disso, explorar as fraquezas, sejam visíveis ou não, torna a conclusão do enredo menos frustrante.

Buscar traumas e um passado conciso são ótimas maneiras de criar um plano de fundo interessante e fundamentar os conflitos que devem surgir a partir destes acontecimentos.

Mas afinal, quais tipos de personalidades posso me basear e aprender como desenvolver um vilão consistente? Conhecemos a seguir cada uma delas.

6 personalidades para entender como desenvolver um vilão

Existem certas personalidades de um vilão que podem te dar um caminho na sua construção. De modo geral, assim como seus personagens, o vilão é o que melhor deve ser lapidado no enredo.

  • O opositor perfeito — é aquele que se difere do protagonista em todos os aspectos, principalmente em suas motivações e objetivos.
  • A ovelha negra — são aqueles com laços familiares com o protagonista, que demonstram suas ações logo no início ou posteriormente.
  • O mestre das armadilhas — é aquele que está sempre focado em colocar obstáculos na missão do protagonista. O Vingador do desenho Caverna do Dragão sempre consegue armar algo para que os heróis não consigam voltar para seu mundo.
  • O anti-Herói — às vezes o protagonista pode ser seu próprio vilão. É aquele vilão caótico que usa seu poder para o bem ou para o mal, sem sentir remorco. No geral, ainda não decidiu qual lado escolher e prefere ficar entre ambos, apenas assistindo o circo pegar fogo.
  • O Rancoroso — normalmente pessoas boas que acabaram se tornando más devido aos diversos acontecimentos e perdas. Não conseguirão mudar de lado ou assumir seus erros.
  • O político — é aquele que acredita que não é vilão, pois se consideram salvadores, líderes e aqueles que em alguns casos vão se fazer de mártires.

Esses foram alguns modelos que você pode se basear, mas existe uma infinidade de combinações de vilões que farão o seu se torna original. Em suma, avalie combinar alguns desses tipos e criar outros para seus vilões serem únicos e cativantes.

Se gostou desse conteúdo, comenta aqui embaixo e me diz suas percepções e dúvidas. Também acesse outros materiais sobre escrita criativa em nosso site e torne sua escrita profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.