mini curso seo para escritores
Marketing Para Escritores

Mini Curso: SEO Para Escritores

Bem-vindo ao Mini Curso de SEO para Escritores. Em primeiro lugar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em resumo, Otimização para Mecanismos de Busca. Antes de mais nada, o SEO é uma tarefa contínua para que você se destaque na internet, baseado na intenção de busca, seja no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

Nós como escritores, temos uma marca, que é o nosso nome. Portanto, podemos trabalhar de forma à desenvolver uma página que apareça nos resultados de busca, seja pelo nosso nome ou de nossos livros, por isso você vai encontrar nesse artigo dicas valiosas de como fazer SEO para site de escritores.

Quando pensamos em ferramentas de busca, o primeiro nome que nos vem a cabeça é o Google. De fato, esse mecanismo tem a maior participação de buscas em comparação com os outros, como o Bing e o Yahoo, mas independente de qualquer um desses o que importa é se você está aparecendo entre os três anúncios em destaque, pode perceber, mas dificilmente chegamos a seguir para a segunda página de busca.

A ferramenta de busca do Google é construída por algoritmos que contribuem para trazer os melhores resultados de busca à seus usuários. Desde já, adianto que existem regras a serem seguidas a risca para garantir que seu site tenha uma experiencia para com os usuários de qualidade, bom desempenho de carregamento para dispositivos móveis e além disso, que entregue assertivamente o que foi buscado.

Fatores que influenciam a busca do Google:

  • Palavra-chave;
  • Conteúdo;
  • Performance Mobile;
  • Estrutura de cabeçalhos da página;
  • Título e Descrições das páginas;
  • Linkagem Interna.

Uso de palavras-chave em SEO

As palavras-chave são termos compostos por palavras que expressão uma intenção de busca. Em outras palavras, essas keywords, são a forma como os usuários escrevem suas perguntas nos mecanismos de busca, com intenção de obter suas respostas e encontrar exatamente o que procuram.

Por exemplo, é muito importante que as palavras-chave sejam pensadas para atrair o tipo de público que desejamos, entenda que, quando alguém busca determinado livro e/ou autor, tem a esperança de encontrar o seu site, página pessoal ou outros meios de acesso à informações.

Portanto, se quiser que seja encontrado seu nome de autor, seu livro ou o nome de sua saga, garanta que esse termo apareça ao menos de 4 a 5 vezes em um conteúdo. Desta forma, garantimos que não apenas o usuário entenda o assunto principal da página, como também que os mecanismos de busca consigam “ler” o real foco da mesma.

A importância do Marketing de conteúdo para SEO

Os conteúdos que tem melhor desempenho nas buscas são aqueles que entregam realmente a informação aos seus usuários. De fato, muito se especula que conteúdos acima de 2 mil palavras tem maior relevância, mas isso é mentira, pois independente do tamanho o que realmente importa é se você entregou à resposta da pergunta. Em resumo, escreva 200 palavras ou 2 mil, desde que não enrole e dê a informação, já que não há nada mais frustante que ler um conteúdo gigante e não ter a informação desejada.

Algumas opções são, criar landing páginas que falem sobre o seu livro, sobre sua pessoa ou ainda sobre a saga em que está escrevendo. A princípio, divida seu conteúdo com uma sinopse, sua biografia, depoimentos de leitores, opiniões da crítica e qualquer outro argumento que possa compartilhar em sua página.

Velocidade como fator de posicionamento

Um dos itens mais importantes dessa lista é a velocidade de carregamento do seu site. Portanto, quanto mais rápido suas páginas carregarem, principalmente em dispositivos móveis, melhor será a chance dos buscadores incluírem seu site no topo das buscas para seu termo principal.

Como um dos fatores mais importantes para posicionamento, a velocidade de carregamento do seu site deve ser sua maior preocupação, imagine que frustante é acessar o site de um autor que você está conhecendo e não conseguir acessar? Certamente, você não tentará uma segunda vez e pode acabar o esquecendo.

O uso do cabeçalho em suas páginas

Mais conhecidas como Heading Tags, os cabeçalhos servem para organização do conteúdo de forma que melhore não apenas a leitura para os usuários, para também com os buscadores. Ou seja, com o uso das mesmas podemos mostrar qual o assunto principal(h1), seus principais tópicos(h2) e para cada tópico ainda podem existir sub-tópicos(h3).

exemplo de heading tag do mini curso de seo para escritores
Exemplo de heading tag

De modo geral, na linguagem de programação em HTML, usamos as Heading Tags para destacar títulos, sub-títulos e seus subsequentes em um texto de página. Por exemplo, o H1 é a abreviação de Header 1, ou Cabeçalho 1, sendo o mais importante e deve aparecer apenas uma vez, em seguida temos os títulos abaixo dele, Header 2, que separam o texto por assuntos distintos, estes ainda podem ter sub-tópicos que são chamados de de, Header 3. Sob o mesmo ponto de vista, você já deve ter se deparado com eles no Word ou mesmo no próprio WordPress.

Títulos e Descrições em SEO

Mais comumente conhecidos como Meta Title e Meta Description, são configuração na codificação da página que ajudam a exibir as informações nos anúncios que aparecem nas buscas. Por sua vez, os as Meta Title, são os títulos das páginas, já as Meta Descriptions, representam a descrição da mesma. Por exemplo, veja abaixo como é a exibição do anúncio da Home do Escrita Selvagem.

anúncios orgânico do escrita selvagem um exemplo do mini curso de seo para escritores
Exemplo de anúncio do site Escrita Selvagem

A princípio, essas informações parecem fáceis, mas você já deve ter visto anúncios em que títulos e descrições estavam com o final em reticências “…”. Antes de mais nada, isso ocorre pois os mesmos estão com o tamanho acima do ideal, desta forma recendo um corte pelo próprio buscador, como regra as Meta Titles devem ter até 60 caracteres e as Meta Descriptions até 140 caracteres, para que apareçam integralmente nos resultados de busca.

Usando Linkagem Interna à seu favor

Os internal links, ou links internos, são hiberlinks que apontam para páginas dentro do seu próprio site, facilitando a navegação pelos usuários. Certamente, você já deve ter percebido em algum conteúdos na internet, links que levam para outras páginas, essa simples ação ajuda seu público não só a encontrar outros relacionados sem ter que procurar, assim como também permitir que eles fiquem mais tempo consumindo seu conteúdo.

Em se tratando de SEO, os links internos ajudam seus usuários à encontrar novos assuntos, então procure colocar links para páginas interessantes, como um acesso rápido a página do seu livro, ou um link para adquiri-lo, e ainda até mesmo acesso rápido aos outros livros de sua saga.

Quando for incluir links, pense na experiência do seu leitor, deixa acessos para conteúdos, mas não coloque em excesso, pois estraga toda a experiência de leitura e vai tirar sua atenção.


SEO para escritores como trabalho contínuo

Como já mencionado, SEO para escritores é um trabalho contínuo. Antes de mais nada, pense em sempre incluir conteúdos novos e relevantes para seus leitores. Pois quando mais você entregar e interagir com eles, maiores serão as chances de ser compartilhado com amigos.

Entenda que, você vai precisar trazer pessoas para comprar seu livro. Bem como, saber como se comunicar com essas pessoas e poder ser o autor que as mesmas se espelham e ficam contentes de terem te conhecido. Por isso, seguindo as dicas aqui apresentadas, vai poder criar um ambiente amigável para seus leitores e permitir que eles interagem com você dando depoimentos, demonstrando seu carinho e afeto por sua obra.

Portanto, entenda que será trabalhoso, pois não existe formula, mas você vai descobrindo aos poucos como adequar seu estilo ao site e se quiser algo simples está tudo bem. Definitivamente, você espera que se alguém procure seu nome, encontre o site e por sua vez conheça suas obras e crie interesse comprá-la. Não é mesmo?

Se gostou desse conteúdo sobre SEO para escritores, comenta aqui que eu quero muito saber. Um forte abraço e sucesso na sua carreira literária.


FAQ: Mini Curso de SEO para Escritores.

É essencial evitar usos excessivos de palavras-chave no seu conteúdo, com risco de ser penalizado pelo Google. Além disso, nos títulos das suas páginas e postagens é recomendado utilizar apenas uma vez sua palavra-chave.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia do marketing que tem foco em criar textos relevantes que entreguem conteúdos de qualidade para seus usuários. Por meio de, e-books, postagens e infográficos, as empresas conseguem apresentar soluções ao seu público e o fidelizando.

Desde 2010 o Google anunciou que a velocidade de carregamento das páginas é um fator importante para o posicionamento de um site. Por sua vez com o aumento do tráfego via mobile, se tornou ainda mais importante sites rápidos para dispositivos móveis.

Os cabeçalhos das páginas, ou Heading Tags, são códigos denominados como H1, H2 e H3. Em resumo, seu uso tem intenção de construir a hierarquia do conteúdo de uma página na Web e delimitar corretamente a sua ordem de leitura.

As metas são os títulos e descrições que aparecem nos resultados de buscas. Por sua vez, a Meta Title, é o título da página, já a Meta Description, representa a descrição da página, mas que só aparece em seu código e não no conteúdo.

Os links internos, ou Internal links, são hiperlinks que direcionam para páginas dentro do próprio site. Essa ação facilita a navegação do usuário, que pode navegar para páginas relacionados e que também possam ser do seu interesse.

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