
Quantas Frases Há Em Um Parágrafo?
Geralmente, os parágrafos costumam ter entre quatro e oito frases. No entanto, essa extensão pode variar dependendo do tipo de escrita e do efeito que o autor deseja alcançar.
Este guia explora os diferentes tamanhos de parágrafos em vários tipos de textos, analisando se eles devem conter 20 frases ou mesmo se podem ser compostos por somente uma única frase.
O tamanho ideal de um parágrafo
Um parágrafo geralmente se inicia quando uma nova ideia é introduzida. Uma única frase pode se sustentar sozinha como um parágrafo se conseguir abordar completamente um tema ou motivo específico. Por outro lado, tópicos mais densos e complexos podem exigir um número maior de frases para serem devidamente explorados.
Por exemplo, este parágrafo que você está lendo agora trata de um conceito mais abstrato e, por isso, requer várias frases para esclarecimento. Em resumo, um parágrafo deve ter o tamanho necessário para transmitir sua ideia de forma clara e eficaz.
Diferentes usos de parágrafos na escrita
1. Na ficção, um parágrafo pode ter somente uma frase
Em textos ficcionais, nos quais a experiência do leitor é uma prioridade, é comum encontrar grande variação no tamanho dos parágrafos. Um autor pode escrever três páginas de narrativa ininterrupta e, logo depois, inserir um parágrafo de apenas uma palavra.
Geralmente, escritores de ficção iniciam um novo parágrafo sempre que há uma mudança na cena ou na interação entre personagens. Por exemplo:
- Mudança no diálogo ou na ação
Em Garota Exemplar, de Gillian Flynn, o narrador, Nick, conversa com sua irmã:
“Nós estávamos perdidos na chuva”, ela disse com uma voz que parecia suplicante e irritada.
Terminei de dar de ombros.
“McMann’s, Nick. Lembra quando nos perdemos na chuva em Chinatown?”
A quebra de parágrafo ocorre para indicar quem está falando e mostrar a reação do protagonista, permitindo uma leitura mais fluida.
- Transição entre ação e reflexão
Em Nada de Novo no Front, Erich Maria Remarque usa parágrafos curtos para transmitir o impacto emocional da morte de um soldado:
Mas cada suspiro desnuda meu coração. O moribundo é o mestre dessas horas, ele tem uma adaga invisível para me apunhalar: a adaga do tempo e dos meus próprios pensamentos.
Eu daria tudo para ele viver. É difícil ficar aqui deitado e ter que observá-lo e ouvi-lo.
Às três da tarde, ele está morto.
Aqui, as quebras de parágrafo refletem a mudança de foco do personagem, alternando entre sua observação da cena e seus sentimentos.
- Salto temporal
Mudanças no tempo da narrativa também podem justificar a criação de um novo parágrafo. Em Oliver Twist, Charles Dickens usa essa técnica para indicar a passagem de uma semana:
Eram trapos tristes, para dizer a verdade; e Oliver nunca havia tido um terno novo antes.
Certa noite, cerca de uma semana após o caso do filme, enquanto ele estava sentado conversando com a Sra. Bedwin, recebeu uma mensagem do Sr. Brownlow […]
Sem essa mudança de parágrafo, a transição no tempo pareceria abrupta e confusa.
2. O impacto do tamanho do parágrafo no ritmo da narrativa
O comprimento do parágrafo influencia diretamente o ritmo da leitura. Parágrafos longos criam um efeito mais lento e contemplativo, enquanto parágrafos curtos aceleram o ritmo da narrativa.
Por exemplo, em O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald usa um parágrafo extenso para descrever uma estrada desolada:
Mais ou menos na metade do caminho entre West Egg e Nova York, a rodovia se junta rapidamente à ferrovia e corre ao lado dela por um quarto de milha, de modo a encolher para longe de uma certa área desolada de terra. Este é um vale de cinzas […]
Esse parágrafo mais longo cria a sensação de uma cena ampla e estagnada, como uma tomada panorâmica em um filme.
Por outro lado, quando Fitzgerald quer acelerar o ritmo, ele usa parágrafos curtos:
“Para que você quer dinheiro, de repente?”
“Estou aqui há muito tempo. Quero ir embora. Minha esposa e eu queremos ir para o oeste.”
“Sua esposa sabe!”, exclamou Tom, assustado.
As frases curtas e os parágrafos rápidos transmitem a tensão e o nervosismo da cena.
3. Na não ficção, os parágrafos costumam ser mais longos
Em textos informativos, os parágrafos tendem a ser mais longos porque apresentam, exploram e concluem um conceito de maneira estruturada.
No livro O Gênio Revolucionário das Plantas, Stefano Mancuso apresenta a ideia da inteligência vegetal e a desenvolve em um único parágrafo:
Embora não tenham nada parecido com um cérebro central, as plantas exibem atributos inconfundíveis de inteligência. Elas conseguem perceber seus arredores com uma sensibilidade maior do que os animais […]
Esse modelo é comum em livros de não ficção, guias educacionais e artigos científicos, por ajudar o leitor a absorver informações organizadamente.
O tamanho do parágrafo varia conforme o tipo de texto e o efeito desejado. Na ficção, ele pode ser curto para enfatizar ritmo e impacto, enquanto na não ficção, tende a ser mais longo para fornecer explicações detalhadas.
Independentemente do gênero, o mais importante é garantir que cada parágrafo transmita sua ideia com clareza e mantenha a fluidez da leitura.

