
A Diferença Entre Ideia, Premissa, Enredo e História
Será mais complicado ter o enredo ou chegar às ideias perfeitas? Ter ideias é fácil e elas chegam até nós com facilidade, mas descobrir a história por trás da ideia é a parte mais difícil. Muitas vezes, premissas podem nos deixar animados, apenas para descobrirmos depois que não temos uma história real, muito menos o enredo que a acompanha.
Essas razões perturbam muitos romancistas, pois nós, escritores, temos muitas ideias, mas muitas vezes mergulhamos nelas cedo demais e deixamos a história seguir sem um direcionamento claro. Mesmo com uma boa premissa, o livro pode acabar sendo nada mais do que um esboço, e em algum momento, você perceberá que a história não está funcionando.
O que quero destacar aqui é que, para construir um romance, existem pilares fundamentais na escrita que não devem ser ignorados ou mal interpretados. Muitas vezes, confundimos a premissa com o enredo ou a história com a ideia, sem perceber que os pilares centrais ainda não estão presentes.
Enredo, ideia, premissa e história são frequentemente usados de forma intercambiável, mas cada um deles cumpre uma função específica e tem significados sutilmente diferentes. Em resumo, às vezes, perdemos uma parte essencial, atrapalhando todo o desenvolvimento do romance.
A ideia
São as ideias que chegam como lampejos de inspiração, nos trazendo alegria. Podem ser amplas ou específicas, mas algo nesses estímulos nos atinge e coloca a criatividade em movimento.
- Uma história ambientada em um mundo alternativo em Edimburgo.
- Uma história de fantasia urbana sobre uma menina com poderes de cura e destruição.
- Uma história de ficção científica sobre um casal distante em um apocalipse cyberpunk.
As ideias representam liberdade de pensamento. Tudo pode acontecer e não há limites para onde uma ideia pode levar. Aqui, você pode ser tão criativo e abstrato quanto desejar.
A premissa
As premissas são os próximos passos para desenvolver suas ideias. Após gerar ideias, você começa a estruturar seu romance. A premissa é uma descrição geral da sua história e, em essência, sugere o conflito que conduzirá o enredo. Ela apresenta o problema que sua história buscará explorar.
- Um membro sindicalista em uma história alternativa em Edimburgo luta pela liberdade contra seus mestres militarizados.
- Uma menina que pode curar ou destruir é forçada a usar seu poder para resolver crimes.
- Um homem que pensa em se divorciar é lançado em um apocalipse cyberpunk com sua esposa e a mulher por quem ele quer a deixar.
Uma boa premissa ajuda a moldar sua ideia e prepara você para criar uma história viável. Esse pilar ajuda a focar em um problema ou conflito, que será trabalhado na primeira camada da estrutura do seu romance. Portanto, esse conflito guiará o desenvolvimento da história, levando os personagens a superar obstáculos que serão resolvidos no enredo.
O enredo
Os enredos são os conflitos, internos e externos, que ilustram a premissa. Um bom enredo, além disso, possui elementos clássicos da estrutura narrativa e conduz cada cena, definindo sobre o que é o romance e o tornando único. Aqui, o que importa é o que o protagonista precisa fazer para vencer, contra quem ou o que ele está lutando e o que pode acontecer caso ele perca.
- Um membro sindicalista em uma história alternativa em Edimburgo luta para derrubar seus mestres militares e salvar sua família de uma execução pública injusta.
- Uma garota que pode curar ou destruir é forçada a usar seu dom para resolver crimes e se tornar a arma particular do governo no controle mundial.
- Um homem em um casamento infeliz tenta se livrar de sua esposa durante um apocalipse cyberpunk para ficar com a mulher que ama, sem saber que as duas mulheres estão secretamente conspirando.
O enredo engloba o conflito central e dará a direção da história, mostrando como ela será resolvida. Em resumo, ele é o que os personagens farão ao longo do romance.
A história
A história é a razão de ser do livro. Ela é a jornada dos personagens e o conflito central que os conduz, além do tema e da conexão emocional com os leitores. A história revela as motivações e por que os personagens estão fazendo tudo o que fazem.
- Um membro sindicalista em uma história alternativa em Edimburgo deve superar sua falta de autoconfiança para derrubar os líderes militares e salvar sua esposa de uma execução pública injusta.
- Uma garota que pode curar ou destruir é forçada a usar seu dom para resolver crimes e se tornar a arma particular do governo no controle mundial, mas se vê em uma guerra interna entre salvar sua pátria ou destruí-la efetivamente.
- Um homem em um casamento infeliz deve aprender rapidamente sobre si quando tenta se livrar de sua esposa durante um apocalipse cyberpunk para ficar com a mulher que ama, sem saber que as duas mulheres estão secretamente conspirando contra ele em nome de organizações diferentes.
O modo mais eficaz de olhar para a história é através da luta interna do personagem. O enredo será como eles enfrentam essa luta.
Esses quatro pilares desempenham papéis essenciais no desenvolvimento de um romance, e pular qualquer um deles pode resultar em total frustração. Portanto, na próxima vez que uma ideia surgir, pare por um momento e considere se é apenas uma inspiração, uma premissa ou se você já tem o enredo totalmente planejado. Afinal, o que compõe sua história?
E se você tem um livro que está estagnado ou esquecido na gaveta, dê uma olhada mais profunda e descubra se ele nunca chegou ao estágio de enredo. Essa pode ser a razão principal para você nunca ter escrito muitas páginas.
Agora, me conte, você tem alguma história estagnada ou incompleta? Onde você acredita que esteja o problema?

