Concursos Literários
Concursos literários representam oportunidades excepcionais para submeter suas obras originais a avaliações criteriosas, com a possibilidade de conquistar prêmios em dinheiro substanciais ou, ainda, contratos de publicação com renomadas editoras.
A diversidade de editais disponíveis abrange uma ampla gama de gêneros literários, desde romances e poesias até crônicas e contos, contemplando escritores de todos os estilos. Explore concursos gratuitos, modalidades de publicação tanto em formato físico quanto digital, e prêmios que vão além do financeiro, incluindo certificados especiais e até mesmo oportunidades de participação em eventos de lançamento.
É essencial estar atento às informações detalhadas de cada edital, verificando se há exigência de taxa de inscrição, eventuais custos adicionais como frete para o envio das obras e a necessidade de que sua obra seja inédita. Estar bem informado é o primeiro passo para o sucesso em concursos literários.
Concursos Literários 2025
Rosa dos Ventos – inscrições até 15/05!
✨Contos sobre cair na estrada
Rosa dos Ventos será uma coletânea de histórias sobre o rompimento do ciclo social. Livremente inspirada na obra “Cidades de Papel”, de John Green, a proposta é abordar histórias onde você, vivendo no ciclo que sempre viveu, decide jogar tudo pro alto e ir viver uma aventura inesquecível. Desafiando seus limites, agarrando seus sonhos e buscando algo que talvez não lhe dê a segurança de um futuro perfeito, mas que alimentará sua alma para um futuro sem amarras ou previsão.
Quantos de nós já não traçaram planos para ter estabilidade, largaram sonhos fantasiosos por necessidade, e se viram presos em ciclos de jornada de trabalho, estudo, responsabilidades e diferentes tipos de situações que sempre mantém tudo no mesmo lugar. É a rotina que se acostuma, saber como são as pessoas, queremos história sobre o rompimento aventureiro dessa segurança para abrir as portas para tudo o que a aventura tem a oferecer.
Objetivo primário: criar histórias contemporâneas sobre largar tudo para embarcar numa aventura/sonho.
Objetivo secundário: falar sobre como a sociedade impõe um “padrão” para como se deve viver, ignorando a individualidade e potencial de cada um dentro de um mecanismo social sempre em movimento.
✨
Sobre a publicação:
Antologia via campanha cartase flexível (sem qualquer custo aos autores) em físico que estará nas plataformas digitais.
Porcentagem em quaisquer ganhos previsto em contrato.
Recompensas diversas na campanha promocional para os autores selecionados.
✨
Regras:
– Enviar conto para editoraperpetuo@gmail.com com “Rosa dos Ventos” no campo de assunto
– Textos limitados a no máximo de 5 mil palavras.
– Texto justificado em arquivo WORD
– Fontes Times 11
Enviar no corpo do e-mail:
– Nome completo do autor(a), pseudônimo e biografia e foto do autor(a), as redes sociais para marcação e número de telefone (importante, pois o contato principal é via Whatsapp em primeiro caso)
– Uma autorização formal do uso do texto na antologia
Estamos no aguardo das inscrições de vocês!
A PANGEIA EDITORIAL estabelece esta chamada pública, aberta e universal para escritores brasileiros residentes no Brasil visando a seleção de narrativas curtas para a coletânea
Narrativas de Emancipação: pequenas estórias.
Organizam o volume o professor e escritor Rauer Ribeiro Rodrigues, autor de diversos livros individuais, coorganizador de diversas coletâneas acadêmicas e organizador ou coorganizador de diversos volumes oriundos de concursos (ver AQUI), e a escritora Vanessa Cristina Dias de Souza, pesquisadora e autora do livro Giras e Identidade Negra: Narrativas de Emancipação (ver AQUI).
Além da concorrência ampla, se julgarem oportuno, os organizadores podem convidar narradoras e narradores reconhecidos para integrar o volume.
O Concurso Literário Professora Zoraide Rocha de Freitas, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), Academia Ribeirão-pretana de Educação (ARE), União dos Escritores Independentes (UEI), Casa do Poeta e do Escritor, Ordem dos Velhos Jornalistas, Proyecto Cultural SUR/Brasil e União dos Trovadores Brasileiros Seção Ribeirão Preto.
O projeto é realizado anualmente, desde o ano 2000, e atualmente divide-se em duas categorias:
– Estudantil Regional, realizado em âmbito regional, para alunos de Escolas Públicas e/ou Privadas da cidade de Ribeirão Preto e região, com as modalidades: desenho, poema e conto.
– Adulto, realizado em âmbito internacional, para pessoas maiores de 18 anos, com a modalidade crônica.
A temática do concurso é ligada aos homenageados da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto que nessa edição celebrada Domenico De Masi (in memoriam), Djamila Ribeiro, André Luis de Oliveira e Matheus Arcaro.
A Academia de Letras de Toledo e a Philos promovem o 9º Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.
O homenageado, Kenzo Takemori (1907-1998), foi o primeiro japonês a fixar residência em Toledo – Paraná, com a família, em 9 de julho de 1957. Nascido em Hiroshima – Japão, Kenzo Takemori chegou ao Brasil em 1931. Casou-se em 1935, com Tsutae Yada (1920-1963), nascida em Osaka, no Japão. Da união, nasceram 11 filhos. Trabalharam em São Paulo e Paraná, em lavouras de café. Em Toledo, a família Takemori cultivava feijão na “Colônia Sol Nascente” e, posteriormente, montou a oficina mecânica “Irmãos Takemori” no centro da cidade.
Sobre a Academia de Letras de Toledo – ALT
Em 20 de junho de 2011, na Casa da Cultura de Toledo, formou-se a Comissão Especial de Constituição da Academia de Letras de Toledo (ALT). No dia 29 de outubro de 2011, ocorreu a instalação da entidade e a posse de 22 membros. Na centésima reunião dos acadêmicos, realizada em sessão solene na noite de 17 de junho de 2017, nas dependências da Associação Cultural Esportiva de Toledo – Ceato (Associação Japonesa de Toledo), houve o lançamento do projeto literário – Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori. A edição de estreia e premiação dos classificados ocorreram no mesmo ano.
Sobre o Grêmio Haicai Sakura
Idealizado pela haicaísta Lucrecia Welter, e fundado em 19 de julho de 2018, na cidade de Toledo – PR, o Grêmio Haicai Sakura é formado por pessoas que se reúnem para estudar, produzir e divulgar o haicai, de tendência tradicionalista, fundamentado nos ensinamentos do Mestre Masuda Goga (1911-2008) e da haicaísta Teruko Oda do Grêmio Ipê de São Paulo.
Os contos são uma forma literária particularmente querida para a cultura popular, um meio de enriquecer o seu imaginário e documentar costumes, crenças e tradições sob a forma de ficção. O 1.º Concurso de Contos de Santo António, promovido pelo Museu de Lisboa – Santo António, é uma oportunidade para explorar a rica herança cultural associada ao Santo.
Figura muito acarinhada na tradição popular, Santo António continua muito presente no quotidiano de muitos portugueses, 800 anos depois do seu nascimento. É a ele que se pede quase tudo – que encontre os objetos perdidos, o namorado que tarda em chegar ou o emprego difícil de conseguir. E é em seu nome que se montam arraiais, se celebram casamentos e se organizam marchas populares.
Está assim lançado o desafio para dar largas à criatividade e partilhar uma visão do papel de Santo António no imaginário português. Para concorrer basta ter mais de 15 anos, preencher a ficha de inscrição e, num máximo de 10 mil carateres, escrever um conto inédito, em que Santo António faça parte do enredo.
Patrocinado pelo El Corte Inglés, o concurso divide-se em duas categorias – jovens entre os 15 e os 18 anos e maiores de 19 anos. Os contos, que devem ser submetidos até ao dia 30 de maio de 2025, serão avaliados por um júri constituído por Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa – Santo António, Isabel Dâmaso Santos, investigadora do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Tânia Pires, responsável de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés.
Os vencedores de cada uma das categorias serão premiados com um vale-presente no valor de 500€. Os segundos classificados receberão um vale-presente no valor de 250€.
REGULAMENTO – (1ª RETIFICAÇÃO)
1- A Academia de Letras e Artes de Siderópolis (ALASI), por meio de seus acadêmicos promove o XVI Concurso de Poesia, Contos e Crônicas, com tema livre.
2- O concurso é uma promoção cultural da ALASI e tem como objetivo incentivar e divulgar novos talentos culturais nas escolas e comunidades do município de Siderópolis.
3- Poderão participar do Concurso os alunos, professores e cidadãos residentes em Siderópolis, sendo que as categorias em nível de classificação se darão entre Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e categoria Adulto (Maiores de 18 anos).
4- Cada concorrente poderá se inscrever com 1 (uma) obra em cada uma das 3 (três) categorias, portanto, poderá apresentar até 3 (três) trabalhos.
4.1- Solicita-se que as escolas façam uma classificação, antes de enviar os trabalhos dos alunos. Cada escola poderá participar com apenas três (03) textos de cada gênero (poesia, conto e crônica) para cada modalidade de ensino (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Especial, Educação de Jovens e Adultos) professores e adultos poderão enviar apenas um texto de cada gênero.
As candidaturas para a 3ª edição do Prémio Literário Armando Baptista-Bastos decorrem entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2025. O Prémio Literário Armando Baptista-Bastos foi criado a 26 de outubro de 2022, no Dia da Freguesia. Trata-se de uma homenagem ao jornalista, escritor, cronista e olisipógrafo de coração, que viveu muitos anos em Alfama e embrenhou-se na vida e nas histórias deste bairro de Santa Maria Maior. Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia pretende não só honrar a memória de Armando Baptista-Bastos, mas os próprios bairros e a cidade de Lisboa.
À semelhança das edições anteriores, as obras a concurso devem ser inéditas e escritas em língua portuguesa, no domínio da prosa de ficção (romance ou novela), com um mínimo de 150 mil caracteres e submetidas de acordo com o estipulado em regulamento. Ao vencedor será atribuído um prémio no valor pecuniário de 3 500€.
O Selo Muvuca está com inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio Muvuca de lambe-lambe: Toadas, Pontos, Loas e Rimas.
O prêmio é voltado para a produção de lambe-lambes, e tem por objetivo estimular a criação de uma literatura oral, ou ainda, oralitura (nos termos de Leda Maria Martins), entendendo que a produção literária brasileira deve se debruçar, cada vez mais, em seus saberes ancestrais, oriundos de uma profunda oralidade. Sendo assim, a Muvuca considera os lambe-lambes como uma plataforma pertencente a cultura da rua, ideal para a disseminação da literatura oral.
De participação totalmente gratuíta, os primeiros cinco colocados irão ter seus lambe-lambes expostos no painel da livraria, com lançamento durante a Flip 2025, em evento na Muvuca Livraria.
O primeiro colocado receberá o seu lambe-lambe enquadrado, além de ter 30% de direitos autorais sobre as vendas do mesmo na livraria.
Os lambe-lambes devem conter textos voltados para a cultura popular, podendo ser textos de autoria própria, ou tendo como base toadas, pontos, loas e rimas de domínio público.
As inscrições podem ser feitas até 31 de Maio de 2025.
Antologia Caronte
Organização: Grazi Gomes e Nathalia Ramos
Gênero: Terror, Suspense, Dark Fantasy, Drama
Tema: Caronte, Além-Túmulo
Classificação: 16 anos
Prazo: 31/05/2025
Estão abertas, até 31 de maio de 2025, as inscrições para a edição de 2025 do Concurso Lusófono da Trofa | Prémio Matilde Rosa Araújo, que conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A Câmara Municipal da Trofa oferece aos vencedores um prémio monetário para o autor do melhor conto e para a melhor ilustração. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.
Este concurso tem por objetivo fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil.
Os participantes que se encontrem nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses do Camões, I.P. nos respetivos países (conforme moradas no regulamento).
A data limite para entrega dos trabalhos é o dia 31 de maio de 2025. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio.
A edição de 2024 contou com a participação de 408 contos de Portugal, 72 do Brasil, 16 de Moçambique, 9 de Angola e 8 de Cabo Verde, num total de 513 contos. Em relação às ilustrações, foram recebidas 56 no total, mais 11 do que na edição anterior.
O Concurso Lusófono da Trofa é dirigido a maiores de 18 anos, naturais da comunidade de países de língua oficial portuguesa, naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência nos respetivos países esteja devidamente legalizada, com ou sem livros publicados, não havendo qualquer limite para o número de publicações.
Modalidade: Lírica ou Filosófica – Uma (01) Trova inédita e de autoria do próprio Concorrente.
A. Âmbitos Nacional e Concurso Regional – Categorias: Veterano e Novo Trovador
Tema Único : Cachoeira de Cambuci –
“Um, dois, três… lá vou eu!”
Mas e se o que vier depois da contagem não for apenas um amigo procurando você?
Em “Esconda-se”, vinte histórias transformam brincadeiras de infância em pesadelos sem fim. Jogos como pique-pega, morto-vivo e esconde-esconde ganham novas regras – e quem não segui-las pode nunca mais voltar para casa.
Aqui, o perigo se disfarça em risos, e as sombras brincam junto.
Está preparado para brincar uma última vez? Lembre-se: às vezes, quem se esconde é quem nunca mais é encontrado.
Pronto ou não, o jogo começou
Instituído pela Estoril Sol em homenagem à grande escritora, destina-se a distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português sem qualquer obra publicada no género. O Prémio tem o valor de € 10.000 (dez mil euros).
CONCURSO DE POESIA DIVERSOS
Inscrições abertas!
De 13 de ABRIL a 31 de maio
Categorias para estudantes do ensino fundamental I, fundamental II, ensino médio E MORADORES DE ARAÇATUBA DE QUALQUER IDADE!
Mais de 5 mil reais em premiações!
Considerando que a lei nº 14.842 de 12 de maio de 2016, em seu artigo 1º instituiu no município de Curitiba, as festividades dos Jogos Florais de Curitiba, realizado bienalmente, no mês de setembro, entendeu por bem a atual Diretoria da Seção Curitiba da UBT, promover seus XXIII Jogos Florais, cujas Festividades de encerramento ocorrerão de 12 a 14 de setembro de 2025, bem como homenagear Chloris Casagrande Justen, poetisa, educadora e grande incentivadora da UBT, falecida em 8 de outubro de 2024.
O Teatro das Figuras, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve/Teatro Lethes, o CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e o CET- Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o patrocínio das empresas Grupo Rolear e Metalofarense e o apoio do Club Farense e da Sociedade Portuguesa de Autores, lançam, este ano, o Prémio Novas Dramaturgias José Louro. Este prémio visa distinguir a escrita dramática de uma peça de teatro inédita em língua portuguesa.
O texto vencedor será levado a cena no início de 2026, com estreia no Teatro das Figuras e, posteriormente, apresentações no Teatro Lethes, em Faro. A encenação ficará a cargo de Luís Vicente, ator e Diretor Artístico da ACTA Teatro – A Companhia de Teatro do Algarve.
Este prémio visa homenagear José Luís Louro (Coimbra, 1933 – Faro, 2018), professor, dramaturgo e encenador, um dos nomes mais relevantes da História do Teatro no Algarve. José Louro foi um impulsionador de teatro não só em Faro mas na região, foi programador do Teatro Lethes no ano de 2001 e do Teatro das Figuras entre 2006 e 2008, tendo também feito parte do Conselho de Administração deste último. A sua paixão pelo Teatro levou-o a apoiar a fundação de várias companhias, como foi o caso do SinCera – Grupo de Teatro Universitário (1990) e da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve (1995).
Sem esquecer o papel de José Louro enquanto pedagogo, este Prémio tem também uma componente formativa, tendo-se associado ao Curso Livre de Escola de Verão em Genética Teatral da Universidade do Algarve, a decorrer em 2025, e incentivando a criação de um Workshop de Escrita Dramática, a iniciar em 2026.
O vencedor desta primeira edição irá receber um prémio no valor de 3.000,00 € (três mil euros). As candidaturas devem ser submetidas por formulário online, até dia 31 de maio de 2025.
Convocatória 2025
Virgínia Quaresma
Prémio de 1000€
Requisitos para concorrer:
- Mulheres*
- Residentes em Portugal
- Sem Limite de idade
- Textos em prosa, inéditos e escritos em português
- Até 12.000 caracteres
- (incluindo espaços)
Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, instituído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), e dirigido a autores cabo-verdianos ou a residir em Cabo Verde.
O Prémio visa promover a criação literária e a ilustração para o universo infantojuvenil e decorrerá em duas fases: de 1 de abril a 31 de maio podem ser submetidos os textos inéditos e de 1 de julho a 31 de outubro, depois de conhecido o texto vencedor, podem ser enviadas as propostas inéditas para o ilustrar.
O galardão visa ainda homenagear a figura de Manuel Lopes, ficcionista, poeta, ensaísta e um dos fundadores da literatura moderna em Cabo Verde, que nasceu em Campinho (São Nicolau), a 23 de dezembro de 1907, e faleceu em Lisboa a 25 de janeiro de 2005.
Além da componente pecuniária de 5 mil euros (repartida equitativamente entre as categorias de texto e ilustração), o Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes contempla ainda a edição em livro dos trabalhos vencedores sob a chancela da Imprensa Nacional.
A escolha dos trabalhos distinguidos caberá ao júri designado pela INCM e pela BNCV, presidido por Germano Almeida e composto ainda por Vera Duarte, Isabel Alçada (texto), Elisabete “Bety” Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria (ilustração).
Os trabalhos a concurso devem ser apresentados exclusivamente online, no sítio da Imprensa Nacional, preenchendo o seguinte formulário de candidatura, nos prazos definidos para cada categoria. Os candidatos podem consultar aqui o regulamento.
Em 2024, na 1.ª edição do Prémio, foram distinguidos o conto Nina, da autoria de Vanda Azuaga Monteiro, portuguesa que residiu e trabalhou em Cabo Verde, e as ilustrações do cabo-verdiano Wilson Lopes, criadas a partir do texto vencedor.
A INCM e a BNCV estão convictas de que o prémio é um importante incentivo à criação literária infantojuvenil em Cabo Verde, algo que veem como fundamental para garantir a preservação e o desenvolvimento do património comum da língua portuguesa e para a formação de jovens leitores, pois serão eles os leitores e autores das obras de amanhã.
XXXIII Concurso Literário de Poesia e Prosa
Patronesse:
Maria José Gargantini Moreira
Edição 2025
Inscrições até 1° de junho
Iniciativa ocorre em parceria com a Editora Adonis. Livro vencedor será lançado na FLAAM 2025
A FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana) lançou o seu 4º Concurso Literário – Prêmio Magali Berggren Comelato com o objetivo de descobrir e incentivar novos escritores que tem o sonho de ter um livro infantil publicado. Em parceria com a Editora Adonis, o Concurso Literário da FLAAM está com inscrições abertas até o dia 1º de junho pelo link: https://forms.gle/Meq31p12CDcSxdqm7
Podem participar pessoas com mais de 18 anos, residentes nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Limeira, Piracicaba, Sumaré, Hortolândia, Paulínia ou Rio Claro. Os textos em prosa devem se enquadrar em uma das seguintes temáticas: História, cultura e vivências negras e de povos originários; equidade e justiça social; tecnologia e seus impactos na sociedade.
Cada participante pode se inscrever em apenas uma categoria, com textos para pré-leitor, a partir de 1 ano (até 350 caracteres com espaço), leitor iniciante, a partir de 6 anos (até 700 caracteres com espaço), leitor em processo, a partir de 8 anos (até 1.500 caracteres com espaço), leitor fluente, até 10 anos (até 3.000 caracteres com espaço) e leitor consolidado (até 5.000 caracteres com espaço).
“Para nós, é um sonho se tornando realidade: oferecer a oportunidade para quem deseja ter um livro publicado. Portanto, convidamos a todos a participar desse concurso. A pessoa vencedora terá seu livro publicado e lançado durante a FLAAM 2025, no dia 14 de setembro, no Jardim Botânico de Americana”, destacaram os organizadores da FLAAM, Juliano Schiavo e Marcia Tomiyama.
“Os originais devem ser inéditos e passarão por um Comissão Avaliadora, que será formada por um Comitê Editorial, composto por profissionais e especialistas em literatura. A identidade dos jurados será mantida em sigilo até a divulgação do resultado. A Editora Adonis produzirá todo o projeto editorial e gráfico da obra”, destacou a diretora da Editora Adonis, Jaqueline Comelato.
Autores de todas as idades, nascidos em Santa Catarina ou residentes há dois anos no estado estão convidados a participar, com textos inéditos e de tema livre, nas categorias Infantil e Juvenil.
O Prémio Literário Manuel Alegre é um concurso de escrita aberto a todos os estudantes do Ensino Superior Português. A iniciativa parte da Associação Académica de Coimbra com o intuito de incentivar a criação de obras literários por parte de escritores anónimos que estejam a frequentar qualquer instituição de ensino superior português.
A quinta edição do Prémio Manuel Alegre premiará obras literárias, no estilo de conto, que tenham entre quinze a trinta mil caracteres. O vencedor da quinta edição será galardoado com dois mil euros (2000€) e terá a sua obra editada, serão, ainda, distinguidas outras quatro obras que serão, também elas, editadas. A fase de candidaturas encontra-se aberta até dia 1 de junho de 2025.
Consulta o regulamento da 5ª edição e inscreve-te através do link disponível em https://forms.gle/gFHZ2BBHe2MLthxMA
Competição Internacional de Audiodramaturgia da BBC World Service e British Council 2026: Regras da competição
“Prêmio”: O prêmio em dinheiro e a viagem
“O prêmio em dinheiro”: £ 2.500 libras esterlinas (ou o equivalente em moeda local, a critério da BBC)
“A viagem”: uma viagem ao Reino Unido (passagem aérea padrão e acomodação para uma pessoa) para assistir à gravação do drama vencedor e participar de um evento de premiação
1. A inscrição está aberta apenas a qualquer pessoa que, em 4 de junho de 2025, seja (a) maior de 18 anos e (b) não seja considerada residente do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Ilhas do Canal ou Ilha de Man (“UK”). Escritores profissionais e previamente publicados são elegíveis para participar, mas isso não é um requisito para a inscrição. Podemos exigir comprovante de elegibilidade.
2. Os participantes não podem ser funcionários da BBC, de empresas do Grupo BBC ou do British Council, parentes próximos de tais funcionários ou qualquer pessoa ligada à competição. Comprovantes de idade, identidade e elegibilidade poderão ser solicitados.
3. Os participantes devem escrever um roteiro de audiodrama com duração aproximada de quarenta a cinquenta minutos sobre qualquer assunto de sua escolha.
4. Os participantes garantem, ao enviar os roteiros, que cada drama
a) é um trabalho original dos participantes e não infringe os direitos de nenhuma outra parte
b) não é uma adaptação de um trabalho anterior (por exemplo, um romance)
c) não será contratado para, ou foi produzido profissionalmente em, qualquer meio (uma leitura informal de roteiro é aceitável; uma leitura de roteiro com um diretor profissional e diante de um público não pagante é aceitável, mas uma performance envolvendo pagamento a atores e/ou um público pagante não é) antes de 30 de setembro de 2026
d) não foi criado ou desenvolvido com o uso de ferramentas de IA generativas
Raízes e histórias: contos de resistência e resiliência é uma coletânea de contos que explora a força inquebrantável de comunidades e indivíduos que, apesar das adversidades, encontram maneiras de preservar suas identidades e culturas. Através de narrativas entrelaçadas, os contos revelam como as raízes culturais alimentam a resistência e a capacidade de superação diante de desafios sociais, políticos e pessoais.
Nessa coletânea, destinada exclusivamente para escritores(as) negros(as) ou pardos(as), residentes em Mossoró/RN ou na Região Nordeste do Brasil, diversos contos se encontrarão para contar histórias de luta e esperança. A coletânea promete uma imersão em aventuras emocionantes, com reviravoltas inesperadas e reflexões profundas sobre o tempo/espaço, as injustiças e a natureza humana.
Após anos de desenvolvimento do concurso de poesia da Biblioteca Lydia Frayze, concurso este que revelou inúmeros escritores e poetas em todo Brasil, no
entanto o conhecimento e experiência acumulados nos faz chegar ao 1° Prêmio Biblioteca Lydia Frayze de Poesia, pois nosso objetivo não é a disputa poética e sim a revelação de novos autores, consolidando assim uma cultura poética, por tanto, a partir desta edição, passamos a considerar para avaliação todos os textos que se enquadrarem nos critérios posteriormente definidos, uma vez que cada
autor se propõem a inscrever seu trabalho em um prêmio, que por consequência será analisado por outros escritores e leitores, este já se revela um escritor poeta, sendo assim enquanto comissão organizadora, buscamos trazer uma amostragem
do quão bela e rica é a cultura poética brasileira, buscando reafirmar anualmente que a cultura literária brasileira continua viva e atuante.
Este prêmio, tem portanto o objetivo de dar aos participantes a oportunidade de expressar seu talento, bem como dar ainda mais visibilidade a todos aqueles que por razões diversas não têm chance de se expressar como poetas e escritores
criadores da literatura brasileira, construindo um sólido legado cultural, por meio destas palavras e que à Fazendas Fama, por meio de sua Associação Cultural e Biblioteca Lydia Frayze, desejam que todos sejam muito bem vindos ao 1° Prêmio Biblioteca Lydia Frayze de poesia.
QUEM É O HOMENAGEADO?
O nome de Bartolomeu Campos de Queirós é reverenciado pelos especialistas em literatura de Minas e do Brasil. Autor de mais de 60 livros, a maior parte para crianças e jovens, ele foi conhecido também pela sua atuação na promoção da leitura, com palestras pelo país afora, destacando o caráter humanístico da literatura. Numa vida dedicada à literatura, defendeu sempre o respeito à infância e o valor da fantasia e da memória na constituição da pessoa.
Educador e pensador, destacou-se pela criação do Manifesto por um Brasil Literário. “Se existe o novo, é porque ele foi fantasiado anteriormente. Então, nós devemos à fantasia todo o desenvolvimento do mundo. A literatura é importante para que a educação se confirme, também, como o lugar da transformação, e não apenas como o lugar da informação”. E é essa mensagem que queremos levar aos jovens, no estímulo à escrita, chamando-os para escreverem contos sobre a vida deste importante escritor, ou citando livros por ele publicados.
Teve obras traduzidas para diversos países e vários prêmios literários importantes, como o Jabuti, o Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o São Paulo de Literatura com “Vermelho amargo”, em 2012 – ano de sua morte. Algumas vezes seus livros foram agraciados com prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ). Foi indicado para o principal prêmio internacional de livro infantil, o Hans Christian Andersen, em 2010.
As obras de Bartolomeu Campos de Queirós abordaram temas como a família, o quintal de casa e a rua enquanto espaços para brincadeiras. Ao propor o projeto de escrita a partir do olhar de Bartolomeu aos jovens, queremos difundir a ideia de que a imaginação é libertadora.
QUEM PODE PARTICIPAR DO CONCURSO?
Jovens de 14 a 21 anos que residam em Belo Horizonte.
O QUE VOCÊ GANHA COM ESTE CONCURSO?
Se seu conto ficar entre os 50 selecionados, você:
Será convidado a participar de uma oficina literária com os escolhidos, para que conheçam melhor a obra de Bartolomeu com especialistas no escritor mineiro.
Terá seu texto publicado em uma antologia literária, a ser editada pela Literíssima Editora.
Participará do lançamento da antologia, no segundo semestre deste ano.
Receberá 10 exemplares do livro.
Terá seu nome divulgado nas redes sociais e na imprensa
Os 3 primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro de, respectivamente, R$300,00 R$200,00 e R$100,00.
COMO PARTICIPAR?
O interessado deve escrever um conto baseado na obra de Bartolomeu Campos de Queirós. O arquivo a ser enviado deve conter um máximo de 4.000 caracteres, e estar em formato A4, com fonte tamanho 12.
A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira De Santana – AMLA, torna público a realização do seu 3º Concurso Nacional de Poesias, conforme normas estabelecidas neste Edital e dá outras providências.
Este concurso visa avaliar os melhores textos de poesias e contos, sobre qualquer tema, reunindo os textos vencedores em um livro de Antologia, e premiando os três textos melhores avaliados, com os seguintes prêmios:
1° Primeiro colocado: ganhará R$100,00 (Cem Reais), mais 01 livro impresso da antologia “Os Melhores Escritores 2025”, mais um marcador de páginas
2° Segundo colocado: ganhará um livro impresso da antologia “Os Melhores Escritores 2025”, mais um marcador de páginas.
3° Terceiro colocado: ganhará 01 livro impresso da antologia “Os Melhores Escritores 2025”
4° Quarto colocado até o décimo colocado ganharão menção honrosa, ou seja, ganharão um diploma em formato virtual, certificando a menção honrosa.
Os XXVIII JOGOS FLORAIS DE PORTO ALEGRE, constituídos de Concursos de Trovas (Literárias) e Festividades, promovidos e realizados pela UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES, Seção de Porto Alegre, obedecerão à seguinte regulamentação:
O Prêmio Bem-te-vi de Literatura para a Infância é promovido pela Physalis Editora, em parceria com a Reinações: Coletivo de Leitura, Instituto de Leitura Quindim e ONG Cirandar, com o objetivo de premiar e de publicar obra inédita destinada ao público infantil, escrita em língua portuguesa, por autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as residentes no Brasil.
Premiação | Direitos Autorais:
– Prêmios em dinheiro e livros para primeiros colocados;
– Exemplar da coletânea para cada autor selecionado;
“Cidade como palco” é o tema escolhido para concorrer ao Prêmio Bunkyo de Literatura 2025 organizado pela Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa.
Requisitos: A obra deve ter sido escrita originalmente no idioma português e sua publicação deve ter ocorrido em 2023 ou 2024. É proibida a inscrição de obras cujo texto tenha sido gerado por inteligência artificial.
Os interessados devem enviar 03 (três) exemplares da obra, acompanhados da Ficha de Inscrição preenchida, até o dia 30 de junho de 2025. Inscrições gratuitas.
A obra vencedora do Prêmio Bunkyo de Literatura 2025 será anunciada durante solenidade realizada anualmente no mês de novembro.
rovas inéditas por concorrente.
Âmbito Nacional / internacional – Modalidades e Categorias:
Trova lírica ou filosófica – Veterano e Novo Trovador
Âmbito Estudantil:
– 8o e 9o anos – Ensino Fundamental/ modalidade: trova
Tema (único) para todos os âmbitos e todas as modalidades:
Violência contra as mulheres (não há necessidade de usar a
palavra “violência”)
Normas:
Máximo 3 (três) trovas em cada modalidade.
O Prémio Literário Arnaldo França, instituído em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), tem como propósito a promoção da língua portuguesa e do talento literário em Cabo Verde, bem como homenagear Arnaldo França, destacada figura da literatura e cultura cabo-verdiana.
Com a instituição deste Prémio pretende-se selecionar trabalhos inéditos de grande qualidade, no domínio da prosa literária, redigidos em língua portuguesa, e da autoria de cidadãos cabo-verdianos ou residentes em Cabo Verde há mais de 5 anos.
Além do valor pecuniário, o Prémio Literário Arnaldo França contempla ainda a publicação da obra vencedora pela INCM.
A partir de 15 de maio estão abertas as inscrições para o Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro. Os autores têm até o dia 30 de junho para submeterem os seus trabalhos.
Organizado pela Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro, com a colaboração do Município de Almeida, o prémio visa homenagear a vida e obra do patrono deste prémio, o Padre José Júlio Esteves Pinheiro, bem como incentivar e promover a expressão literária nas línguas portuguesa e francesa, potenciando e aumentando ao mesmo tempo o interesse pela escrita e pela leitura.
O tema deste ano é “Fronteiras”. A dinâmica mundial que nos está a bater à porta tem que nos levar a reflexões positivas e consistentes.
Podem participar escritores de todas as idades e nacionalidades, desde que submetam apenas um único trabalho, e que seja original e inédito.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal, a Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia e a Direção Regional de Cultura do Norte colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades, tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura, da criação artística em geral, em ambos os territórios, impulsionando a expansão e o conhecimento do tecido cultural/artístico, bem como estimulando dinâmicas de colaboração entre os agentes culturais deste espaço de cooperação, assumindo-se como um polo cultural, que se pretende de referência a nível europeu, no domínio da cooperação transfronteiriça.
O X Concurso Literário, doravante denominado apenas Concurso Literário, promovido pela ACADEMIA LEOPOLDINENSE DE LETRAS E ARTES, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pelo Decreto 2.745 de 06.06.2008, CNPJ nº 09.472.449/0001-27, com sede em Leopoldina, MG, doravante denominada ALLA, possui caráter exclusivamente cultural.
Proposta/Sinopse: “Incentivar a produção textual dos estudantes devidamente matriculados no Ensino Médio das Escolas Firjan SESI e nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro e dos trabalhadores da indústria do estado do Rio de Janeiro. Além dos impactos ambientais, a crise climática acentua desigualdades sociais, atingindo de forma desproporcional as populações mais vulneráveis, que enfrentam enchentes, secas e desastres naturais sem recursos adequados para lidar com esses desafios. Diante dessa realidade, a temporada 2025 do Prêmio Rio de Letras propõe o tema escolhido, incentivando a produção de textos que promovam reflexões e ações em prol do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas.”
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos institui o concurso denominado Prémio Literário “João Augusto d’Ornelas”, que deverá ocorrer anualmente, prestando homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense do século XIX.
O Prémio tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.
Condições de participação
Podem participar no Prémio todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos estando excluídos de se apresentar a concurso membros da organização ou do júri.
As obras concorrentes têm de ser inéditas e individuais. Entende-se como inéditas as obras originais, não editadas e que não foram objeto de prémios em concursos literários ou divulgadas por qualquer outra forma.
Salienta-se que o nome dos autores não poderá constar em qualquer parte do trabalho apresentado.
✨ Histórias sobre a sétima arte!
O Projeto Arte Errante, que começou com Vincent Van Gogh, tem o orgulho de anunciar uma antologia continuada dedicada a Fernanda Montenegro e sua profissão.
A história do cinema é rica e bem documentada em todo o mundo, porém o Brasil por muitas décadas sofreu um apagamento histórico-social da importância e excelência do cinema nacional. Sofremos boicotes, falta de apoio e incentivo. Mas permanecemos e chegamos ao oscar. Queremos exaltar não apenas personalidades como nossa Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mas também nomes que marcaram nossa história, seja pela dramaturgia ou pelo cinema.
Queremos jornadas entre bastidores, vidas dentro da indústria, exaltando maneirismos de roteiro como a jornada do herói, biografia e carta documental. Histórias sobre o caminho da fama, os altos e baixos de uma carreira, focando no gênero de ficção-histórica em um Brasil diferente e mais artístico.
Objetivo primário: Criar histórias sobre a carreira e vida de personagens ligados ao cinema num passado fictício.
Objetivo secundário: Fazer um estudo de ficção-historica de alto nível para estabelecer a história dentro de eventos reais com modificações coesas na história do cinema. (Material de inspiração recomendado: série “Hollywood”, Netflix)
✨
Sobre a publicação:
Antologia em e-book e físico.
Obras selecionadas da coletânea serão tratadas tanto como coletivas como também como individuais.
Versão física para os selecionados!
Porcentagem em quaisquer ganhos previsto em contrato.
O concurso cultural Prêmio Kindle de Literatura é uma oportunidade de descobrir e reconhecer alguns dos melhores romances originais brasileiros publicados de forma independente por meio do Kindle Direct Publishing. Um concurso cultural promovido pela Amazon.com.br em parceria com o Grupo Editorial Record, do Clube de Assinatura de Livros TAG Experiências Literárias e da Audible Brasil, uma empresa Amazon.
Editoras e revistas que aceitam originais o ano todo
Da mesma forma, confira abaixo a relação de concursos literários programados para o ano de 2024 nos próximos meses e não deixe escapar a chance de ver sua obra original ganhar vida no mundo da publicação.
Desejamos sucesso e sorte em sua jornada literária!
Observação: Os concursos literários incluem prazos finais para envio, portanto, mantenha-se atento às datas limites.
Explore algumas oportunidades de concursos literários permanentes, permitindo que você envie suas obras ao longo do ano ou conforme as datas estabelecidas pelas respectivas revistas ou editoras. Mantenha-se atualizado com os regulamentos específicos de cada concurso para aproveitar essas oportunidades literárias.
Omna é a revista de arte, cultura e sociedade publicada pela Bookaria. Em suas edições, são abordados temas interseccionais nas mais diversas áreas do saber. Sob o viés do jornalismo cultural, fazemos e compartilhamos cultura de várias linguagens artísticas, debates e pluralidade de ideias.
A responsável pela criação da revista e publicação dos textos desde 2017 é Jo Melo. Mãe, autista, autora de cinco livros, premiada na Suíça. Formada em Letras, pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital, trabalha como prestadora de serviço para redes sociais, jornalismo, textos para blog e edição de conteúdo. @jomelo.escritora.
ALINHAVOS é a revista do projeto Mão&Obra.
Somos um grupo de escritores decididos a cultivar o exercício da literatura. Entendemos que apenas por meio desse exercício é que se consegue fazer com que o desejo de escrever avance do estado em que se apresenta como fantasia solitária para a colheita de frutos palpáveis – doces ou azedos.
Cultivar o exercício da literatura é acreditar que a escrita só melhora por meio do exercício, da busca de alguma técnica, do trabalho duro sobre a palavra própria e da sua submissão ao crivo de um leitor que já é mais aquele que primeiro elaborou o texto.
Mas o exercício da literatura é também a decisão de exercer a escrita – exercê-la como se exerce um ofício, uma função ou um direito. Escrever é dar-se um direito de resposta: a nós que lemos amorosamente o que outros escreveram, exigimos que nos seja dada também a página em branco. Quem ama a literatura quer passá-la adiante viva.
Na ALINHAVOS você vai encontrar exercícios de literatura: textos escritos por autores em esboço, pessoas que estão buscando dar forma ao seu projeto literário e que decidiram compartilhar esse exercício com aquela parte da humanidade que não puderam achar em si mesmos.
São textos de escritores que estão se alinhavando, costurando os primeiros pontos de um tecido que procura se expandir na leitura de outros costureiros.
A desFrutada é uma revista virtual da Editora Maralheios, que se propõe a publicar textos e obras visuais de diferentes autorias, com teor pró direitos humanos e diversidade. Como o nome já indica, tem a intenção de elencar quem foi chamada, em algum momento de “desfrutada”, em especial, mulheres cis e trans, pessoas LGBTQIAP+, pessoas negras, pessoas com deficiência e todas que se identifiquem com o termo e que pretendam frutificar.
Não há qualquer custo para a publicação. O acesso à revista é digital e gratuito.
Durante a pandemia de 2020, um grupo de escritores independentes se conheceu online e começou a trocar experiências e desafios literários, o que fortaleceu laços de amizade. Três anos depois, decidiram criar a revista digital O Autômato para publicar suas histórias. O nome é inspirado em autômatos literários e reais, como o presente em A Invenção de Hugo Cabret, simbolizando a função da revista como meio de registrar a criatividade humana. Embora tenha nascido de um projeto pessoal, a revista pretende crescer e abrir espaço para outros autores nacionais. Na primeira edição, os idealizadores esperam oferecer aos leitores momentos agradáveis por meio da literatura.
A Garoupa é uma novíssima editora, iniciativa da escritora Marina Ruivo, que atua no mercado editorial há mais de 20 anos, voltada à publicação de autores da cena literária brasileira contemporânea – tanto na prosa quanto na poesia.
A primeira chamada de originais está aberta exclusivamente a autoras, com prazo de envio até 05 de abril de 2024. A publicação será custeada pela editora, com definição da quitação pelos direitos autorais mediante assinatura de contrato de edição e publicação.
A EDITORA SINETE torna público o recebimento de originais inéditos 2024/1, para publicação de livros nos gêneros CONTO, POESIA e ROMANCE.
A Revista Escribas é uma criação do Coletivo literário Escribas. A revista possui publicação
trimestral, digital e gratuita. A cada chamada são divulgados os gêneros aceitos e orientações para envio.
A Táquion FC é a revista online de ficção científica do Clube Brasileiro de Ficção Científica.
A revista publica edições trimestrais e aceita contos, resenhas, artigos e ilustrações.
Autores selecionados concorrem ao Prêmio Táquion.
Submissão de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2024 – publicação em abril
Submissão de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024 – publicação em julho
Submissão de 1º de maio a 31 de julho de 2024 – publicação em outubro
A cassandra se propõe divulgar o trabalho de mulheres artistas das mais diversas esferas. Trabalhamos com literatura e artes em geral, buscando sempre fomentar o trabalho de mulheres, cis ou trans.
Nossa publicação aceita produções necessariamente autorais, inéditas ou não. Embora não exijamos ineditismo, o material não pode ter sido publicado em revista que faça essa exigência. Por ineditismo, entenda-se não publicado em meio impresso ou digital.
Todas as divulgações (como resenhas, releases, artigos e entrevistas) deverão versar sobre a arte de mulheres.
Revista digital e gratuita de literatura e arte que aceita a submissão de poemas, contos, crônicas ou artes visuais.
Revista futebolesca digital e gratuita que recebe textos (ficcionais, jornalísticos ou acadêmicos) e imagens (fotografias, desenhos, ilustrações).
A revista Barbante nasceu como uma revista voltada a professores da Educação Básica, mas também para quem gosta de ler sobre literatura, educação e culturas diversas.
A revista publica chamadas periódicas para edições mensais e edições especiais, para receber textos de qualquer gênero literário.
A Revista Toró recebe trabalhos dos mais diversos gêneros e modos de produção. Contos, crônicas, poesia, artigos que tematizem arte e cultura, bem como seus atravessamentos, ensaios, resenhas, artes visuais em geral, quadrinhos, músicas, vídeos e tudo o que for relevante para a arte do passado e do presente.
Uma revista literária independente e com prioridade para obras produzidas por pessoas de grupos minoritários ou que retratem vivências e experiências destes grupos.
A Germina – Revista de Literatura & Arte é uma publicação digital e independente. Publica poemas, contos, crônicas, trechos de romances, traduções, ensaios, resenhas, entre outros gêneros textuais e artísticos.
O Fazia Poesia é um portal independente de poesia contemporânea.
O projeto abre chamadas anuais para colaboradores fixos, chamadas periódicas para coletâneas e chamadas semestrais para recepção de artigos, ensaios, resenhas e traduções.
A Potocando é uma revista de RPG e Literatura vinculada ao EscambaClube da EditoraEscambau.
A revista recebe textos que respeitem as regras e o tema de cada edição. Autores selecionados recebem R$0,04 por palavra.
Úrsula é uma revista online e trimestral de jornalismo de ideias que cobre cultura, filosofia, ciência, política e educação. O Criadouro é um site vinculado à revista e dedicado à invenção literária.
No Criadouro serão publicados desafios de escrita para os leitores-escritores. O desafio do primeiro trimestre de 2023 está aberto até 18 de março (ou até completar 100 inscritos).
A Revista Mar de Lá foi criada com o intuito de divulgar e difundir a cultura, dar voz a artistas de várias vertentes e que não têm espaço na mídia tradicional.
As chamadas para as edições são publicadas no site da revista e serão aceitos contos, crônicas e poemas, além de artes gráficas/visuais.
A Revista Trajanos é uma revista mensal e digital curitibana destinada às novidades em literatura contemporânea paranaense e brasileira.
Buscando a urgência da produção atual, o objetivo da revista é divulgar novos autores e resenhar livros recém-publicados, com foco em novas soluções em narrativas e poéticas.
A Revista é publicada em formato digital e o conteúdo é disponibilizado em todos os canais de distribuição da Revista gratuitamente.
O Jirau de Histórias é o espaço da palavra, da linguagem em constante movimento, pulsação de sentimentos, do tempo-infinito-agora em expansão, num baú de lugares favoritos e proibidos.
A revista digital Travessa em Três Tempos é um projeto independente que recebe contos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, artigos, fragmentos e textos reflexivos.
Coletivo Cultural Porto 22 criou para servir de ponto de encontro entre os apaixonados por literatura, música, fotografia e outras formas de expressão e arte. Aqui você vai encontrar informações sobre as ações culturais promovidas pela Porto 22 e pessoas interessantes dispostas a fazer trocas de experiências, opiniões e dicas culturais. Estamos sempre abertos às suas contribuições, sugestões e críticas ao nosso trabalho, que tem como objetivo abrir um espaço democrático de produção e divulgação de novos criadores. Sejam todos bem-vindos!
O Blog EntreContos é um espaço dedicado à literatura, com postagens periódicas de contos e resenhas de autores diversos.
Ecos da Palavra é uma revista literária e de arte online de distribuição gratuita!
A Alcateia é uma iniciativa de escritores e amantes da literatura (em todas as suas formas) para tornar a escrita uma experiência menos solitária. Acreditamos que, por mais que cada escritor tenha o próprio processo e o próprio estilo, a produção textual pode ser, de certa forma, uma experiência coletiva. Para isso, abrimos espaço para um diálogo entre escritores e para o compartilhamento de vivências e opiniões sobre escrever, ler e viver o mundo literário.
A revista, publicada a cada dois meses e disponível para leitura online gratuita, contém textos sobre processo criativo na escrita, narrativas diversas, leitura e tudo que se relaciona a esses tópicos. A revista traz também contos e poesia originais submetidos por leitores de todo o país.
A Subtextos é uma revista digital especializada em contos.
A Revista D-ARTE Londrina, surge como um ambiente interativo, dedicado as mais variadas formas de expressão artística, no intuito de fomentar, disseminar e divulgar a expressão artística brasileira.
Artistas, músicos, fotógrafos, poetas, escritores, professores e entusiastas das artes, podem nos enviar trabalhos para serem divulgados em nossas edições, sem nenhum ônus ou seleção por intermédio de editais.
Uma revista bimensal exclusivamente digital de fantasia, ficção científica e horror. A revista traz o melhor destes três gêneros da literatura fantástica em colunas e conteúdos singulares, desde entrevistas com autores a novidades da editora.
A Literomancia publica trimestralmente contos, críticas, ensaios, quadrinhos, mangás e ilustrações.
Editais:
O Jornal RelevO é um impresso mensal de cultura, sobretudo de literatura.
O RelevO está sempre aberto ao envio de contos, poesias, ensaios, resenhas e artigos. Não há restrição quanto ao tema, mas cada texto deve conter no máximo oito mil caracteres.
O Desafio EntreMundos é um espaço para a literatura de gênero, voltado para contos de Ficção Científica, Fantasia, Horror e seus diversos subgêneros.
O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.
Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Fim do Mundo. O conto deve se encaixar em algum dos gêneros citados acima.
A Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, foi fundada em 10 de agosto de 2017, pelo poeta Maroel Bispo, sendo um periódico digital de Literatura, de acesso gratuito, online e em PDF, vinculado à Divisão de Cultura da Associação Batista de Ação Social, com sede em Feira de Santana-BA.
Nossa proposta é ser um canal inovador de comunicação e divulgação do que vem se produzindo em termo de literatura em nosso querido Brasil, bem como no exterior. Buscamos ocupar nosso espaço para acolher e promover a produção literária brasileira, onde existem inúmeros escritores, poetas, cordelistas, que possuem suas produções de excelente qualidade, mas não têm a oportunidade de expressar sua capacidade criativa e seus talentos na arte da Literatura, seja pela falta de recursos financeiros para editar um livro impresso ou pela ausência de editoras interessadas em produzir seus textos.
Dessa forma, nossa revista surge nesse cenário, de braços abertos pra acolher esses operários das letras, sendo uma construção de várias mãos, com pessoas das mais variadas origens e, com isso, consolida-se, também, como um lugar virtual de socialização literária em nosso país e no exterior.
Somnium é uma publicação oficial do CLFC, Clube de Leitores de Ficção Científica. As chamadas para a revista são abertas a todos os interessados.
É o mais antigo fanzine brasileiro de FC publicado de forma ininterrupta, de 1986 até os dias de hoje, mesmo ressalvando a irregularidade que passou a fazer parte de sua trajetória, de meados dos anos 1990 em diante.
A Revista Literária Contos de Samsara é uma publicação digital e gratuita.
A cada chamada da revista é divulgada uma palavra-chave, que deve estar presente nos contos a serem submetidos.
Para a 7ª edição, com prazo de envio até 06 de janeiro de 2023, a palavra-chave é “vermelho”.
LED é a editora-laboratório do Bacharelado em Letras – Tecnologias de Edição do CEFET-MG. Seu objetivo é proporcionar ao corpo discente um espaço permanente de reflexão e experiência para a prática profissional com a edição de diversos materiais. Tem como princípios fundadores: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a integração entre formação teórica e formação prática; e a valorização do aprendizado horizontal e autônomo.
O site Escrita Selvagem reitera que não possui nenhum favoritismo, vínculo ou interesse financeiro relacionado à publicação dos concursos literários listados aqui. Qualquer informação, reclamação ou outras questões devem ser dirigidas exclusivamente às editoras, ou prestadores de serviços responsáveis por esses concursos. Estamos aqui apenas para fornecer informações e oportunidades literárias aos nossos leitores.