epub vs mobi qual e a diferenca
Carreira Literária

EPUB vs Mobi: Qual é a diferença?

Conforme a popularidades dos livros digitais cresceu nos últimos anos, surgiram diversos formatos de eBooks, incluindo EPUB, MOBI, AZW e PDF. Por sua vez, pode ser bastante confuso e difícil de entender suas diferenças e qual é o mais apropriado para ler em seu Kindle ou Kobo.

Neste artigo, vamos comparar as diferenças entre os dois formatos mais comuns, que são .epub e o .mobi, além de entender quais as principais qualidades de cada.

Qual é a diferença entre EPUB e Mobi?

A principal diferença entre o EPUB e o MOBI é que o primeiro é suportado em todos os dispositivos, sendo hoje o formato que até mesmo a Amazon esta preferindo, enquanto o MOBI é de predominância um formato de Kindle e não pode ser lido em outros aparelhos.

O padrão EPUB é mantido pelo International Digital Publishing Forum (IDPF), uma organização global de comércio e padrões. Por outro lado, o MOBI é a abreviação do formato, Mobipocket eBook, gerenciado pela Amazon.

EPUB

Diversos especialistas afirmam que o .epub é o formato mais comum e suportado por todos os dispositivos. Sendo assim, a maioria dos eReader como iBooks, Kobo, Nook, Adobe Digital Editions, Aldiko e outros, suportam arquivos em EPUB.

O formato EPUB é um padrão de código aberto, o que significa que é gratuito e pode ser disponibilizado publicamente, embora tenha suas regras de uso. O EPUB pode exibir conteúdos “reflowable”, que se ajustam ao dispositivo de exibição e também adaptam o layout de largura fixa no destino. É bastante semelhantes às páginas de internet que se moldam conforme o tamanho da tela do monitor/celular do usuário.

MOBI

Mobi é também multiplataforma e seus eBooks podem ter a extensão .prc ou .mobi. Além disso, estes formatos podem adaptar conteúdos complexos, incluindo controles avançados de navegação, suportando indexação e lidando com um alto grau de compactação. Por exemplo, os leitores podem adicionar suas próprias páginas, desenhos à mão livre, anotações, destaques, marcadores, correções e notas se seus dispositivos suportarem. MOBI também pode incluir um dicionário.

Existem limitações quando ao tamanho de imagem de 64k, sendo o MOBI mais adequado para telas menores. Assim como o EPUB, o MOBI pode exibir conteúdo refluível e layout de largura fixa.

Se você é um autor iniciante e está para publicar um livro na Amazon, deve ficar de olho no seguinte formato para eReaders, o .kpf:

KPF

KPF, abreviação de Kindle Package Format, é o formato específico que todos os livros digitais carregados e publicados pela Amazon usam. É o próprio formato da Amazon, que fornece um editor para autores, chamado Kindle Create, que permite aos autores editar e formatar seus eBooks.

Todos os dispositivos Kindle podem ler facilmente arquivos KPF, tornando-o o preferido para evitar problemas de formatação e menor quantidade de erros na publicação digital.

Observação: segundo informações da própria Amazon, a partir do final de 2022, você não poderá mais enviar arquivos MOBI (.AZW, .MOBI) para sua biblioteca Kindle. Essa alteração não afetará nenhum arquivo MOBI que já esteja em sua biblioteca e você ainda pode lê-los. MOBI é agora considerado um formato de arquivo antigo e não suporta os recursos mais recentes para modelos novos do Kindle.


Agora que você entendeu sobre estes dois formatos e sabe que a Amazon estará dando preferência ao EPUB, não pense que este é o melhor formato para a publicação do seu livro. Aprenda como usar o Kindle Create e garanta a melhor formatação do seu eBook, pois usando a ferramenta da Amazon, você salva no formato de saída mais compatível e atualizado para qualquer Kindle o .kpf e evitar subir um arquivo com erros na loja Kindle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.