passo a passo para montar antologia
Carreira Literária

Passo a Passo para Montar uma Grande Antologia

As antologias são grandes oportunidades para escritores ganharem exposição e experiência, assim como para as editoras e afins, ganhar maior reconhecimento e renda extra. É um trabalho extenso, mas que pode trazer muitas portas abertas para ambos.

Mas qual é o processo básico para criar uma antologia? O que escritores ou editoras precisam saber sobre esse processo?

Aqui estão o meu passo a passo para montar uma antologia:

Selecione o gênero literário, tema e contagem de palavras

Uma antologia precisa se focar em um determinado gênero literário ou será complicado ter seu livro distribuído nas livrarias. Portanto, considere o mercado e escolha um tema que adicione coesão às histórias e possa incluir subgêneros. Também é necessário haver um limite de quantidade de palavras, pois ajuda a manter as histórias consistentes e com o mesmo destaque.

Defina diretrizes e regras claras

As diretrizes precisam ser estabelecidas para o envio de originais, se serão abertas para todos ou para um grupo específico. Por exemplo, uma antologia de escritoras negras, feita por mulheres negras. Defina o que considera conteúdo aceitável ou não, o prazo para envio, quem são os jurados, como deve ser a formatação, quais as premiações aos autores, em royalties, livros gratuitos e/ou dinheiro e toda informação que sustente sua antologia.

Anuncie a abertura da submissão

Comece a espalhar bem cedo sua proposta sobre a antologia. Anuncie o cronograma de envio e promova-o nas redes sociais. Muitas editoras usam a capa pronta em seus anúncios para chamar atenção dos escritores.

Leia com cuidado seus recebidos

Tome tempo para ler os textos enviados, mas tenha em mente que você precisa evitar acumular deixar muitos para serem lidos próximo da data final. Por isso, tenha pequenas regras para aplicar de cara nos textos, como se estão alinhados com o tema, com a quantidade de palavras estabelecido e se entregaram minimamente revisado.

Selecione as melhores histórias

Após o fim do prazo de envio, o seu grupo de juízes vai começar o trabalho de selecionar e classificar os favoritos. Tenha em mãos uma ideia de quantos cortes serão necessários.

Contratos com autores

Não importa quem está gerindo a antologia ou quem enviou para ela, faça contratos para cada autor. O contrato deve cobrir todos os direitos, royalties, cópias do autor, marketing e etc. Uma vez que as histórias vencedoras tenham sido selecionadas, envie os contratos e anuncie os vencedores.

Design da capa

A capa, se ainda não foi definida, precisa ser criada, levando em conta o gênero, o tema e as histórias vencedoras. Aconselho a buscar um ilustrador ou capista ao menos três meses antes de começar os envios, se não você corre o risco de não ter sua capa finalizada no tempo devido.

Planeje o marketing

O plano de marketing deve começar assim que a antologia foi criada e apenas precisa ser ajustado em cada etapa. Durante a produção aposte em distribuir tour pela criação da antologia, mantenha a publicidade para atrair compradores, veja como apresentar os autores e quaisquer outras ações que valorizem o seu trabalho ainda em criação.

Rodadas de edições

Cada texto deve ser editado profissionalmente e devolvida ao autor para reescrita, muitas vezes mais de uma ou duas vezes. É normal!

Formatação

Depois que as histórias são editadas e a arte da capa é criada, o livro será formatado para impressão e/ou e-book. Uma vez formatado, o preço é definido, o cadastro do livro é feito e então o material pode ser encaminhado para as gráficas darem o primeiro start.

Revise as provas

Os revisores devem avaliar mais uma vez o livro em sua etapa quase final. É aqui que pode ser encaminhado também aos escritores para ver como sua história ficará impressa e serem capazes de não apenas conhecer o texto dos colegas, mas encontrar quaisquer erros que possam passar despercebidos.

Mais marketing

O marketing continua com postagens nas redes sociais, tweets, imagens no Pinterest, Instagram, blogs parceiros, Facebook, lives e o que mais você pensar.

Últimas rodadas de edições

Dois meses antes do lançamento, ocorre a última rodada de edições, pegando quaisquer erros de digitação e outras áreas onde as histórias podem ser ajustadas e polidas. Pode parecer absurdo, mas se não revisar como afinco, você pode lançar uma antologia cheia de erros.

Livro finalizado

Um mês antes do lançamento, o livro é finalizado e deve estar impresso para ser enviado aos distribuidores e autores.

Dia do lançamento

O grande dia! Todos os autores devem desempenhar um papel importante no lançamento. Afinal, são os astros desse momento. Por isso, escolha um local, ou se será online, preparando uma palestra, leitura de textos aleatórios e entrevistas com alguns autores convidados que apoiam seu evento.

Mas não para por aí, o marketing deve continuar até depois do lançamento, o chamado pós-lançamento.

E é isso. Fácil? Não. Simples? Sim, se você seguir o esboço e o plano.

É um desafio trabalhar com tantos autores, mas, ao mesmo tempo, cada pessoa traz um novo conjunto de ideias para seu marketing e uma influência diferente. Então, embora seja muito trabalhoso na fase de produção, a parte do marketing deve render ótimos resultados.

Pós-lançamento

Este é o momento em que você deve voltar a conversar com os autores, pedir feedbacks, enviar elogios e conversar com seus parceiros comerciais para saber como estão as vendas dos seus exemplares. Tão importante quanto o lançamento, depois do evento é essencial manter contato, continuar falando sobre o que aconteceu, quais foram os resultados, como os autores se sentiram em fazer parte e qualquer ação que mostre o sucesso do seu trabalho.

Pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas quando você termina seu trabalho e pode olhar para trás e ver o que conquistou, vai valer cada esforço.

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