como criar o roteiro de um romance 4 estrategias para transformar ideias em historia
Escrita Criativa

Como Criar o Roteiro de um Romance: 4 Estratégias para Transformar Ideias em História

Você não precisa planejar seu romance antes de escrever — assim como não precisa fazer um seguro para dirigir. Mas vai se arrepender quando um grande buraco no enredo interromper sua jornada no meio do caminho.

Ter um plano evita inconsistências, ajuda a manter o foco e pode impedir que você precise reescrever o rascunho inteiro. Esboçar a história tem função semelhante, mas não é o mesmo que traçar o enredo. Esboçar é organizar os eventos na ordem em que serão contados (que pode não ser a cronológica). Traçar o enredo é o passo anterior: criar os acontecimentos que vão compor a narrativa.

Não existe uma forma única de desenvolver o enredo. Mas se você está procurando um ponto de partida, aqui vão quatro métodos eficazes para transformar sua ideia em um romance estruturado.

1. Método Floco de Neve: Desenvolvendo a História em Etapas

🌟 Ideal para escritores que já têm uma ideia geral da trama.

Desenvolvido por Randy Ingermanson, o Método Floco de Neve se baseia no princípio matemático da forma fractal: começa com uma estrutura simples que vai sendo expandida em etapas. A ideia é partir de um resumo bem básico e ir refinando até ter uma sinopse detalhada.

Aqui está uma versão simplificada das dez etapas originais:

  1. Crie uma frase de resumo.
    Limite-se a 15 palavras e evite nomes ou detalhes. Concentre-se na ideia central.
  2. Expanda para um parágrafo.
    Use cinco frases: uma para o início, três para os principais eventos e uma para o final.
  3. Desenvolva os arcos dos personagens principais.
    Pense em nome, papel na história, motivações, objetivos, conflitos e evolução ao longo da trama.
  4. Escreva um resumo de uma página.
    Transforme cada frase do parágrafo anterior em um parágrafo, terminando os quatro primeiros com um conflito ou desastre.
  5. Crie dossiês de personagens.
    Uma página para cada personagem principal e meia página para os secundários. Inclua informações relevantes e relacione com os acontecimentos do resumo.
  6. Finalize com uma sinopse de quatro páginas.
    Amplie o resumo de uma página em uma narrativa mais detalhada.

2. Método “O Que Poderia Ser Pior?”: Conflito Como Motor da Trama

🌟 Ideal para escritores que têm um conflito central, mas precisam expandi-lo.

A autora Caroline Leavitt propõe começar com o problema principal e perguntar: “O que poderia ser pior?”. Continue repetindo a pergunta a cada nova situação até esgotar as possibilidades — ou até que fique inverossímil.

Esse método ajuda a criar tensão crescente e introduz naturalmente novos personagens e obstáculos.

Exemplo: A Extinção de Irena Rey, de Jennifer Croft.
A autora desaparece e deixa oito tradutores em sua casa. A partir desse conflito, novas camadas se desenvolvem: rivalidades, segredos, paixões e suspeitas.

3. Método Ripple: A Trama Como Ondas de Consequências

🌟 Ideal para quem tem o evento inicial, mas não sabe o que acontece depois.

Imagine jogar uma pedra num lago: o impacto gera ondulações. Da mesma forma, comece com o evento que desencadeia a história e explore todas as suas consequências. Depois, analise as consequências dessas consequências — e assim por diante.

O resultado será uma cadeia lógica de eventos. Mesmo que a narrativa não siga uma ordem linear, seu enredo terá coerência.

Exemplo: Numbers, de Rachel Ward.
A protagonista vê a data da morte das pessoas. Quando percebe que todos ao redor vão morrer naquele dia, o efeito dominó começa: fuga, pânico, decisões extremas.

4. Método “Desejos e Necessidades”: A Jornada Interior do Personagem

🌟 Ideal para escritores centrados em personagens mais do que em acontecimentos.

Baseado na canção dos Rolling Stones, este método distingue o que o personagem deseja do que realmente precisa. Esse contraste cria o arco emocional da história.

Siga esta estrutura:

  • Desejo: O que o personagem acredita que quer.
  • Equívoco: O erro de percepção que o faz acreditar nisso.
  • Ação: O que ele faz para conseguir o que deseja.
  • Crise: O momento em que percebe que nunca conseguirá.
  • Revelação: Entende que o que precisa é diferente.
  • Recomeço: Muda de direção para buscar o que realmente importa.

Exemplo: Antes que o café esfrie, de Toshikazu Kawaguchi.
Fumiko quer convencer o ex-namorado a não se mudar, mas ao voltar no tempo, descobre que precisa deixá-lo ir e seguir em frente.


Independentemente do método, o objetivo é sempre o mesmo: entender bem seus personagens e os principais eventos da história antes de iniciar a escrita. Com isso em mãos, você estará pronto para traçar o esboço completo do seu romance com clareza e segurança.

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