Escrevendo uma História Real em 5 Passos
Você já desejou escrever uma história real? Seja no universo das biografias ou autobiografias, o que nos leva a transformar eventos históricos ou acontecimentos para enredos que nos fazem pensar e emocionar, são algumas questões comuns para muitos escritores de primeira viagem.
Seja trabalhando na literatura da ficção ou da não-ficção, contar histórias reais pode ser um desafio se você não saber como colocar na papel. Para te ajudar, escrevi justamente este artigo para dar uma luz na sua jornada literária e mostrar os 5 passos que considero essenciais para contar aquela história real sobre a sua vida, ou sobre a de outras pessoas. Vamos lá?
5 passos para escrever uma história real
Passo 1: Entreviste o Sujeito Principal
Se você tiver a oportunidade, fale com o sujeito da sua obra, especialmente se ainda estiver vivo. Entrevistas com os protagonistas da história são essenciais para capturar suas experiências e perspectivas únicas. Uma única entrevista pode não ser suficiente; múltiplas conversas ajudam a enriquecer a narrativa.
Além dos protagonistas, entreviste também pessoas relacionadas à história. Cada testemunha pode oferecer insights valiosos que contribuem para a profundidade e caso a pessoa não esteja mais viva, você pode pegar informações de amigos ou conhecidos e fazer uma compilação dos dados para escrever seu livro.
Passo 2: Pesquisa e Investigação
Explore o máximo de fontes de informação para obter detalhes adicionais sobre os eventos em questão. Bibliotecários e arquivistas são recursos valiosos nessa etapa, ajudando a encontrar reportagens e documentos relevantes. Por outro lado, se for buscar na internet, tenha a certeza que aqueles conteúdos são de fontes legítimas.
Todo e qualquer fato na sua história pode ser ficionado, mas evite romantizar muito o seu enredo para não fazer com que fatos sejam apagados e desconsiderados. Em resumo, a veracidade dos fatos é o que garantirá não apenas a qualidade na escrita, como na confiança do seu leitor ao seu trabalho.
Passo 3: Crie Uma Linha do Tempo
Com base nas entrevistas e pesquisas, desenvolva um esboço cronológico da história. Organize os eventos em uma sequência temporal para manter a narrativa estruturada. Por exemplo, se sua história é sobre a vida de uma pessoa, divida-a em partes significativas, como infância, vida escolar, juventude, conquistas, etc.
Nesta etapa, você precisará compreender como a vida e eventos moldaram essa pessoa, assim fica fácil notar quando um determinado momento mudou tudo, ou ainda, quando a mudança fez com a pessoa vivesse situações novas e desafiadoras.
Passo 4: Rascunho da Narrativa
Após ter uma visão geral da história, crie um rascunho na ordem em que deseja contar a narrativa no livro. O planejamento do seu livro, assim como ficha de personagem e desenvolvimento de personagens, são essenciais para criar uma narrativa estruturada e firme. Além disso, pode ser eficaz começar com um momento impactante e depois retroceder para explorar os eventos fizeram a personagem chegar naquela situação.
Ao seguir esses passos, você estará bem encaminhado para transformar uma história real em um livro envolvente e autêntico. Lembre-se sempre da importância da veracidade e da responsabilidade ao compartilhar experiências pessoais e histórias inspiradoras.