publico alvo 3 etapas para encontrar leitores para seu livro
Marketing Para Escritores

Público-Alvo: 3 etapas para encontrar leitores para seu livro

Você acha que seu livro poderia ser um sucesso enorme se as pessoas certas soubessem sobre ele? Encontrar o público-alvo ideal pode ser a chave para alcançar esses leitores e colocar seu livro nas mãos deles.

Neste artigo, vou apresentar um método simples para identificar seu público-alvo com qualidade. Você descobrirá leitores para seu livro, aprenderá a ver as coisas da perspectiva deles e encontrará os canais de marketing mais eficazes para alcançá-los.

Etapa 1: Crie um Leitor Hipotético e Ideal

Para descobrir para quem seu livro é destinado, é melhor ser o mais específico possível. Isso inclui dados demográficos importantes, como idade, sexo, hobbies, interesses, localização e estado civil. Com uma descrição exata do seu leitor ideal, fica mais fácil encontrar pessoas semelhantes e expandir seu público-alvo.

Utilizemos a ideia de uma persona, um conceito do mundo dos negócios. Uma persona é uma pessoa imaginária que compartilha muitas características com seu leitor provável. Aqui estão alguns exemplos:

  • Martha: Se você está escrevendo uma obra literária, Martha tem 27 anos, leu todos os romances clássicos do século XX e estudou literatura inglesa na faculdade.
  • Jéssica: Se você está escrevendo uma graphic novel, Jéssica tem 21 anos, frequenta convenções de quadrinhos desde os 14 anos e ama super-heróis.
  • Paula: Se seu livro é sobre autoconhecimento para mães de primeira viagem, Paula tem 34 anos, é apaixonada por nutrição e adora filósofos pop como Karnal.

Criar uma persona para seu marketing literário ajuda você a descobrir quais comunidades alcançar e como fazer com que essas pessoas se interessem pelo seu livro. Não somente, mas te permite ter uma visão clara de como e quando falar com essas pessoas.

Etapa 2: Pense como Seu Leitor

A mídia social é ideal tanto para entender leitores em potencial quanto para se conectar com eles. Ferramentas como o Facebook Insights fornecem dados detalhados sobre demografia e interesses do público. Por exemplo, pesquisar pessoas cujos interesses incluem Stephen King revela dados sobre idade, gênero, localização geográfica e outras páginas que eles curtem.

A Busca Avançada do Threads ou do X também é útil para descobrir quem está falando sobre um livro ou autor. Pesquisar por “House of The Dragon” mostra quem está falando sobre isso, o que estão compartilhando e suas reações.

Usar essas ferramentas ajuda a extrapolar informações úteis e relevantes para seu projeto, permitindo encontrar a abordagem certa para atingir seu público-alvo.

Etapa 3: Concentre-se no Seu Público Real

Uma vez que você tenha suas suposições sobre quem são seus leitores, você precisa testá-las. Por exemplo, com publicidade no Facebook, você pode criar anúncios direcionados para diferentes públicos e ver qual responde melhor.

  • Teste A/B: Crie dois anúncios com a mesma imagem e uma cópia similar (“fãs de X vão adorar isso!”) e direcione-os para públicos diferentes. Analise qual anúncio tem melhor desempenho (maior taxa de cliques) para descobrir qual público é mais receptivo ao seu livro.

Além disso, participe de fóruns como o Goodreads para alcançar pessoas que se encaixam na descrição da sua proto-persona e expanda sua rede para obter feedback valioso de leitores reais.


A maioria dos autores recomenda escolher uma ou duas plataformas e concentrar seus esforços de marketing nelas. Use um Blog de Autor em conjunto com seu Instagram, ou quem sabe, seu Tik Tok unido com uma Newsletter.

Conquistar a atenção dos seus fãs fornecendo valor consistentemente é essencial. Interaja com eles nas mídias sociais, lance contos gratuitos e pense sempre da perspectiva do seu leitor. Um público fiel oferece feedback em tempo real e insights valiosos, ajudando a impulsionar seu livro através do boca a boca.

Então, não perca mais tempo com marketing sem direção — descubra onde seu público está agora mesmo!

Você tem algum método único para identificar um público-alvo? Quão importante é ter uma estratégia clara para encontrar seu público? Deixe seus pensamentos, comentários e perguntas abaixo.

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