como promover seu livro 8 etapas acessiveis para impulsionar as vendas
Marketing Para Escritores

Como Promover Seu Livro: 8 Etapas Acessíveis Para Impulsionar as Vendas

Como promover seu livro pode ser um desafio, especialmente quando se busca maneiras acessíveis. Felizmente, existem várias estratégias econômicas e eficazes para maximizar seus esforços de marketing e garantir que seu livro alcance o público certo. Aqui estão 8 etapas repletas de truques revolucionários para facilitar sua vida e manter sua conta bancária saudável:

1. Hackear o Ecossistema da Amazon

Apareça em Mais Categorias

Quando você carrega um livro no KDP, escolha duas categorias iniciais, mas você pode aparecer em muitas mais. Use palavras-chave específicas para entrar em categorias adicionais. Confira a lista de categorias e palavras-chave necessárias aqui.

Entre em Contato com o Suporte KDP

Pesquise as categorias desejadas usando as listas de mais vendidos ou ferramentas como o Publisher Rocket. Em seguida, peça ao Suporte KDP para adicionar seu livro a essas categorias relevantes.

Limpe o URL do Seu Livro

Remova tudo após “/ref=” no URL para criar um link mais limpo e profissional, ideal para compartilhamento.

Use URLs Universais

Use ferramentas como Books2Read para criar URLs que redirecionam os leitores para a loja Amazon de seu país, simplificando o processo de compra.

2. Empurre o Ímã do Seu Leitor

Inclua o Ímã de Leitor no Assunto Inicial

Coloque o link do ímã de leitor (livro gratuito) no início do seu livro para que os leitores vejam a oferta ao usar o recurso “Look Inside” da Amazon.

Construa o Ímã do Leitor no Corpo do Livro

Incorpore o ímã de leitor dentro do texto principal do livro para garantir que os leitores o vejam.

Adicione o Pixel do Facebook

Use o Facebook Pixel em suas páginas de doação para rastrear conversões e otimizar anúncios, criando públicos personalizados e semelhantes.

3. Use a Abordagem “Ampla”

Pré-Encomendas na Apple e Kobo

As vendas pré-encomendadas na Apple e Kobo são contabilizadas duas vezes, ajudando a aumentar as classificações no dia do lançamento.

Vender um Mega Box Set

Aproveite as taxas de royalties de 70% em e-books acima de $10 na Apple e Kobo, criando conjuntos de caixas que não seriam tão lucrativos na Amazon.

4. Atraia os Leitores com uma Caixa Irresistível

Crie um Pacote Primeiro da Série

Agrupe vários primeiros livros de suas séries em um box set com desconto para atrair novos leitores.

Ofereça um Pacote de Brochura

Disponibilize versões impressas dos conjuntos de caixas para ajudar a criar um contraste de preço e aumentar a percepção de valor.

5. Reforce o Seu Livro com Críticas Brilhantes

Acumule Comentários Antes do Dia do Lançamento

Publique a versão impressa uma semana antes do e-book para permitir que os leitores postem críticas que aparecerão na página do e-book.

Avaliações Editorais Seguras

Use serviços de editoração para enviar seu livro a revisores avaliados e obter críticas editoriais respeitáveis.

Envie os Leitores Diretamente para a Página de Resenhas

Use URLs específicas que redirecionam diretamente para a página de resenhas do seu livro na Amazon, facilitando para os leitores deixarem suas críticas.

6. Junte-se a outros autores

Uma das melhores maneiras de construir uma carreira de escritor sustentável é fazer amigos na comunidade. Você deve estar por aí construindo relacionamentos com outros autores independentes, especialmente do seu gênero. As conferências são uma ótima maneira de fazer isso, mas se você ainda não tem orçamento para elas, aqui estão alguns hacks de promoção cruzada:

Faça um sorteio de brochura

Então, como você faz amizade com autores que não o conhecem? É simples, você primeiro lê os livros deles e tenta fazer algo por eles antes de começar qualquer coisa.

Uma opção fácil é criar uma oferta em brochura para seus leitores, com livros impressos de alguns de seus autores indie favoritos em seu gênero.

Essa oferta não apenas aumentará sua lista de mala direta, mas também será uma grande oportunidade de entrar em contato com outros autores e começar a construir seu relacionamento.

Ofereça um brinde em grupo

Outra forma de oferta – também útil para construir conexões e aumentar sua lista de e-mails – é a “oferta de grupo de brindes online”.

Essencialmente, você se junta a outros autores para que cada um ofereça um livro gratuitamente por um tempo limitado, como parte de uma oferta em grupo.

Sugira uma troca de boletim informativo

Os dois hacks anteriores ajudam você a atingir dois objetivos muito diferentes, mas igualmente importantes:

  • Construa conexões significativas com outros autores em seu gênero;
  • Aumente sua lista de mala direta.

E esses são os dois principais requisitos para uma das ferramentas promocionais mais poderosas que qualquer autor pode usar: as trocas de boletins informativos.

A ideia é simples: você promove o livro de um autor em seu boletim informativo e eles promovem um de seus livros em troca. Isso geralmente é feito em torno de eventos especiais (como novos lançamentos ou promoções de descontos) e pode ser ampliado por outros canais: páginas de mídia social, grupos, etc.

Você só deve abordar autores com uma lista de mala direta de tamanho semelhante à sua – e apenas depois de construir um relacionamento com eles.

Lance uma antologia de vários autores

Depois de construir uma rede sólida de autores com ideias semelhantes em seu gênero, você pode ir ainda mais longe e lançar um livro juntos. Por exemplo, uma coleção temática de contos.

É uma maneira agradável e não intrusiva de cada autor apresentar seus leitores aos outros autores da coleção.

Lance um grupo de vários autores no Facebook

Não incluímos “criar um grupo no Facebook para seus leitores” como um hack aqui, porque, bem, não é realmente um hack. Em primeiro lugar, é algo já bastante comum. E em segundo lugar, administrar um grupo no Facebook dá muito trabalho e pode facilmente distraí-lo de, você sabe, escrever.

Mas e se você se unisse a outros autores para administrar um grupo de vários autores no Facebook? Você pode se revezar para moderar e preencher o grupo com conteúdo relevante, bem como fazer promoção cruzada.

7. Aumente suas promoções de preços

Já falamos sobre promoções de preços em vários outros posts. A ideia básica é: você dá um desconto no preço do(s) seu(s) livro(s) por alguns dias e promove esse desconto.

Empilhar promoções de preços

Agora, mesmo que você não consiga obter uma oferta em destaque ao Amazon, você pode (mais ou menos) replicar os efeitos disso reservando várias promoções em outros sites menores – mas de boa reputação. Isso é o que chamamos de “empilhamento de promoções”, e você pode usar nossa lista em camadas de sites de promoção de livros recomendados para descobrir os mais relevantes para o seu livro.

A ideia aqui é garantir algumas promoções para cada dia de queda de preço – uma grande e algumas menores.

8. Exiba anúncios direcionados e dinâmicos

Embora exijam um orçamento maior, os anúncios estão se tornando cada vez mais importantes para autores independentes e editoras tradicionais que tentam promover seus livros na Amazon. À medida que mais e mais espaço é concedido aos anúncios nos resultados de pesquisa e nas páginas de produtos, mais autores entrarão em ação e aproveitarão a oportunidade.

Esses hacks da Amazon são bastante avançados e irão ajudá-lo a obter o máximo valor pelo seu dinheiro, enquanto se mantém à frente da concorrência. Mas se você não sabe nada sobre os anúncios da Amazon, comece fazendo este curso gratuito.

O Facebook, por outro lado, não é uma “plataforma de publicidade de livros” – ou seja, uma plataforma dedicada exclusivamente a livros. No entanto, ele pode ser usado com a mesma eficácia para promover seu livro. Se você nunca veiculou anúncios no Facebook – você adivinhou – também temos um curso gratuito para isso.

Encontre palavras-chave eficazes em seus relatórios de segmentação automática

Um dos principais desafios dos anúncios da Amazon é encontrar palavras-chave relevantes para segmentar em suas campanhas de produtos patrocinados – então, é nisso que todas essas dicas de promoção de livros se concentrarão.

O primeiro hack é pegar uma dica da própria Amazon! Para todos os seus livros, certifique-se de configurar uma campanha de produto patrocinado com segmentação automatizada. Isso permitirá que a Amazon decida e otimize automaticamente quais palavras-chave e produtos segmentar.

Se você entrar na campanha para analisar os resultados, a Amazon não mostrará quais palavras-chave eles almejaram e como eles se saíram – eles mostrarão apenas os resultados gerais da campanha. No entanto, você pode obter esse nível de detalhe na seção “Relatórios”. Basta executar um relatório de “termo de pesquisa” para “Produtos patrocinados”:

Em seguida, pegue as palavras-chave que funcionaram bem na campanha de segmentação automática e conecte-as às suas palavras-chave manuais!

Livros em destaque

Outro truque legal para encontrar ideias de palavras-chave na Amazon: inscreva-se nos boletins informativos do site de vendas em seu gênero e direcione os livros em destaque (contanto que eles correspondam o suficiente ao seu livro).

Livros promovidos por meio de uma loja recebem uma tonelada de exposição (pense em milhares de vendas). Assim, eles se tornam os principais candidatos para pegar carona nos anúncios da Amazon!

E se você executar anúncios de autoatendimento também, você pode replicar essa técnica lá. As Ofertas Especiais tendem a aumentar imediatamente o número de seguidores de um autor, transformando-o em um grande cliente potencial para segmentação.

Use o Facebook Audience Insights para encontrar novos alvos

Selecionar os alvos certos no Facebook não é tão simples quanto na Amazon ou outra varejista, onde quase todos os autores sob o sol estarão disponíveis como alvos. No Facebook, apenas os maiores nomes aparecerão como “interesses” quando você configurar sua segmentação.

O conselho geral é usar uma mistura de autores de grandes empresas e restringi-la ao público do “Kindle”.

Mas hoje em dia, todo mundo faz isso. Então, como você encontra novos “interesses” para atingir? Por meio do Audience Insights do Facebook. Basta inserir um interesse na barra lateral e olhar para a guia “Curtir na página”. Isso mostrará a você com quais outras páginas seu público tem maior afinidade.

Por exemplo, aqui estão as principais curtidas para o interesse “Harry Potter”:

Obviamente, nem todos eles serão relevantes, mas brincar com essa ferramenta sem dúvida o ajudará a

descobrir alguns novos “interesses” para atingir.

Use (e revise) anúncios dinâmicos

Este é um dos nossos hacks favoritos no Facebook, pois permite que você teste várias imagens, vídeos e cópias diferentes no mesmo anúncio.

O Facebook lançou “anúncios dinâmicos” em 2018, e a ideia é simples. Em vez de criar um anúncio escolhendo uma imagem, escrevendo um título, uma cópia do feed de notícias, etc., você alimenta o Facebook com até:

  • 10 imagens e / ou vídeos diferentes;
  • 5 títulos diferentes;
  • 5 textos diferentes;
  • 5 descrições de feed de notícias diferentes;
  • 5 botões de apelo à ação diferentes.

Em seguida, o Facebook irá alternar automaticamente entre eles, monitorar os resultados e fornecer automaticamente as combinações que funcionam melhor.

Mas essa nem é a parte legal. O legal é que você pode ver o desempenho de cada combinação! Basta abrir o menu “Detalhamento” no painel e classificar os resultados por “Ativo de criativo dinâmico”. Saber o que funciona (e o que não funciona) em seu público lhe dará uma ótima visão para campanhas futuras.

Crie seu próprio trailer de livro bem acabado

Se você exibe anúncios no Facebook, provavelmente já ouviu que os vídeos tendem a superar as imagens. Mais importante, os vídeos permitem que você crie públicos personalizados com base nas pessoas que os assistem!

“Claro, mas não posso produzir um trailer de vídeo apenas para veicular anúncios!”

Na verdade, sim, você pode. Com as ferramentas disponíveis hoje, é muito fácil criar um trailer. Por exemplo, Pond5 permite que você compre vídeos de ações incríveis a um preço muito razoável. E uma ferramenta como o Lumen5 pode ajudá-lo a transformar sua sinopse em um trailer. Combine os dois e você pode acabar com um vídeo de aparência profissional que irá impulsionar o desempenho do seu anúncio.

E essas são nossas oito etapas econômicas e inovadoras! Continuaremos atualizando este post conforme encontrarmos mais ideias legais! Nesse ínterim, certifique-se de estabelecer as bases, implementando todos os fundamentos do marketing de livros.

Conclusão

Essas estratégias podem parecer simples, mas são incrivelmente eficazes. Adotando essas abordagens, você pode aumentar a visibilidade do seu livro, atrair mais leitores e obter mais críticas positivas, tudo isso sem estourar seu orçamento. Lembre-se, o marketing de livros é um processo contínuo de experimentação e otimização. Boa sorte!

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