5 Livros de Não Ficção Queer na Minha Lista de Leitura
Para celebrar a diversidade, compartilho alguns livros de não ficção queer que estão na minha lista de leitura. Estes são livros que estou ansioso para ler ou que já li e quero reler em breve. Planejo escrever um livro de memórias experimental sobre ser um pai não binário, então alguns títulos podem refletir esse interesse.
Pageboy: Um Livro de Memórias de Elliot Page
Sinopse: Cheio de detalhes dos bastidores e interrogatórios íntimos sobre sexo, amor, trauma e Hollywood, Pageboy é a história de uma vida levada ao limite. Esta jornada sinuosa e lindamente escrita sobre o que significa se desvencilhar das expectativas dos outros é uma ode a entrar em quem realmente somos com desafio, força e alegria.
Meu nome é Amanda de Amanda Guimarães
Sinopse: Com mais de 245 mil inscritos em seu canal no Youtube e vídeos que alcançam mais de um milhão de visualizações, a youtuber Mandy Candy conta sua história em livro. Nascida em Gravataí, no Rio Grande do Sul, Amanda nasceu num corpo de menino do qual sempre se sentiu desconectada. Ela juntou dinheiro e aos 19 anos, com o apoio da mãe, foi para a Tailândia fazer a cirurgia de redesignação sexual. Em seu canal no Youtube, ela fala, entre outras coisas, sobre feminismo e identidade de gênero, e faz enorme sucesso entre os adolescentes. No livro, Mandy conta tudo sobre bullying, sua fase de transição e sua trajetória até se tornar uma das youtubers mais conhecidas da internet.
Já li Meu nome é Amanda e me emocionou profundamente. É essencial para quem defende igualdade e justiça, oferecendo uma educação necessária sobre questões trans.
O Pai Queer de Lotte Jeffs e Stu Oakley
Sinopse: 90% da criação de filhos queer é apenas… criação de filhos, mas ser LGBTQ+ traz consigo enigmas únicos. The Queer Parent aborda adoção, barriga de aluguel, tratamento de fertilidade, doadores, criação de filhos trans, homofobia focada na família e muito mais, redefinindo a família para a era moderna.
Qual é o Seu Pronome? de Dennis Baron
Sinopse: Uma obra essencial para entender como a cultura do século XXI evoluiu, Qual é o seu Pronome? narra a história do papel dos pronomes no estabelecimento de nossos direitos e identidades.
Dado o foco atual em pronomes nos debates sobre direitos LGBTQ+, este livro pode ajudar a direcionar a discussão para questões mais urgentes como melhor acesso à saúde, educação de profissionais e autoidentificação.
Podemos Fazer Melhor do Que Isso de Amelia Abraham
Sinopse: Apesar do discurso sobre “igualdade LGBTQ+”, pessoas queer ainda enfrentam discriminação e violência extrema. We Can Do Better Than This apresenta 35 vozes que exploram como permitir que pessoas LGBTQ+ prosperem globalmente. Com histórias emocionantes e novos argumentos sobre segurança, visibilidade, namoro, gênero, cuidado e comunidade, o livro mapeia novas fronteiras na luta pelos direitos LGBTQ+.
Adoro antologias, e esta me lembra Gender Explorers de Juno Roche, que foi muito enriquecedor. Livros como este são valiosos para obter perspectivas variadas dentro da nossa comunidade.
Espero que essa lista inspire sua leitura durante o Mês do Orgulho e além. Se você tiver sugestões de leitura, deixe nos comentários!